Descubra o que todo site corporativo precisa ter!
Ter um site deixou de ser opcional faz anos. No boom do Facebook, algumas empresas chegaram a desligar seus sites e apontar o endereço para a Fan Page da rede social. Porém, já sabemos também que essa estratégia só beneficia ao Facebook, já que o alcance orgânico da página hoje é muito baixo.
Mas não basta ter um site e não ter visitas, ou ter visitas e não ter conversão em clientes ou ganho de marca. Afinal, você precisa encantar seus clientes desde a primeira visita no seu site. Por isso, separamos 6 coisas que todo site corporativo precisa ter!
Coisas que todo site corporativo precisa ter
1- Bom conteúdo
Independente se você tem uma estratégia de marketing de conteúdo associado, o conteúdo do seu site corporativo precisa ser muito bem pensado. Ou seja, ele precisa ser claro e objetivo para os novos visitantes entenderem sobre sua empresa e seus produtos ou serviços.
Um bom conteúdo pode ser o divisor de águas entre reter o visitante ou fazer ele buscar o seu concorrente.
Existem alguns itens que caracterizam um bom conteúdo como:
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Não ter erros ortográficos
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Escaneabilidade
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Clareza nas informações
Fazer conteúdo para web requer algumas técnicas diferentes das de conteúdo impresso. Um exemplo clássico é o uso do alinhamento à esquerda e não justificado, como usado no impresso.
Além disso, para melhorar a escaneabilidade do seu conteúdo você pode usar negrito, destaques de citações ou itálicos, por exemplo.
2- Boa usabilidade
Usabilidade não é beleza. Apesar de transmitir beleza, usabilidade é pensada em como o seu cliente vai navegar no seu site. Por isso, um site corporativo com problemas de usabilidade gera frustração no cliente e é um fator de abandono do site.
Para um site corporativo sem muitas funcionalidades manter uma boa usabilidade é mais simples. Porém, é importante lembrar que com a diversidade de tamanho de telas que precisamos nos preocupar. Afinal, um site responsivo é fundamental para que o seu cliente possa navegar sem problemas em qualquer dispositivo.
Quanto mais funcionalidades seu site possuir, mais planejamento e análise de usabilidade ele vai precisar. Ou seja, é importante que seu site seja simples aos olhos de quem acessa.
3- Analytics
Já pegamos muitos clientes sem nenhum contador de visitas instalado no site corporativo. Antes de tudo, o Google Analytics é um dos melhores sistemas de monitoramento de visitas para o seu site, além de ser gratuito.
Ter informações como origem dos visitantes, tempo de navegação, páginas visitadas, termos de uso usado para acessar o site, buscas internas, por exemplo, possibilitam um estudo constante do site e consequentemente uma melhora contínua.
Um ponto importante que vou detalhar, em um próximo post, é sobre como analisar os dados de visitantes do site. Dessa forma, não se limite a saber o número de pessoas que acessaram o site, tem muitas informações valiosas a serem retiradas do Google Analytics.
4- Velocidade de carregamento
Além de ser um fator que o Google leva em consideração para posicionar seu site na busca, a velocidade de carregamento interfere na percepção de qualidade do seu site corporativo. Assim, um site lento tende a ter uma retenção menor de usuários.
Se você publicar conteúdos no seu site e desejar que ele seja regularmente acessado, ter um site corporativo rápido é fundamental para esse objetivo.
Em acessos via celular e rede 3/4G, a velocidade de carregamento interfere em como ele vai ser exibido na tela do usuário. Isso porque o Google tenta acelerar a navegação e elimina alguns elementos do seu site exibindo uma versão “otimizada” para quem acessa.
5- Técnicas de SEO
Não adianta ter seu site online se você não atrair visitantes. Existem formas pagas de se obter visitas, mas através de técnicas de SEO (Search Engine Marketing) – já falamos sobre técnicas de SEO aqui – é possível ter seu site na primeira posição do Google sem precisar pagar por cada clique.
O famoso acesso orgânico, além de ter uma qualificação de usuários muito maior, tem uma vantagem a longo prazo: o custo de se manter uma página otimizada no ar gerando resultados. O esforço com SEO tem um ROI muito maior do que manter campanhas de Adwords, por exemplo.
6- Chamada para conversão
Você fez um bom conteúdo, seu site é fácil de navegar, carregou rápido e foi acessado através do Google. Ótimo, dever de casa muito bem feito! Mas agora esse visitante precisa se transformar em um cliente.
Ter chamadas para conversão – ou Call to Action – é a chave para transformar um visitante em lead. Não só para direcionar ele para o formulário de contato ou ao carrinho de compras, seu site corporativo precisa ter chamadas que façam o usuário pensar e quebrar a barreira do SIM.
Não se limite ao “Clique e compre”, “Saiba mais”, use frases que mexam com seu visitante. No site da Titânio, por exemplo, tentamos usar frases diferentes como “TRANSFORME INFORMAÇÕES EM INSIGHTS”, na chamada após a área dos posts do blog. Um cliente de e-commerce que tivemos usava nos botões de compra “amei” e “eu quero”.
O tipo de frase vai variar de acordo com o seu público, mas use esses textos para se diferenciar.
Site corporativo: vá além do óbvio
Além dos 6 tópicos comentados acima um bom site tem diversas características, mas entendemos que as acima citadas são fundamentais para qualquer site corporativo.
Com a evolução das técnicas de SEO, linguagens de programação e a própria tendência de layout, um ponto importante é manter seu site sempre atualizado com o mercado, seja em atualizações pequenas ou mesmo o lançamento de um novo site.
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A Agência Titânio estudou os seus principais clientes B2B e reuniu em um ebook completo como todos eles alcançaram sites de notas altas e excelente performance nos mecanismos de buscas.
Toda a análise de dados foi realizada com base no Data Driven Making (DDM), metodologia de planejamento estratégico utilizada na Agência Titânio. Essa metodologia consiste na coleta de dados reais do cliente para tomada de decisão, seja para construir um novo site ou para planejar e criar pautas de redes sociais.