Existem diversos aspectos que influenciam na transformação digital de uma empresa. Um deles é a adoção de ferramentas que permitem maior agilidade nos processos e redução de manipulação humana na transição das informações, seja entre sistemas ou entre pessoas e setores.
Iremos destacar aqui as principais ferramentas de transformação digital para a área de marketing e vendas de uma empresa, seja ela B2B ou B2C.
CRM – Pipedrive
Algumas empresas ainda usam planilhas em Excel para o controle do pipe de vendas. Além de ser um risco iminente a perda da informação, o uso de Excel não é a forma mais ágil de controlar a evolução das vendas e sincronizar todo o time de vendas, mesmo com equipes pequenas.
O uso do Pipedrive, por exemplo, permite que gestores tenham acesso à informação a qualquer hora e não somente no dia da reunião de alinhamento.
De forma dinâmica e integrada seu time de vendas vai ter as informações centralizadas e online, permitindo ações mais rápidas para o fechamento da venda e análises precisas sobre cada oportunidade.
E-mail – Gmail
O Gmail é a plataforma de e-mail mais utilizada no mundo e pode ser usada pela sua empresa como plataforma de webmail.
O uso do Gmail profissional traz os benefícios da segurança da informação, os aplicativos de documento, planilhas e apresentações, além de uma facilidade de compartilhamento da informação internamente na empresa e com clientes e fornecedores controlando o nível de acesso.
Ter o Gmail no celular também permite que os colaboradores não percam informações durante deslocamentos.
Zapier
Uma das principais ferramentas de integração entre sistemas no mercado, o Zapier permite que você faça sistemas conversarem sem a necessidade das cansativas exportações e importações de planilhas.
O Zapier por meio de APIs e integrações nativas consegue, por exemplo, após o recebimento de um e-mail no Gmail adicionar um lead no Pipedrive.
As possibilidades do Zapier são inúmeras e possui uma versão gratuita que pode ser o suficiente para sua empresa.
Sharpspring
Uma das principais ferramentas de automação de marketing no mercado internacional, a Sharpspring é uma ferramenta imprescindível para empresas que querem tem uma estratégia de inbound marketing.
Apesar de concorrer com a RD Station, a Sharpspring não se limita a captura do lead, ela possui um CRM integrado, que permite acompanhamento e análise completa do time de marketing desde a captura do lead até o fechamento da venda.
Na ferramenta é possível configurar as personas e automatizar o envio de e-mails de acordo com o perfil do lead, inclusive no texto da landing page de captura após a primeira conversão.
Somos parceiros Silver da Sharpspring. Para saber mais sobre a ferramenta, entre em contato com a gente.
Trello
Todo profissional de marketing conhece bem a rotina da área e sabe que as demandas internas não permitem um planejamento muito grande de atividades diárias. Todo dia algo novo entra para ser feito, seja um projeto novo, seja uma campanha para veicular.
O Trello é uma ferramenta de gestão de atividades que permite organizar pequenas tarefas em cards e priorizar as atividades, além de separar por painéis, o que permite uma maior organização da área.
Como experiência, o Trello pode ser usado para projetos, mas por limitação de recursos, caso seja necessário controle de cronogramas, gestão de riscos e custos, existem ferramentas como o runrun.it que podem atender melhor.
Doc4sign
Imprimir, assinar, enviar pelos correios… Quanto tempo seu time comercial perde só com a etapa de assinatura de contrato? Existem soluções que agilizam esse processo, além de manter a segurança com as informações e a legalidade dos contratos.
O Doc4sign é uma solução de gestão de assinaturas de contratos. Você envia os contratos por e-mail e o seu cliente pode assinar online, sem a necessidade do processo offline.
Na plataforma é possível disponibilizar templates para o time comercial, acelerando ainda mais o envio dos contratos e diminuindo a margem de erro humana.
Essas são apenas algumas das ferramentas de transformação digital que aplicamos em nossos clientes e internamente na agência. De acordo com o nível de transformação digital da sua empresa você pode precisar de mais algumas ferramentas, aumentando o nível de otimização de processos.
Para saber o nível de transformação digital da sua empresa faça o nosso Quiz.
Se quiser saber mais sobre como fazer a transformação digital na sua empresa, fale com a gente.