Resumão RD Summit 2017

Esse ano o evento RD Summit, que ocorre em Florianópolis, teve duração de três dias, com muitas palestras, insights e troca de conteúdo.

A Agência Titânio marcou presença com o Roberto Gaspar, que trouxe para a agência não só os conteúdos técnicos absorvidos, mas também o que o mercado está falando de tendência para 2018.

Para compartilhar também com nossos parceiros e clientes, vamos fazer um resumo do que foi falado.

Chatbots

Deixou de ser tendência e passou a ser realidade há algum tempo nas grandes empresas e está cada vez mais popular também entre médias e pequenas empresas.

Com o crescimento do uso da tecnologia, além de mais avançada, o uso de chatbots começa a se tornar popular com aplicações de uso gratuito e simples instalação sem necessidade de programação.

O uso vai desde atendimento básico, até acompanhamento de fluxo de compras com navegação assistida pelo próprio bot.

Inteligência Artificial

Apesar de ainda parecer distante, ela está cada vez mais próxima do nosso dia a dia, seja com ferramentas como Google Photos, que sim, usa inteligência artificial para ler e codificar suas fotos, até ferramentas de análise de BI, otimizando o processo de análise de campanhas de marketing, por exemplo.

A inteligência artificial, assim como os chatbots, está ficando mais acessível com projetos open source, como o TensorFlow, o que acelera o processo de crescimento da tecnologia.

Em breve carros autônomos não serão ficção científica, e não me assustaria dizer que além de comum, são apenas 10% de tudo que temos com inteligência artificial.

Customer Success

Não é de hoje que falamos que o cliente está em primeiro lugar, mas o conceito Customer Success vem para tornar isso um processo real dentro das empresas.

Tecnologias e ferramentas são cada vez mais fáceis de se copiar, criando pouca barreira no cenário de empresas do meio digital. Aplicando o Customer Success, a empresa não só fideliza o cliente, mas proporciona a ele um ganho real e perceptível ao usar o produto/serviço.

Muito além de colocar o cliente em primeiro lugar, o conceito de Customer Success vem para entregar resultado real para o cliente. Fazer ele perceber valor ao usar sua empresa/serviço/produto.

Outros pontos além dos principais acima comentados foram abordados, como Growth hacking, E-mail marketing, Marketing de conteúdo e vendas. Aqui na Titânio já iniciamos nosso processo de disseminação de compartilhamento para que os clientes possam ver o resultado da nossa participação no evento.

Ah! Para o ano que vem já temos a data, será do dia 07 a 09 de novembro.