E-mail Marketing em 2023 – Aprenda a fortalecer a relação com os clientes através dessa estratégia

E-mail marketing em 2023: aprenda a usar essa estratégia

Quer saber como fazer E-mail Marketing em 2023 em sua empresa de maneira eficaz? Continue lendo o texto!

O uso de E-mail Marketing já é uma estratégia conhecida pelas empresas que visam estreitar laços com seus clientes. Porém, se utilizado de maneira errada, pode dar o efeito contrário: ao invés de aproximar, repelir. 

Isso porque muitas empresas utilizam de estratégias arcaicas e invasivas, que acabam distanciando o cliente do que a marca deseja: fortalecer o relacionamento.

O envio de E-mail Marketing em 2023 não deve ser feito de qualquer forma, principalmente com o endurecimento da Lei Geral de Proteção de Dados. É necessário analisar toda a campanha que está sendo projetada e ver o que ainda funciona e o que deve ser mudado.

A estratégia de E-mail Marketing é perfeita para desenvolver relacionamentos e engajar os clientes.

A campanha ideal precisa ter listas de e-mail segmentadas, nas quais os clientes são separados de acordo com interesses e características. Aqui, o funil de vendas funciona bem para ajudar nessa separação. 

Segundo pesquisa divulgada pela Pathwire, 84% dos consumidores verificam seus e-mails ao menos uma vez ao dia. Aqui, sua empresa possui a oportunidade de estar na frente de outras marcas e de ganhar destaque na memória dos clientes. 

Se você ainda não sabe se a sua empresa deve investir nessa ferramenta, leia nosso artigo sobre E-mail marketing, minha empresa deve utilizar?

Antes de tudo… O que é E-mail Marketing?

Se você chegou até aqui, mas ainda está um pouco perdido sobre o tema, vamos lá: o E-mail Marketing é uma estratégia de Marketing Digital via e-mail. Essas mensagens possuem objetivos diferentes, como a otimização do funil de conversão e a transformação de leads em clientes.

Todos os dias, são enviados cerca de 8,32 bilhões de e-mails só no Brasil.

Também é possível anunciar produtos e aumentar o número de vendas online, além de compilar lista de e-mails de clientes e aumentar o storytelling da marca.

Através dessa ferramenta, a empresa pode personalizar as mensagens para cada grupo de lead e transformar a jornada de compras, além de estreitar o relacionamento com o cliente e ter interações exclusivas com seu público-alvo. 

Mas, como utilizar de maneira certeira as ferramentas de e-mail marketing em 2023 para captura e engajamento de dados? Para te ajudar nesse processo, separamos 5 dicas importantes para que a sua empresa consiga otimizar as atividades. 

1.Personalize suas mensagens

De acordo com o Relatório de Engajamento do Cliente de 2022, da Merkle, 80% dos líderes empresariais afirmam que os consumidores investem 34% a mais quando têm uma experiência personalizada. 

E atenção: não basta ser personalizado, precisa ser pessoal. Invista em ferramentas que consiga identificar o nome do lead, por exemplo. É preciso impulsionar a taxa de abertura, mas também o engajamento. 

Ao enviar um e-mail, nomeie-se como uma pessoa, não como uma empresa. Um exemplo: que tal assinar o e-mail marketing como o “Presidente da Empresa”, ao invés da “Empresa”? O seu lead irá se sentir mais valorizado. 

2.Prenda a atenção do seu cliente logo no início

O E-mail Marketing ideal prende a atenção do lead logo na primeira linha. Lembre-se: ao abrir sua caixa de e-mail, seus olhos correm para o assunto mais chamativo. Esse deve ser o foco ao pensar em um conteúdo para o cliente.

O título perfeito precisa seguir alguns padrões:

  • Ser pessoal: Utilizar o nome do lead na chamada ou se referir a uma compra ou download, por exemplo;
  • Bem humorado: Desperte a curiosidade de seu lead, mas tenha a certeza de que ele vai entender o seu comentário;
  • Uso de CTA: O Click To Action é um grande aliado aqui. Utilize palavras que convidem o lead à ação;
  • Torne seu conteúdo relevante: Sua linha precisa dizer o que realmente tem no conteúdo. Nada de usar um título que não condiz com o corpo do e-mail;

Se você não está conseguindo ter os resultados esperados nas campanhas, leia nosso artigo sobre E-mail Marketing e funil de vendas no B2B, descubra o que você pode estar errando

3.Use links importantes

O primeiro passo foi dado e seu lead clicou no e-mail. Agora, é importante que você o direcione de maneira correta para o link que deseja. 

Não basta criar um e-mail engraçadinho. É necessário que as páginas de destino sejam do interesse do lead e que sejam uma continuação do conteúdo do e-mail. 

Não se esqueça de incluir as suas redes sociais para que seus clientes possam encontrar a empresa e garantir que o conteúdo esteja sempre atualizado. 

4.Emoji no e-mail? Sim!

Embora esse seja um tópico um tanto quanto polêmico, as estatísticas não mentem: de acordo com o CRM Lab, 44% dos clientes preferem comprar produtos que são anunciados por emojis em e-mails e posts.

Só cuidado para não exagerar no uso dessa ferramenta: o ideal é utilizar somente um ou dois emojis, tá?

5.E-mail de Boas-Vindas são bem-vindos!

Segundo pesquisa da GetResponse, 8 a cada 10 consumidores abrem os e-mails de boas-vindas. Essa é uma estratégia muito importante, pois vai inaugurar o relacionamento da empresa com o cliente.

É através desse primeiro contato que a marca vai oferecer ofertas e descontos para a primeira compra, falar sobre propostas de valor da marca e engajar seus clientes e visitantes. 

Segundo a Omnisend, a taxa média de conversão de e-mails de boas-vindas é de 51,94%. Já mandou um ‘Oi, querido’ para seu cliente novo?

Brasil possui alta taxa de abertura de E-mail Marketing em 2023

Essa notícia com certeza vai ser uma surpresa para alguns: no Brasil, a taxa de abertura de e-mails Marketing é de 20,36%.

Esse número pode ser considerado baixo, mas vamos mostrar que é justamente o contrário. 

Ao analisarmos a métrica, percebemos que o público-alvo está realmente interessado nas campanhas de e-mail marketing da empresa. Também é possível, através dessa análise, produzir testes A/B e determinar qual formato de e-mail possibilita mais aberturas. 

O estudo da GetResponse de 2021 sinalizou que o Brasil possui taxa de cliques (CTR) de 2,58%, taxa de cliques por abertura (CTOR) de 12,63% e taxa de descadastro de 0,12%. 

Esses números mostram que estamos indo no caminho certo e que o E-mail Marketing continua sendo uma ferramenta poderosa em 2023. 

Como aumentar o ROI do E-mail Marketing da minha empresa?

O Retorno Sobre Investimento (ROI) é um dos principais objetivos em uma campanha de E-mail Marketing. E para melhorá-lo, é preciso investir em customização.

Os clientes querem, muito além de uma compra customizada, mas também, uma comunicação que seja pessoal. Isso deve ocorrer nas redes sociais e, claro, no e-mail. Além da inclusão do primeiro nome do lead, também é importante investir em conteúdos dinâmicos, como vídeos e memes.

Conteúdos em GIF também podem aumentar o ROI em até 105%. 

Mas, a forma mais acertada de aumentar o ROI do E-mail Marketing da empresa é investindo em uma Agência de Marketing Digital com experiência no segmento.

 A Agência Titânio é referência na produção de E-mail Marketing e está há 14 anos no mercado, atuando com as maiores empresas do país.

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