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Marketing Viral: entenda as estratégias que levaram Anitta ao topo da música internacional!

Hater ou fã, há uma coisa que não se pode negar sobre a Anitta. A cantora é um fenômeno. Ela representa uma das maiores vozes femininas da América Latina e, em 12 anos de carreira, alcançou patamares que nenhum outro cantor pop brasileiro conseguiu.

Após o sucesso de ‘Girl from Rio’ e ‘Boys don’t cry’, foi a vez da cantora bater recordes com ‘Envolver’. A canção alcançou a primeira posição no Spotify Global, feito único na história da música brasileira e top 1 na Billboard. É para poucos, não é mesmo?

Todo esse resultado, transformando a cantora em um verdadeiro fenômeno tem por base muita dedicação, tempo de estrada e, claro, excelentes estratégias de Marketing.

Está interessado em ficar por dentro delas? Então boa leitura!

O que é Marketing Viral?

Como definição, podemos dizer que Marketing Viral é uma estratégia que tem como objetivo explorar o público, para que este espalhe e viralize um conteúdo.

Totalmente diferente as estratégias originais, aqui o importante é fazer com que o próprio público tome a ação de compartilhar o conteúdo proposto pela marca, quando ele percebe algumas vantagens para fazer isso, que podem monetárias, como descontos, brindes, ou até mais sociais, que são as que mais levam conteúdos e assuntos a viralizar, que são:

  • Aprovação social;
  • Falar sobre si;
  • Participar do que as pessoas estão falando; e
  • Se sentir incluído.

Normalmente são esses os sentimentos gerados que levam o público, por exemplo, acreditar que o seu “custo” do compartilhamento compensa, levando em consideração todas estas “vantagens”.

Mas como uma empresa, assim como a Anitta, precisa fazer para produzir um conteúdo viral? Vamos destrinchar abaixo!

O que um conteúdo precisa ter para ser viral?

Primeiro, importante ressaltar que um conteúdo viral não surge do nada e nem trará retorno para uma empresa deste mesmo nada.

Muitos vídeos viralizam, mas poucas pessoas/empresas de fato estão preparadas para esse retorno, como a Anitta por exemplo vem se preparando.

Um outro caso recente foi a Mayara Lima, passista e Princesa da Paraísos do Tuiuti, escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, que viralizou um reels postado em sua rede social dançando em frente a bateria.

Ela poderia muito bem ter dado “a sorte” e, passado o frisson, sumido. No entanto, somado ao talento da passista, tínhamos uma rede social bem trabalhada com a sua imagem no samba que, ao viralizar o vídeo, lhe trouxeram uma alta taxa de conversão, saindo de aproximadamente 60 mil seguidores para quase 600 mil!

Ou seja, o primeiro pilar para que sua empresa tenha a intenção de viralizar algo é estar preparada para colher os frutos, como redes sociais bem construídas e site com boa navegação e atrativo.

Tendo isso organizado, o viral normalmente está envolto de uma campanha, por exemplo, a Anitta na prospecção de sua música ou a própria princesa do Tuiuti na prospecção da sua escola de samba para o Carnaval.

Para que esta campanha tenha sucesso, é importante investir em três pontos:

  • Otimizar a relação entre recompensa e custo para compartilhamento;
  • Aumentar o alcance efetivo: atingir mais pessoas e fazer os atingidos interagirem;
  • Diminuir o período do ciclo: quanto mais curto for, maior será a propagação

Assim, você poderá investir em conteúdos que gerem emoções e/ou identificações e que se comuniquem com a sua campanha, para que eles viralizem por despertarem emoções no público: seja emoções, identificação, saudosismo, e por aí vai.

Agora, como a Anitta tem utilizado isso?

Os 3 passos que a Anitta utilizou para aplicar o Marketing Viral em sua estratégia

Até aqui foi tudo bastante teórico, né?Mas vamos então listar alguns processos aplicados pela cantora e que podem ajudar bastante na elaboração de um conteúdo com mais possibilidade de viralização.

