Lilás é a cor mais quente

A Ultra Violet (18-3838), um tom de lilás (ou púrpura), foi escolhida como a cor Pantone para 2018. Tradicionalmente, a Pantone escolhe uma cor para representar o ano seguinte.

Mais que apenas selecionar uma tonalidade da escala conhecida de todos os designers, a Pantone atrela um conceito à cor, justificando a escolha.  A Ultra Violet associa-se a adjetivos como criatividade, imaginação, experimentação, não conformismo e olhar visionário.

“Complexa e contemplativa, Ultra Violet sugere os mistérios do Cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas além do lugar onde nos encontramos agora” – esclarece a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eisenman, em comunicado oficial no site do instituto.

Eiseman aponta, ainda, outras associações culturalmente relacionadas a essa cor. Púrpuras enigmáticos têm sido símbolos do não convencional, de contra-culturas e do talento artístico. No campo da música, por exemplo, Prince, David Bowie e Jimi Hendrix empregaram tons da família Ultra Violet.

Historicamente, a cor também é relacionada a práticas místicas, como a expansão da consciência. É comum, ainda, o uso de iluminação em cores roxas e lilases em locais de meditação.

Tão interessante quanto o conceito que baliza a escolha da Ultra Violet como Cor do Ano de 2018 é saber que todos esses valores são os mesmos que guiam a Titânio. Teria sido mera coincidência a escolha das cores do nosso site?

Além da Titânio, separamos um link com referências de outros sites que empregam tons púrpuras, para caso você também queira se inspirar na cor de 2018 em seus layouts.  

E para descobrir se a escolha das cores de nosso site bateu com a da Pantone porque temos uma conexão criativa muito forte, somos bons em estudar e predizer tendências do mercado ou é só questão de bom gosto mesmo, entre em contato com a Titânio. Será um prazer conversar com você e dar uma nova cor às suas estratégias de Marketing Digital.