Leads B2B: quais são as melhores plataformas para gerar leads B2B em 2023

Leads B2B. Homem em reunião com empresa

Quer saber mais sobre geração de leads B2B? Continue lendo nosso texto!

Se você entende (nem que seja um pouco) sobre marketing digital, com certeza já parou para pensar sobre quais são os canais que mais geram leads qualificados para a sua empresa.

O Brasil está se tornando um dos maiores mercados do mundo em geração de leads. Através das diversas ferramentas que surgem, a geração de leads vem ganhando força e chamando a atenção do mercado. De acordo com o Panorama da Geração de Leads no Brasil 2023, feito pela Hubspot, Rock Content e Leadster, o país possui Taxa de Conversão de  3,19%.

A crescente busca por leads qualificados tem se intensificado consideravelmente, uma vez que as organizações brasileiras têm adquirido uma compreensão cada vez mais aprofundada dos proveitos decorrentes de uma sólida base de leads para o avanço de suas operações.

Tal busca incessante por leads qualificados está conduzindo a uma progressão substancial nos métodos empregados, com uma crescente adoção de tecnologias vanguardistas, como a Inteligência Artificial e Machine Learning. O emprego destas tecnologias resulta na contenção dos custos inerentes à geração de leads, conferindo-lhes uma atratividade adicional no escopo das estratégias empresariais.

Para te ajudar a entender quais as melhores plataformas na geração de leads, separamos algumas dicas interessantes. Boa leitura!

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Taxa de conversão: o que é e pra que serve?

Antes de falarmos sobre geração de leads, é preciso entender o que é a Taxa de Conversão e qual a importância dela.

A conversão, no marketing digital, é a ação realizada pelo usuário dentro de um site, landing page ou campanha. Essa ação, impulsionada pelo Call To Action (CTA) vai variar de acordo com as metas que a empresa tem. Ou seja, pode ser desde um download de material até o fechamento de uma venda.  

Qual a importância de acompanhar a taxa de conversão?

Como dissemos, a taxa de conversão é altamente importante para entender como a sua campanha ou site está impactando seu público-alvo. É através dela que a sua estratégia de marketing será monitorada e a efetividade dela comprovada – ou não.

Além disso, em um mercado cada vez mais competitivo onde todos estão com o foco na geração de leads, é essencial compreender se seu site está convertendo mais ou menos que seus concorrentes.

Melhores estratégias para a geração de leads B2B

A geração de leads é um dos principais focos do marketing digital no Brasil. Ainda de acordo com o Panorama de Geração de Leads 2023, houve uma queda na taxa de conversão de sites: de 3,81% passou para 3,19%. 

Essa queda pode ser explicada pela alta competitividade e também pelo saturamento do mercado. Ou seja, para se destacar, tornou-se cada vez mais importante pensar em soluções criativas para a otimização das vendas.

Separamos as melhores estratégias para você melhorar a geração de leads de seu site!

Meta ADS

O Meta segue como o maior canal gerador de leads, com 4,23% de conversão. 

Porém, ainda que tenha um alto volume de conversão, é preciso estar atento às intenções de compra dos usuários, que costumam ser menores que nas outras redes. 

LinkedIn ADS

O LinkedIn segue sendo a melhor rede social para o B2B e, apesar de ter seu potencial pouco explorado no Brasil, é um forte gerador de leads para o segmento. 

Além disso, por ter um público mais segmentado, a plataforma se consolidou como um ótimo gerador de leads em 2023, com 3,59% de conversão.

Google ADS

O Google Ads sofreu uma queda de performance de 2021 para 2023 e deu o primeiro lugar para o Meta ADS. Porém, continua sendo um forte aliado na geração de leads para todos os segmentos. Em 2023, a sua taxa de conversão foi de 3,22% – enquanto em 2021 foi de 3,31%. 

Mesmo com a queda na taxa de conversão, o Google ADS mantém a liderança na geração de leads, sendo responsável por 28,16% dos leads gerados.

Estratégias de marketing eficientes na geração de leads B2B

A geração de leads B2B é mais do que uma estratégia de marketing; é uma abordagem voltada para o crescimento e o sucesso sustentável dos negócios. Através das estratégias corretas, as empresas podem colher os frutos da conexão direcionada, nutrição consistente e conversões sólidas. 

Ao investir nas estratégias certas e adotar abordagens assertivas, a geração de leads B2B se torna um catalisador poderoso para alcançar e superar metas comerciais. Para isso, é essencial ter uma equipe focada em planejamento estratégico e experiência na área.

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