Sustentabilidade empresarial: confira cases de empresas que aplicaram ESG com sucesso

ESG

Se você procura por cases de sucesso em ESG, continue lendo esse artigo!

Um relatório divulgado pela ONU em 2019 mostrou que a poluição de ar mata 6 e 7 milhões de pessoas por ano. Além disso, dados presentes na pesquisa também mostram que cerca de 3.2 bilhões de pessoas moram em terras destruídas pela agricultura intensiva ou pelo desmatamento.

No Brasil, os dados também são alarmantes. O país gera 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, ficando atrás somente dos EUA, China e Índia. Além disso, boa parte desses resíduos não é descartada de maneira correta.

Contudo, o país recicla somente 1,28% do total produzido, um dos menores índices de pesquisa realizada pela organização ambiental WWF international e bem abaixo da média global de reciclagem plástica, que é de 9%.

Mas, o que a gente  tem a ver com isso?

Primeiramente, assumir compromisso com o meio-ambiente é também assumir um compromisso com a vida e com novas gerações. 

Um levantamento da Opinion Box mostrou que sustentabilidade é importante para 82% dos brasileiros. 37% dos entrevistados já deixaram de consumir produtos de empresas que não atendem à agenda de preservação ambiental.

A preservação ambiental é uma tendência que  um público em busca da identificação com marcas que possuem esse propósito.

Confira só essa lista que nós da Agência Titânio preparamos com empresas que acertaram!

Antes de tudo… O que é ESG?

Criada pela primeira vez durante a conferência Who Cares Wins ( (“Ganha quem se importa”, em tradução livre), organizada pela ONU em 2014, a sigla vem do inglês  Environmental, Social and Governance geralmente usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Ao fim do encontro, os envolvidos chegaram à conclusão desses fatores nos empreendimentos traria bons resultados à sociedade, representando a própria sustentabilidade empresarial.

Um relatório divulgado pela PWC mostra que  até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG, o que representa US$ 8,9 trilhões, em relação a 15,1% no fim do ano passado.

Além disso, 77% dos investidores institucionais pesquisados pela PwC relataram parar de comprar produtos não ESG aos poucos.

No Brasil, as empresas estão aos poucos se adequando às normas. Em nosso país, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020 

Cases de sucesso em ESG: como as empresas aplicaram o ESG no próprio negócio?

Os consumidores estão cada vez mais em busca de empresas que adotem estratégias dentro do ESG, que deixam de ser uma “vantagem” para se tornar uma “obrigação” nos empreendimentos atuais.

São muitos os benefícios de se tornar uma empresa ecológica. Além disso, esse fator aumenta a credibilidade da empresa e agrega valor diante do cliente, além de todos os benefícios para o meio ambiente.

O maior desafio das empresas atualmente ao aplicar a ESG é não parecer oportunista.

Por isso, as ações precisam ser estudadas e testadas, pois, quando aplicadas sem planejamento, geram resultados desastrosos para as empresas.

Confira abaixo exemplos de marcas brasileiras e internacionais que souberam aplicar com sucesso os princípios da ESG.

Banco do Brasil: líder nacional da sustentabilidade em 2020

Em janeiro de 2020, a Corporate Knights, empresa de mídias e pesquisas do Canadá, especializada em desenvolvimento sustentável, divulgou uma lista com o nome das 100 empresas mais sustentáveis do mundo. A seleção levou em conta aspectos econômicos, sociais e ambientais, como bem representa a ESG.

O Banco do Brasil ocupa a nona posição da lista. Mas, o que faz uma instituição monetária, extremamente ligada ao capital, obter tamanho reconhecimento?

Antes de tudo, o Banco do Brasil se tornou a primeira instituição bancária a ser abastecida por energia solar. Para isso, foi construída em Porteirinha (MG) uma usina solar com capacidade de geração de 14 GWh para realizar o abastecimento de 100 agências do banco.

Ou seja, além de trazer reconhecimento à empresa por se tratar de um recurso totalmente renovável e não poluente, os retornos financeiros obtidos com a mudança também foram percebidos.

O banco conseguiu economizar  58% da conta de luz das agências bancárias em Minas Gerais, e também reduziu a emissão de dióxido de carbono (CO2) em mil toneladas por ano.

Ekofootprint Gráfica

A Ekofootprint Gráfica, localizada também em Minas Gerais, mostrou que é possível reduzir o impacto até mesmo de itens que são essenciais ao próprio negócio.  A empresa desenvolveu uma estratégia para amenizar o descarte do papel.

Ela passou a utilizar máquinas que realizam a impressão de papel com cera, muito mais sustentável. Por exemplo, esse tipo de papel é formado sobretudo pela base do bagaço da cana-de-açúcar.

Essa prática também traz economias para a empresa, já que gasta apenas 4 cartuchos e imprimindo 50 mil folhas, enquanto que a tinta comum consome 12 cartuchos e imprime apenas 35 mil folhas.

Mcdonald’s

A pandemia da Covid-19 representou um período de bastante solidão e compromisso social por parte de empresas em todo mundo. Durante um final de semana, o Mc Donald ‘s doou refeições para profissionais de saúde que estavam na linha de frente do combate à doença em São Paulo.

