O planejamento de Marketing B2B tem suas particularidades. Afinal, se relacionar com outras empresas não é igual a lidar com pessoas físicas.
Uma das principais diferenças, por exemplo, é que no Marketing B2B há diversos decisores que podem estar em diferentes setores (área de compras, área de Marketing, financeiro, etc). Como, então, preparar um bom planejamento de Marketing B2B levando em conta todas as suas peculiaridades?
Neste artigo, o primeiro de uma série dedicada especialmente ao Marketing B2B, acompanhe os principais pontos que não podem faltar. Boa leitura!
Planejamento de marketing B2B – descubra os segredos com uma agência de marketing B2B!
Defina bem os objetivos e o público do seu negócio:
Tudo começa com a definição dos seus objetivos. É a partir daí que você analisará seus serviços, principais diferenciais, estudará o público alvo e a concorrência. Estabelecer os objetivos e seu público vai ajudar a mensurar os resultados e traçar uma estratégia de marketing digital b2b adequada.
Faça a segmentação do seu público. Quem são seus clientes? Quem você quer atingir? Seu público são empresas homogêneas ou você atende segmentos diferentes com comportamentos diferentes? Quais as necessidades dessas empresas e como você pode sanar seus problemas? O que sua empresa oferece e o que seus concorrentes estão oferecendo?
Elabore sua estratégia de marketing de conteúdo:
Quais são seus objetivos de marketing digital B2B? Entrar em um novo mercado? Aumentar as vendas no seu segmento? Gerar conhecimento da sua marca? Com seus público e objetivos em mente, é hora de planejar os melhores canais e abordagens.
Dependendo dos seus serviços, talvez não valha a pena ter uma página no Facebook, por exemplo, pois seu público não estará nessa rede. Por outro lado, manter um perfil no LinkedIn pode ser bem mais interessante.
Seus clientes pesquisam por serviços como os que você oferece no Google ? Sua estratégia deve contemplar ações de conteúdo, como um site, blog, landing pages,links patrocinados e adotar técnicas de busca orgânica.
Nessa etapa, estabeleça ainda os indicadores-chave que você irá medir. Se seu objetivo é branding, o número de acessos ao seu site ou a quantidade de engajamento com seus posts no blog ou Linkedin podem ser bons indicadores. Se você precisa aumentar as vendas, seus indicadores devem levar em conta a taxa de conversão e rejeição, por exemplo.
Por fim, planeje suas campanhas e ações de curto e longo prazo. Crie um calendários de ações e fique atento às oportunidades sazonais, eventos e acontecimentos do mercado.
Invista na qualidade do seu conteúdo:
Assim como no Marketing B2C, a base do planejamento de Marketing Digital B2B é gerar leads e converter esses leads em potenciais clientes. Isso é feito por meio do conteúdo que você oferece e as soluções que apresenta. Existem conteúdos cuja função é gerar interesse para um próximo conteúdo e existem aqueles que estimulam a tomada de decisão de compra quando o cliente já está mais informado e preparado.
Como no Marketing Digital B2B há vários decisores, é interessante conhecer o perfil dessas pessoas e criar personas para que seu conteúdo fale o que mais importa para quem importa. Diferentemente da comunicação de massa do Marketing B2C, aqui o conteúdo deve ser bem segmentado .
Empresas irão analisar suas propostas e serviços com atenção e cautela, por isso é importante ter um conteúdo realmente relevante, de qualidade e que ofereça soluções eficazes. Ações de inbound marketing , webinars, e-books e e-mail marketing aliadas a conteúdo de qualidade são boas opções para gerar, reter e converter leads.
Planejamento de marketing B2B: o timize o seu processo!
O planejamento de Marketing B2B passa por uma série de etapas: segmentação, conteúdo para cada segmento, geração de leads, acompanhamento da jornada do cliente, mensuração das ações, etc. Esse longo processo pode ser simplificado e otimizado por meio de ferramentas de automação de Marketing .
Além disso, boas ferramentas de planejamento de marketing B2B permitem mensurar os resultados e ajustar sua estratégia de acordo com o que as métricas indicarem. Trace seu planejamento para um orçamento anual, analise as métricas das suas campanhas e ajuste as ações de acordo com seus objetivos. Revise a estratégia anualmente e faça as alterações necessárias levando em consideração os resultados passados e perspectivas futuras de mercado, concorrência e tendências.
O planejamento de marketing B2B é um processo contínuo que deve buscar se aperfeiçoar com o tempo.
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