3 dicas para ter um site B2B de alta performance

Sites B2B. Homem utilizando um notebook.

Se você acha que sites B2B precisam ser apenas direto ao ponto e sem apelo visual, está na hora de se atualizar.

Ter um site B2B de alta performance pode ser o mocinho ou o vilão de suas vendas. E quem diz isso não somos nós, mas sim uma pesquisa realizada pelo SAG ipl, que constatou que reduzir a velocidade de carregamento do site de 8 para 2 segundos pode aumentar sua taxa de conversão em até 74%.

Além disso, possuir um site responsivo, ou seja, que se adeque tanto para mobile quanto para desktop, não é mais um diferencial – agora, é fundamental. Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela SAG ipl, 62% das empresas aumentaram suas vendas projetando plataformas móveis responsivas para seus sites. 

Mas, afinal: qual é o impacto que sites B2B de alta performance possuem, de fato, em sua empresa? E como ter um site B2B de alta performance?

Vamos lá!

Sites B2B: é preciso mesmo investir em um e-commerce B2B?

Quando se fala em vendas B2B, a imagem que se tem ainda é a de executivos de paletó e gravata em uma sala de reuniões. Mas a verdade é que esse cenário mudou e as empresas B2B encontraram um formato muito mais lucrativo para encontrar o seu público-alvo: os sites B2B. 

De acordo com pesquisa realizada pela Gartner, até 2025, 80% das interações de vendas B2B entre fornecedores e compradores ocorrerão em canais digitais. Por isso, investir em velocidade e segurança nas transações e contatos passou a ser uma prioridade.

E essa mudança não foi do nada: segundo pesquisa publicada pelo Status do Marketing

B2B 2024, 47,4% das empresas B2B aumentaram a verba de marketing digital para este ano. Com isso, podemos notar o fortalecimento dos investimentos para o digital, em especial, para os sites. Além disso, o tráfego orgânico nos sites é um dos principais fatores de mensuração de resultados para 59% dos entrevistados pelo Status do Marketing B2B.

Por que investir em sites B2B? 

Sabemos que o ciclo de vendas B2B costuma ser maior e com um menor número de pedidos quando comparado ao mercado B2C E a palavra-chave para a popularização dos sites B2B é praticidade. Segundo a Forrester Research, 74% dos responsáveis pelas compras de itens corporativos afirmam que comprar online é mais prático do que o formato de representação comercial.

Dentro de um site B2B, não há um vendedor. Por isso, é muito importante investir na Experiência do Usuário, em omnichannel e conteúdo especializado para educar o seu consumidor e sanar as possíveis dúvidas. 

3 dicas para ter sites B2B de alta performance

Já falamos sobre a importância de investir em um bom site para a sua empresa B2B, mas a pergunta que fica é: como alcançar essa alta performance em um site que já existe? Separamos três dicas que vão te auxiliar a fortalecer o seu site – e a imagem da sua empresa B2B!

Garanta boa navegabilidade ao seu site

Quando você abre o seu site B2B através do celular, ele demora de carregar ou abre de maneira incorreta? Caso a resposta seja ‘sim’, está na hora de acender a luz vermelha e mudar essa situação!

Da mesma forma que um bom site pode ser decisivo para uma empresa B2C, para empresas B2B também. Afinal, a responsividade de um site e a rapidez com que ele carrega são fatores super importantes para ter um site de alta performance. 

O seu site precisa se adaptar a dispositivos móveis e tablets com qualidade, rapidez e segurança, garantindo que seu lead consiga acessar as suas informações sem intercorrências. Inclusive, segundo dados da SWEOR, os usuários gastam uma média de 0,05 segundos na decisão de permanecer ou não no site. 

Ou seja: você pode estar perdendo clientes por causa da sua má experiência de navegação online. 

Tenha um design moderno e de fácil entendimento

Já ouviu o ditado “beleza não põe mesa”? Então, ele pode ser verdadeiro para algumas situações, mas quando o assunto é sites B2B, não! O design da sua empresa B2B não precisa ser o mais lindo do mundo, mas, com certeza, precisa chamar atenção do seu cliente.

Além disso: você precisa ter todas as informações importantes e CTAs (Call-To-Action) claras para que o seu visitante possa entender e entrar em contato com mais facilidade com a sua equipe. 

Certifique-se de que o seu site esteja bem estruturado, criando categorias do site e hierarquizando as informações. Mas, lembre-se: não crie muitas páginas ou o seu visitante pode se perder dentro do site.

Invista em SEO – Search Engine Optimization

Essas 3 letrinhas ajudam sites B2B a fincar bandeira na primeira página dos mecanismos de busca, como o Google – e com excelente custo-benefício. Inclusive, o conteúdo orgânico é o responsável por 58% das oportunidades de negócios gerados por marketing digital para empresas B2B, segundo o Status do Marketing B2B

Com o SEO, você foca em palavras-chave específicas do seu nicho de mercado e otimiza o conteúdo do seu site para melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca. 

Dica extra: baixe nosso e-book “Boas práticas para sites de alta performance”

A Agência Titânio estudou os seus principais clientes B2B e reuniu em um ebook completo como todos eles alcançaram sites de notas altas e excelente performance nos mecanismos de buscas. 

Toda a análise de dados foi realizada com base no Data Driven Making (DDM), metodologia de planejamento estratégico utilizada na Agência Titânio. Essa metodologia consiste na coleta de dados reais do cliente para tomada de decisão, seja para construir um novo site ou para planejar e criar pautas de redes sociais.

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A Agência Titânio tem 14 anos de expertise com sites B2B

A Titânio é uma Agência Growth Partner especializada em Marketing Digital e na criação de sites B2B. Estamos no mercado desde 2009, com mais de 200 clientes atendidos, possuímos um time multidisciplinar em constante atualização com as novidades e tendências do mercado.

Na construção e gestão de sites temos um nível de entrega diferenciado, com nosso Selo Titânico, onde fazemos a blindagem do WordPress, otimização de performance para nota acima de 90 no Google Page Speed, instalação de tags avançadas via GTM e muito mais.

Já produzimos mais de 350 sites para algumas das maiores empresas B2B do mercado. Veja nosso Portfólio

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