O Inbound Marketing é uma estratégia que parte de uma abordagem diferenciada: em vez de interrompê-lo, como a faz a publicidade tradicional, que tal atraí-lo oferecendo conteúdo relevante para, a partir daí, fazer conversões? Aqui no blog Somos Titânio, já explicamos com mais detalhes o que é o Inbound Marketing nesse post. Agora, vamos falar de algumas táticas que você pode usar para conquistar leads. Acompanhe:
1- Defina e crie suas personas
Isso faz com que você conheça melhor seu público-alvo e seu conteúdo seja mais assertivo e tenha mais relevância junto às pessoas que realmente estão interessadas nos seus serviços.
Quando mais personalizado e focado for seu conteúdo, mais ele se diferenciará de concorrentes e atrairá as pessoas. Nesse outro post, falamos melhor sobre as personas e como você pode criá-las.
2- Invista em SEO
No Inbound Marketing, é o público que vai até você. Por isso, é importante que seu site ou blog seja encontrado pelas ferramentas de busca e esteja em uma boa posição.
Investir em SEO significa entender o que as pessoas procuram no seu site, quais palavras-chave usam para encontrar você e quais mudanças você pode fazer na estrutura e elementos do seu site para torná-lo mais amigável ao Google e às pessoas. Comentamos com mais detalhes sobre a importância do SEO para sua empresa e falamos sobre as principais estratégias para implementar as técnicas nesse post.
3- Redes Sociais
As mídias sociais são importantes plataformas para ajudar a compartilhar seu conteúdo e estabelecer relacionamentos mais próximos com seus clientes. Além disso, o conteúdo divulgado nesses canais pode ajudar a atrair público para seu site e aumentar o tráfego dele.
Muitas pessoas, hoje em dia, procuram diretamente o perfil das marcas nas redes sociais quando têm alguma dúvida, sugestão, crítica ou interesse em promoções e novidades em vez de canais tradicionais como site e fale conosco.
Portanto, é importante identificar quais redes sociais têm mais a ver com o perfil da sua marca e criar estratégias de conteúdo e relacionamento nessas plataformas.
4- Campanhas de E-mail Marketing
Os usuários que concordaram em cadastrar seus e-mails, seja para receber newsletters, seja porque se interessaram em algum e-book ou conteúdo grátis são os que possuem mais interesse que aqueles que somente visitam o site.
A partir desses e-mails coletados, você pode gerenciar campanhas de e-mail marketing para falar justamente com esse público que se mostrou mais receptivo ao seu conteúdo. Dessa forma, o e-mail marketing pode ser um aliado útil para converter leads.
5- Landing pages
Oferecer conteúdos com grande valor agregado gratuitamente, pedindo em troca um cadastro, é uma estratégia eficaz do Marketing de Conteúdo que também é usada no Inbound Marketing.
Você pode criar uma página que disponibilize um e-book, infográficos, resultados de pesquisas, análises, webinars entre outros conteúdos que despertem grande interesse de seu público.
Para ter acesso ao conteúdo, os usuários fazem um cadastro e, com esses dados, você pode conhecer melhor seu público e fazer campanhas específicas para ele, já que são os mais interessados no que você tem a oferecer e as chances de conversão são maiores.
6- Links Patrocinados
Apesar de parecer contraditório (ou polêmico), já que o melhor seria conseguir tráfego orgânico, os links patrocinados podem ajudar quando você estiver iniciando seu site ou blog e ainda tem poucos visitantes.
Campanhas patrocinadas também são úteis para divulgar novos serviços ou eventos. O ideal, porém, é que à medida que a audiência do seu site for aumentando, as campanhas patrocinadas passem a ser substituídas por técnicas de SEO.
Quer conhecer mais técnicas de Inbound Marketing, ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para implementar essas táticas para sua empresa? Vamos conversar. Entre em contato com a Titânio. Será um prazer ajudar sua marca a atrair público qualificado com conteúdo diferenciado.