Já passou da hora: um bom profissional de marketing precisa estudar sobre Inteligência Artificial

profissional de marketing. saiba como usar a I.A no marketing digital

Se você é um profissional de marketing, a Inteligência Artificial já foi debatida, no mínimo, umas dez vezes em seu círculo. 

Afinal, o setor de marketing é um dos mais beneficiados pelo uso da I.A no dia-a-dia. Segundo relatório realizado pela Alura, o marketing fica atrás apenas dos setores de Desenvolvimento de Software, Finanças e Vendas quando o assunto é Inteligência Artificial.

Ou seja: se você é um profissional de marketing que busca melhores cargos na área, é essencial buscar cada vez mais conhecimentos relacionados à Inteligência Artificial. 

Mas, antes de nos aprofundar sobre o tema, entenda um pouco mais sobre a I.A.

O que é Inteligência Artificial?

Se o seu pensamento sobre Inteligência Artificial ainda está preso no renomado filme de Steven Spielberg, lançado no início dos anos 2000, calma! Afinal, embora a I.A esteja muito avançada, ainda não chegamos nesse patamar.

A Inteligência Artificial é um avanço tecnológico que concede a sistemas uma inteligência parecida com a humana. Dessa forma, através desse sistema é possível que a I.A tome decisões sem o auxílio de um ser humano, apenas se baseando em padrões de bancos de dados. Uma das formas de Inteligência Artificial mais conhecidas atualmente é a Alexa, uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon.

Como o profissional de marketing usa a Inteligência Artificial?

Ainda com base no relatório da Alura, 55% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que usam a Inteligência Artificial com foco na automação dos processos de trabalho. 

Porém, o que muitos ainda não compreenderam é que a I.A já é utilizada em nosso dia-a-dia de trabalho, como nos próprios smartphones e ferramentas para disparos de e-mail marketing. 

Separamos algumas ferramentas de Inteligência Artificial essenciais para o bom desempenho do trabalho do profissional de marketing.

Google Analytics

O uso do Analytics para as campanhas de marketing é um importante aliado. Afinal, a análise de dados pode ser utilizada nas campanhas de marketing, desenvolvimento de produtos e até mesmo na resolução de problemas. 

Além disso, através do Analytics também é possível ver a indicação de acessos, cliques e conversões, aumentando os seus resultados e auxiliando a compreender a jornada do seu usuário dentro do site. 

Jornada do Cliente

Falando em jornada do usuário, com a I.A é possível identificar os pontos de contato do seu lead e entender quais são as principais dores do seu usuário. Além disso, também é possível mapear onde o seu consumidor se encontra no funil de vendas – algo muito interessante para a fidelização do cliente!

Automação

Se você é um profissional de marketing completo, já entendeu a importância da Inteligência Artificial para o dia-a-dia. Afinal, com ela é possível fazer a automação de diversos processos importantes na régua de marketing digital. Entre eles, o disparo de e-mails marketing, newsletter, landing pages e fluxos de nutrição.

Além disso, com a análise de dados feita pela I.A, é possível ter um conteúdo certeiro no perfil do seu lead ou cliente. E, com as ferramentas de automação de marketing, é possível enviar e-mails de forma humanizada, separando os tipos de conteúdo e, um dos principais pontos: personalizando a mensagem! 

Brasileiros estão super envolvidos com a Inteligência Artificial

De acordo com pesquisa realizada pela Getty Images, um a cada seis brasileiros enxergam como positivo o impacto da I.A no dia-a-dia. Esse número é muito maior que no resto do mundo, onde apenas cinco a cada 10 entrevistados têm bons olhos o avanço da Inteligência Artificial.

Essa pesquisa também trouxe que os consumidores brasileiros possuem 15% a mais de interesse na tecnologia e menos de 34% dos profissionais se sentem ameaçados com o uso da I.A. 

Por onde começar a usar a Inteligência Artificial?

É um fato: esteja ou não preparado, o profissional de marketing precisa aceitar que a Inteligência Artificial veio para ficar. E, se você for esperto, vai correr para dominar essas ferramentas o quanto antes!

De acordo com o Índice Global de Adoção de IA da IBM, 29% das empresas na América Latina afirmam ter implementado a inteligência artificial, enquanto 43% estão começando a experimentar essa tecnologia. O Brasil, no entanto, mais uma vez se destaca no uso de I.A: 41% das empresas brasileiras já usam a Inteligência Artificial em seu dia-a-dia. Ou seja, estamos muito interessados por essa tecnologia e deixando os outros países para trás!

Conheça o ChatGPT

Uma excelente forma de começar a entender e testar a I.A é conhecendo o ChatGPT. Afinal, essa ferramenta, lançada em 2023, possui a capacidade de responder perguntas sobre os mais diversos assuntos, além de ser uma verdadeira mão na roda dos profissionais de marketing.

Para isso, é importante estar por dentro dos prompts ideais para seu segmento e receber diversos insights para conteúdos. 

Vagas de trabalho ligadas à IA triplicaram no Brasil

Como você já percebeu, a Inteligência Artificial veio para ficar e os profissionais de marketing precisam estar inseridos dentro desse novo formato. E isso quem diz não somos nós, mas sim o Relatório de Tendências Globais de Talentos do Linkedin: segundo nova pesquisa, somente nos últimos dois anos as vagas de trabalho que citam I.A ou I.A Generativa aumentaram em 3,2x no Brasil. 

Dessa forma, 62% dos profissionais brasileiros estão cada vez mais ligados com o assunto e cerca de 97% já utilizam a Inteligência Artificial na rotina de trabalho. Além disso, 61% dos profissionais de RH entrevistados já estão implementando formações em I.A para que seus funcionários tenham uma melhor rentabilidade. 

Criação de conteúdo com Inteligência Artificial

Quem for um profissional de marketing de olho nas novidades, já está utilizando a I.A para agilizar os processos criativos! Afinal, com o uso das ferramentas de Inteligência Artificial já é possível gerar scripts de vídeo, criar imagens, adicionar músicas e, até mesmo, gerar uma pessoa falando. Para isso, ferramentas como o Runway AI e o Descript oferecem os resultados esperados.

Até mesmo na geração de conteúdos como postagem de blogs, conteúdo de redes sociais e cópias de e-mail é possível usar as ferramentas de I.A. Porém, é importante lembrar que a Inteligência Artificial não oferece aos conteúdos o mais importante: o toque humano e a perspectiva da marca ao produto final. 

Leia também nosso artigo sobre Descubra como aplicar as tendências de Marketing Digital de 2023 na sua empresa B2B

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