Tem como ter um Tiktok para empresas sem precisar fazer dancinhas? Leia nosso artigo para descobrir!
Primeiramente: já segue nosso perfil do Tiktok!
O cenário é o seguinte: você tem uma empresa e quer estar presente nas redes sociais em que seu público-alvo também está. A pesquisa “Perspectivas para o Mercado Digital”, realizada pela empresa mLabs, revelou que o TikTok, ao lado do Spotify, foram as grandes apostas de 2023 para o mercado digital.
Esse ‘boom’ da rede social ao lado (como é chamada no Instagram) pode ser explicado pela pandemia, por causa do home office, das videoconferências e dos eventos online. Para os empreendedores – e empresas – as redes sociais passaram a ser mais do que uma parte da estratégia: hoje, são essenciais para o bom resultado e o relacionamento com o cliente.
O Tiktok se tornou uma das redes sociais mais populares em todo o mundo, especialmente entre os jovens. O aplicativo permite que os usuários criem e compartilhem vídeos curtos, e a maioria dos conteúdos envolve danças e coreografias. No entanto, nem todo mundo se sente à vontade dançando em frente às câmeras. Então, é possível ter um Tiktok para empresas sem fazer dancinha?
Tiktok para empresas: comunicação estratégica é essencial
Com 800 milhões de usuários em todo mundo, o TikTok se consolidou como um excelente espaço para a divulgação de marcas. Porém, muitos ainda não sabem como se posicionar nessa rede.
Além disso, muitas empresas ainda têm dificuldade em criar conteúdo para o TikTok. Isso ocorre, principalmente, pela idéia errada de que o TikTok é voltado para o público mais jovem – as gerações Z ou Alpha. Na verdade, o cenário é muito diferente: apesar do grande público mais jovem, a plataforma também é usada por muitos adultos – inclusive, seus clientes estão por lá!
Para começo de conversa, o profissional que deseja ter um Tiktok para empresas precisa ter o seu planejamento de comunicação estratégica preparado. Afinal, é essencial identificar e conhecer os seus públicos de interesse. A partir daí, é possível traçar uma estratégia no mundo digital – sem que seja necessário aprender a última coreografia do Zé Felipe e Virgínia!
Continuidade é a palavra-chave
Se sua empresa não vai manter um relacionamento contínuo com o seu público, não adianta criar perfis nas redes sociais. Em outras palavras, é preciso ter planejamento não somente com as suas postagens, mas também um acompanhamento com os comentários e com o que os seus seguidores postam nas redes sociais.
Para ter um perfil no Tiktok para empresas, sua marca deve ir além e determinar qual é a mensagem que deseja passar e quais são os recursos disponíveis. Assim, é importante que as marcas tenham a própria personalidade ao invés de tentar copiar a marca “famosa e descolada” – isso soa artificial para o público. Isso prova que, ao contrário de outras redes sociais, as empresas não precisam parecer mais “cool”, maduras ou descoladas do que são. Em vez disso, a sua empresa pode ser transparente sobre seus valores e se conectar com a sua audiência de forma verdadeira.
Tiktok para empresas: 4 dicas essenciais
Primeiramente, é preciso definir o nicho e a mensagem que deseja transmitir. Reconheça seus interesses, habilidades e conhecimentos e crie conteúdo voltado a esses temas. Por exemplo: se você é apaixonado por fotografia, pode criar vídeos curtos mostrando como tirar boas fotos ou dando dicas sobre edição de imagens.
E para te ajudar nesse processo, separamos quatro dicas para você aprender a como criar conteúdo para o Tiktok para empresas – sem fazer dancinha!
Não precisa aparecer nos vídeos
Calma. Você não precisa assinar o último curso de humor do Whindersson Nunes para divulgar o seu serviço ou empresa no aplicativo. Na realidade, não precisa nem aparecer na câmera!
Ao contrário do que dizem, de início você pode mostrar vídeos dos bastidores, dos processos de produção, reuniões ou até mesmo da equipe. Aos poucos, você cria intimidade com a câmera e passa a ficar mais à vontade diante dela. Afinal, tudo é um processo de adaptação.
Originalidade nos formatos que mais funcionam
Criatividade aliada ao planejamento é a combinação certa para o sucesso!
Por isso, estude bem o que está em alta no Tiktok para empresas e veja o que funciona melhor em seus formatos de vídeo.
Por exemplo: a rede social permite vídeos curtos de até três minutos, mas os especialistas concordam que a duração é um pouco longa. Dessa forma, no máximo 35 segundos por vídeo são a melhor opção para uma rede que está cada vez mais rápida e dinâmica.
Outra dica importante é produzir conteúdos educativos curtos como dicas, segredos e exemplos. Esse tipo de conteúdo gera algo de valor para sua audiência, que se surpreende, diverte e aprende ao mesmo tempo.