Através do programa ‘Bom Vizinho’, o projeto passou a ter duração de uma semana e foi expandido para 29 instituições em 22 cidades, ultrapassando a marca de 50 mil combos entregues.

Mensagens de apoio e agradecimento foram enviadas junto com as refeições. 

Nesse sentido, além de ser uma maneira de reconhecer os esforços dos profissionais de saúde, a ação reforçou o caráter humano da empresa.

Nescau, da Nestlé

Transnacional suiça no setor de alimentos e bebidas, a Nestlé é conhecida mundialmente pela prática de ações sustentáveis e de impacto social. A empresa assumiu o compromisso de se tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Ações foram tomadas para alcançar essa meta. Responsável pela morte de milhares de tartarugas todos os anos, os canudos de plástico podem ser considerados inimigos do meio-ambiente.

Contudo, ciente disso, a marca promoveu mudanças no Nescau achocolatado produzido por ela.

Eles trocaram os canudos de plásticos por envoltórios de papel cartão, resultando na redução do uso de 278 toneladas de plástico. Eles foram trocados por versões orgânicas e a empresa anunciou uma nova embalagem na qual a tampinha é substituída por um sistema abre-fácil.

Ambev

A fabricante de bebidas Ambev é outra empresa que também foca no desenvolvimento sustentável.

Ela já foi premiada por produzir cervejas com ingredientes para cerca de 10 mil moradores de baixa renda de cinco estados brasileiros, contribuindo para o fortalecimento da economia local.

A empresa também viabilizou no ano de 2021 a produção da bebida com um ingrediente para lá de incomum: o aipim. Nesse sentido, essas ações renderam à marca o prêmio categoria Pandemic Response 2021 do World Changing Ideas Awards.

MC Cormick

A  MC Cormick é uma multinacional americana focada no setor agroalimentar.

Ao mesmo tempo em que busca oferecer alta qualidade dos produtos, a empresa sabe dos impactos do agronegócio e fornece aos funcionários ferramentas que reduzem o gasto de água e desperdício de energia. Eventualmente, essa ação resultou em 43% de emissão de carbono por parte da empresa.

Além disso, a multinacional tem parceria com mais de 13000 agricultores, auxiliando-os no treinamento e incentivando a produção de culturas com foco na qualidade.

Cisco

A Cisco é uma empresa estadunidense focada em hardware de rede que, desde 2012, tem se esforçado para melhorar a eficiência energética da empresa, através de métodos econômicos que transformam resíduos em recursos.

Ela também realiza doações de tecnologias colaborativas e de rede para amenizar a pegada ambiental dos parceiros.

Atenção! antes de se comprometer se certifique que você estará de fato disposto a mudar as ações da empresa

Se a empresa onde você trabalha realmente quer realmente abraçar a bandeira da ESG saiba que as  decisões devem resultar em ações efetivas e não ficarem somente em promessas.

Além disso, ações realizadas sem planejamento podem resultar em danos irremediáveis ao meio ambiente e detonar a imagem da marca.

Um exemplo é o que aconteceu com a mineradora Vale em 2019. Relembre abaixo.

O desastre em Brumadinho (2019)

Em 25 de janeiro de 2019, uma barragem da mineradora Vale se rompeu em Brumadinho (MG) e deixou 256 mortos, além de severos danos ambientais à região.

Logo após o ocorrido foi aberta uma investigação sobre as causas do acidente, que ao ser concluido em dezembro de 2019, apontou “liquefação estática dos rejeitos na estrutura” como a causa do ocorrido.

Logo após, a empresa desembolsou cerca de 1,6 bilhão de dólares com reparações e indenizações pela tragédia no mesmo ano. Ela também apresentou metas de produção de minério de ferro.

Contudo, a tragédia ainda é lembrada e discutida sobretudo entre ambientalistas e a Vale requer muito tempo e esforço para recuperar a imagem, já que muitos danos causados pelo acidente são irreversíveis.

Case de sucesso Titânico: Portal ESG do Porto de Açu

O Porto de Açu é um dos maiores complexos de infraestrutura do Brasil e conta com o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil. Ele também é responsável por 25% das exportações do Brasil e ergueu o maior parque térmico da América Latina.

Todo esse reconhecimento foi alcançado pelo porto através da prática de valores relacionados à ESG: segurança, integridade, eficiência, sustentabilidade e colaboração.

A empresa assumiu um compromisso com o desenvolvimento sustentável e colocou essas ações na prática através do direcionamento de esforços para a conservação da biodiversidade, prevenção de acidentes, foco no bem estar de colaboradores e muito mais.

Nós da Agência Titânio fomos responsáveis pelo desenvolvimento do Portal ESG do Porto do Açu e somos extremamente gratos por, de certa forma, contribuir para aumentar a visibilidade dessa empresa. Confere só o resultado! Confere só o resultado!

Sobre a Agência Titânio

Somos uma agência especializada em Marketing Digital. No mercado desde 2009, contamos com mais de 100 clientes atendidos em nosso portfólio. Contamos com um time multidisciplinar e disposto a te ajudar a encontrar os melhores resultados nos meios virtuais. Entre já em contato!

Gostou do conteúdo? O texto que preparamos sobre MetaVerso e Brand Persona também pode ser interessante para você. Não deixe de conferir!