1.Identificação de elementos em comum com o público

É importante lembrar aqui que a Anitta vem aplicando essa estratégia há um tempo, principalmente quando decidiu lançar de fato sua carreira internacional, com o álbum Girl From Rio, viralizando como meme a capa do seu álbum.

Girl From Rio

E claro que esta capa não veio do nada. Em toda a sua trajetória, Anitta sempre exaltou ter vindo de Honório Gurgel e, como este álbum seria sua carta de apresentação ao público fora do Brasil, o fez exaltando suas origens e mostrando o seu lado carioca.

A cantora sabia que sua carreira internacional não poderia ser excludente da carreira que já havia construído no Brasil e, assim, desenvolveu uma capa que gerasse identificação tanto com o público que ela já possui, como a apresentasse da forma que é ao novo público que pretende atingir.

E, claro, foi um tiro certeiro, pois muitas marcas, influenciadores, artistas e o público em geral abraçaram a ideia e se incluíram também em cima dessa cadeira azul.

Em geral, as redes sociais oferecem ferramentas para descobrir o que é interessante e com que tipo de conteúdo o público costuma interagir.

No Google Analytics, por exemplo, é possível encontrar uma boa base sobre o que nossos visitantes mais se interessam pelo histórico das performances dos nossos posts.

Uma rede ainda pouco explorada é o Pinterest, que oferece ferramentas para monitorar de forma bastante completa os interesses dos seus seguidores, permitindo que você detecte pontos para serem utilizados nas suas campanhas.

2.Autenticidade e posicionamento claro

Outro ponto forte da carreira da Anitta é que ela sempre foi autêntica e vem se posicionando de forma clara tanto com relação a sua ideias, tanto com relação aos seus valores, o que hoje é um diferencial.

Isso, na verdade, foi um dos pontos cruciais que fizeram com que as pessoas literalmente vestissem a camisa de “Envolver” e levassem a cantora ao topo, assim que chegou ao top 10 do Spotify Global!

O que vemos hoje, trabalhando a mais de 13 anos com Marketing Digital, é uma resistência de empresas em se posicionarem mais e darem o famoso “cara para bater”, adotando políticas internas que deem base para que elas de fato ganhem voz para se posicionar em determinados assuntos.

E, uma verdade sobre viralização de conteúdo é: além dos pontos de emoção e identificação com aquele conteúdo em específico, é muito mais fácil que você gere essa ação no seu público se ele também identifica que os valores e crenças também estão em sintonia.

Isso, para o segmento B2C é primordial e, como exemplo, podemos citar marcas que sempre viralizam, por estarem se adequando a sua comunicação com  as crenças, valores e bandeiras do público que quer atingir, como Burguer King, O Boticário, Natura, e por aí vai.

3.Estimulando os compartilhamentos, o poder dos challenges

Outro ponto forte para o grande sucesso de “Envolver” foram os challenges, que hoje se tornaram verdadeiras máquinas de compartilhamento, principalmente na indústria da música.

Os challenges são danças ou ações que se fazem através de vídeos para promover uma campanha, seja de uma música ou de uma marca.

Importante destacar que a cantora lançou o challenge de Envolver, mas estava se dedicando mesmo na propagação de Boys Don’t Cry, a música que ela de fato acreditaria que lhe daria este destaque.

No entanto, o desafio foi tão bem aceito que levou a cantora ao Top 10 no Spotify e, em menos de uma semana, alcançou o Top 1 e, atualmente, também ocupando essa posição na Billboard.

Conclusão

Isso nos alerta para que, além de termos que atualizar para ontem nossas estratégias de Marketing, notarmos que não adianta nada ter um conteúdo perfeito se sua página não estimula o compartilhamento e se os conteúdos são compartilhados mas não chamam a atenção correta.

Assim, otimize sua página para que os visitantes realizem uma ação específica. Nesse caso, se você busca um conteúdo viral, a ação deve ser focada no compartilhamento correto.

No caso de redes e mídias sociais, como o Facebook, Youtube, Twitter, Linkedin e Pinterest, estes já são extremamente avançados nesse ponto, com Call-to-Actions muito bem localizados para estimular os usuários a compartilhar ou curtir, e são excelentes benchmarks.

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