Use as músicas das trends, mas não todas
Você sabia que o TikTok nasceu como Musical.ly? Essa era uma rede voltada para a criação de videoclipes em todos os seus formatos e sua comunidade continua muito apegada às músicas.
Por isso, utilizar as músicas que estão em alta em suas criações é um diferencial importante para a entrega de seu conteúdo. Afinal, quanto mais popular for uma canção, maior as chances de seu vídeo ser assistido!
Porém, o importante mesmo é que a música funcione no vídeo. Ou seja, procure ver se há uma transição que se encaixa na música e garanta que fique bem de fundo ao adicionar sua voz, em caso de narração.
E, claro: observe se a música combina com o seu nicho. Se a sua empresa for voltada para uma loja de roupas infantis, atenção aos funks viralizados.
Analise seus conteúdos de maior sucesso
Observe seus feedbacks e tire boas análises deles. Quais os tipos de vídeos estão dando mais resultado?
Estude o tipo de vídeo, a linguagem utilizada, o formato e a música. Dessa forma, você consegue aplicar a ‘fórmula mágica’ em outros vídeos e fazer com que seu conteúdo seja entregue para outras contas.
Não precisa aprender a dançar – se não quiser!
Além disso, é importante usar a criatividade. O Tiktok é uma plataforma que permite a criação de vídeos inovadores e divertidos. Pense em novas abordagens, técnicas e estilos que possam chamar a atenção do público. Use recursos de edição, adicione efeitos especiais, crie diálogos e histórias envolventes.
Outra opção é criar conteúdo educativo ou informativo. Você pode compartilhar conhecimentos e curiosidades sobre um tema específico ou ensinar algo novo. Dessa forma, é possível atrair uma audiência interessada em aprender e que valoriza conteúdos de qualidade.
Por fim, é importante lembrar que o Tiktok é uma rede social de entretenimento. Portanto, independentemente do tipo de conteúdo que você escolher criar, é fundamental que seja divertido e interessante para o seu público. Não precisa ser engraçado ou animado como as danças, mas é preciso chamar a atenção e gerar engajamento.
EXTRA: Tiktok para empresas B2B – Como gerar conteúdo?
Em meio ao sucesso imenso do TikTok, é evidente que as empresas B2B estão se esforçando para criar conteúdo significativo em uma plataforma que é genuinamente destinada ao público mais jovem. Afinal, empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar dessa plataforma para alcançar novas audiências e aumentar a visibilidade da marca.
As redes sociais se tornaram uma ferramenta importante para os negócios, permitindo que as empresas alcancem uma base de consumidores ampla e diversa. O TikTok, em particular, tornou-se uma plataforma popular para conteúdo de vídeo curto e de entretenimento. Mas como uma empresa B2B pode aproveitar essa tendência?
Criatividade e Conectividade
O segredo para criar conteúdo eficaz no TikTok é lembrar que ele se baseia no tempo, na criatividade e na conectividade. Os vídeos precisam ser curtos e diretos ao ponto, geralmente de 15 a 60 segundos. Além disso, eles precisam ser únicos e criativos para se destacarem entre milhões de outros conteúdos.
Para as empresas B2B em particular, o melhor caminho é pensar em maneiras criativas de mostrar seus produtos ou serviços em ação. Assim, use visuais de qualidade, narração e música para criar algo realmente especial. Não há problema em torná-lo divertido e emocionante, o importante mesmo é que seja relevante para a marca.
Estratégia definida
Primeiramente, é importante definir uma estratégia clara para o que se deseja alcançar com o conteúdo. Por exemplo, é para aumentar a conscientização da marca, conscientizar sobre um novo produto ou serviço ou alcançar um novo público?
Ter essas metas traçadas e bem definidas vai auxiliar e facilitar o seu processo de produção de conteúdo na rede social.
Usar e abusar das trends
Em seguida, é importante aprender sobre as tendências populares no TikTok para empresas. Assim, os desafios, as tendências musicais e as hashtags precisam estar sempre em seu radas. Ao seguir as tendências atuais, você pode aumentar suas chances de se tornar viral.
Influenciadores para B2B? Sim!
Também é importante utilizar influenciadores do TikTok para empresas, e observe bem as métricas de engajamento deles. Escolha aqueles que se conectam com o público-alvo da sua marca e que possuem seguidores fiéis.
Monitorar os resultados
Por fim, é importante monitorar e medir os resultados do conteúdo publicado, para saber o que está funcionando e o que não está. Certifique-se de que as metas e objetivos da estratégia inicial estão sendo atingidos.
A tendência mais importante: busque uma agência de Marketing Digital com expertise em B2B!
Se você tem uma empresa de médio ou grande porte, a terceirização do setor de Marketing é uma tendência que precisa ser seguida. Afinal, compreendemos a dificuldade de gerenciar uma empresa e ainda estar por dentro de todas as novidades do Marketing.
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