ESG

Nunca tecnologia e inovação estiveram tão relacionadas com o ESG

Impacto social do ESG no Rio Innovation Week

Entre os dias 3 e 6 de outubro, ocorreu a Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina. Foram mais de 1.700 palestras, 200 expositores e aproximadamente 125 mil visitantes nos 4 dias.

Estive presente no evento, rodei por vários stands, assisti a algumas palestras e saí com uma certeza: ESG não é apenas uma sigla, mas um movimento!

Praticamente todas as palestras que assisti tinham relação com algumas das letras. Se era sobre finanças, abordava sobre Governança. Sobre gestão de pessoas? O ponto central era o impacto social. E quando era tecnologia, qual o impacto ambiental dela?

O ESG vem tomando conta das reuniões de conselhos, não só pelo potencial de gerar negócios, mas também pelo impacto de não termos pensado nisso até o momento.

Segundo pesquisa lançada em maio de 2023, 95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade. E, apesar de a pesquisa ser relacionada ao varejo, no mercado B2B isso tem sido uma realidade também.

ESG e seu impacto social: muito além do ambiental

Me chamou atenção o fato das discussões sobre Governança, que foram muito profundas e tangíveis, com propostas reais de ações para as empresas trabalharem. 

A Governança é algo que permite impacto social positivo na empresa – inclusive relacionada à saúde financeira da mesma. Algo que não pode ser ignorado, independentemente do tamanho da sua empresa.

Foram abordadas políticas de pessoas, contratações, normas e regulamentos internos a serem adotados pelas empresas, para que haja uma governança corporativa comprometida com o resultado.

Qual o seu propósito?

Por ser um evento com muitas startups, diversas palestras eram voltadas para esse público e um destaque em comum era o tema “propósito”. 

Nascer com um propósito tem se mostrado um diferencial entre as startups. Apresentar soluções de impacto social e ambiental dentro do seu contexto de negócios tem sido importante para investidores, colaboradores e clientes. 

O propósito tem sido agregado ao famoso “Missão, Visão e Valores”, entrando em uma esfera mais profunda da criação da empresa. 

Por exemplo: o famoso Business Model Canvas está sendo reavaliado pelo grupo de estudos #ESGpraJÁ, trazendo novas propostas de valor e formas de preencher o BM com um viés relacionados ao ESG, fazendo a ideia já nascer com propósito.

Ações de ESG apresentadas no Rio Innovation Week

Mudanças no cenário da tecnologia

Comparando o evento do ano passado com este, uma grande mudança que percebi foi de foco nas soluções e mercados. 

O mercado de Agro continua com uma importância considerável no que diz respeito à inovação, e claro, ESG. Muitas soluções e startups estavam direta ou indiretamente relacionadas ao mercado Agro. 

Algo que mudou foi o foco no healthtech, que vi muito menor este ano comparado a 2022, assim como abordagens sobre metaverso e realidade virtual. 

As tecnologias eram mais “pé no chão”, com soluções palpáveis para o hoje, menos sonhos de visionários e mais ações e resultados. 

E agora, o que eu faço?

A pergunta mais importante é: após toda essa análise e observação, para onde caminhar? 

1º  ESG não é só coisa de empresa grande

Todas as empresas podem e devem ter um olhar para o ESG, seja no momento de fazer seleção e gestão de pessoas, seja ao avaliar suas possibilidades de eficiência energética ao reduzir o consumo de energia. ESG tem muita relação com cultura, e não apenas com tecnologia.

2º  Empresas e pessoas

As empresas, que são formadas por pessoas (nunca se esqueça disso), vão selecionar cada vez mais fornecedores que tenham o compromisso com o ESG. Portanto, não apenas tenha ações, mas apresente-as ao mercado, mostre o que você tem feito.

3º  Medidas ESG para já

Se a sua empresa ainda não adota nenhuma medida para se adequar a este novo cenário, você ficará para trás. Reveja processos, comportamentos e sua operação para se adequar a este novo cenário.

ESG na Titânio

A Titânio, ciente dessa necessidade do mercado e do propósito de ser uma empresa economicamente viável, tem ações de ESG. 

Selo Empresa Sustentável:

Fornecido pela D4Sign, devido ao modelo de assinatura 100% digital, reduzindo o uso de papéis e componentes de impressão; 

Modelo 100% home office:

Com impacto na redução de emissões de gases poluentes;

Política de Gestão de Pessoas:

Fornecendo transparência para os processos de seleção e gestão, além de documentar o compromisso com a equidade, diversidade e inclusão;

 

Cases ESG da Agência Titânio

Tivemos a oportunidade de construir alguns portais ESG, assim como fazer landing pages e peças de comunicação para alguns clientes como GNA, Porto do Açu e Log-In Logística, apresentando suas ações de ESG para o mercado.

Site de ESG do Porto do Açu produzido pela Agência Titânio

Esses portais mostram a relevância das ações de ESG para as grandes empresas, além de dar visibilidade para a sociedade, colaboradores, parceiros, acionistas e clientes.

Agência Titânio é a sua agência de Marketing Digital

A Titânio é uma Agência Growth Partner especializada em Marketing Digital. Estamos no mercado desde 2009, atendendo a mais de 200 clientes, possuindo um time multidisciplinar em constante atualização com as novidades e tendências do mercado.

Na construção e gestão de sites, temos um nível de entrega diferenciado, com o nosso Selo Titânico. Fazemos a blindagem do WordPress, otimização de performance para obter nota acima de 90 no Google Page Speed, instalação de tags avançadas via GTM e muito mais.

Para ter uma agência Google Partner como seu braço direito, entre em contato conosco.