O chamado SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas cujo objetivo é melhorar consideravelmente o posicionamento do seu site nas pesquisas feitas por meio do Google.
Essas técnicas, na verdade, irão adequar seu site aos quesitos avaliados pelo buscador, fazendo com que ele se encaixe da melhor maneira possível no que os algoritmos responsáveis pelo rankeamento consideram relevantes. Fazendo uma analogia com o mundo corporativo, pense que aplicar as técnicas de SEO no seu site seria como fazer mudanças na sua organização a fim de conquistar uma posição no ranking das melhores empresas para se trabalhar de uma importante publicação.
POR QUE O SEO É IMPORTANTE?
Segundo pesquisas do próprio Google, a maior parte dos usuários não tem paciência para ir até a segunda página de resultados ao buscar alguma informação. Portanto, quanto pior for o posicionamento do seu site no Google, menos pessoas irão encontrá-lo. Quanto melhor a posição, mais pessoas acessarão. Afinal, geralmente clicamos sempre nos 3 ou 4 primeiros links ao pesquisar por algo.
Considerando que o Google é maior buscador do mundo, utilizado por praticamente todo mundo, não ter um bom posicionamento por lá é como abrir mão de aparecer na TV em rede nacional porque prefere um carro de som que percorre apenas alguns bairros. Ou seja: estar fora do Google é abrir mão de uma audiência e um público de tamanho inestimável.
Além disso, investindo em técnicas de SEO e obtendo um bom posicionamento orgânico, você economiza com investimentos em links patrocinados e posts promovidos. E ainda: um resultado que aparece organicamente na busca possui mais confiabilidade na mente do consumidor, afinal, ele está lá por merecimento e relevância, e não porque pagou para estar.
Resumidamente, ao utilizar o SEO no seu site, você terá:
- mais audiência
- possibilidade de maior conversão
- percepção de maior confiabilidade na sua marca (se está no topo do Google, deve ser uma das melhores marcas)
- mais lembrança e associação a determinados tópicos, afinal se sempre que o consumidor busca por um termo, seu site é o primeiro resultado, ele irá associar aquele termo à sua marca.
COMO POSSO APLICAR AS TÉCNICAS DE SEO NO MEU SITE?
O trabalho de SEO é um processo contínuo e permanente. Para o Google, um site que pouco muda, tende a ficar com conteúdo desatualizado e perder relevância com o tempo. Por isso, tenha em mente que será necessário investir continuamente em conteúdo relevante.
Algumas das estratégias que você pode utilizar são:
1 – Escolha bem as palavras-chave
Use ferramentas como o Google Analytics, Keyword Planner e Google Trends para estudar por quais termos as pessoas mais procuram ao acessar seu site e quais assuntos relacionados ao seu negócio estão gerando buscas. Certifique-se de que seu site possui conteúdo relacionado a esses termos.
2 – Fique atento aos títulos dos conteúdos e da página
Procure sempre utilizar palavras-chave relevantes nos títulos das publicações do seu site. Os títulos têm grande importância para os algoritmos do Google. Além disso, configure corretamente a tag de título do seu site.
3- Otimize as imagens
Um detalhe que muita gente deixa passar por considerar um pouco mais trabalhoso é otimizar as imagens para o Google. Além de compactar e redimensionar as suas fotos para evitar deixar o site pesado, você também pode acrescentar tags de título e descrição às suas fotos. Assim, conteúdo relacionado ao seu site pode aparecer na pesquisa por imagem do Google (e ainda ajuda as pessoas com deficiência visual).
4 – URL amigável
Existem algumas plataformas que criam páginas cujos links são repletos de números e códigos. Certamente, você já deve ter visto sites com endereços como: www.meusite.com/%%%$$$artigo%%%sobre%%%algo/pag34567823/aspx.html, certo? Páginas com esse tipo de link dificultam não só as pessoas a associarem esses códigos aleatórios a algum conteúdo como também os algoritmos do Google. Por isso, prefira sempre links cujo conteúdo seja explícito, como www.meusite.com/saiba-tudo-sobre-seo
5- Conteúdo frequente e relevante
Uma das dicas principais. Tenha sempre conteúdo relevante sobre temas associados ao seu negócio e postado com frequência. Sites com conteúdo exclusivos e que recebem referências de outros sites (digamos que um blog ou revista veja um artigo do seu site e resolva citá-lo, colocando o link para seu post, por exemplo) são considerados mais relevantes para o Google do que aqueles que apenas replicam conteúdo de outros lugares. Dê sempre preferência a textos exclusivos/inéditos que possam interessar seu público.
6 – Usabilidade do site
Desde 2015, o Google considera critérios de usabilidade, como o site ser responsivo e se adaptar corretamente a celulares e tablets e também a velocidade de carregamento como critérios de rankeamento.
Então, é crucial certificar-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis e que a velocidade esteja dentro do que o Google considera aceitável.
(neste artigo, ensinamos como você pode conferir se a velocidade do seu site está adequada)
Estas são apenas algumas dicas iniciais para que você possa começar a se beneficiar das técnicas. Nós realizamos um webinar especial sobre Google Marketing, que aborda todas as ferramentas do Google e como elas podem ser utilizadas pelas empresas. Para assistir, é só clicar no link.
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