Em tempos de WhatsApp e redes sociais, é provável que você não tenha usado seu e-mail para mandar ou enviar mensagens para amigos. Porém, diferentemente do que pregavam algumas profecias, o e-mail não acabou.
Nas empresas, ele é a principal forma de comunicação com clientes e fornecedores e você ainda precisa de uma conta para se cadastrar em praticamente qualquer serviço na internet.
Embora o e-mail possa não ser, hoje em dia, usado para troca de mensagens pessoais, essa ferramenta ainda é a favorita para recebimento de promoções, novidades, newsletters e comunicações de empresas. Por incrível que pareça, algumas pesquisas indicam que o e-mail marketing possui capacidade de conversão superior ao das mídias sociais.
Se sua empresa precisa criar um bom plano de Marketing, o ideal é não utilizar apenas um canal, e sim um conjunto deles para fortalecer seus objetivos. A seguir, vamos mostrar por que é importante não negligenciar o e-mail marketing no seu planejamento:
1 – Custo/Benefício
Em comparação com outros canais tradicionais de divulgação, e até com meios digitais, o disparo de e-mail marketing apresenta um dos custos mais baixos e tem boa taxa de retorno. É, portanto, um canal eficiente, com custo/benefício em destaque quando comparado a outros meios.
2 – Acerte seu público-alvo
Em regra, é o próprio usuário que concorda em receber os e-mails das empresas (e além disso, tem a opção de cancelar o recebimento a qualquer momento). Por isso, em geral, as pessoas que recebem seus e-mails marketing estão interessadas nos seus serviços. Dessa forma, esse canal torna-se eficaz em conversões.
3 – Seu consumidor a um clique do seu produto
Como os e-mails, normalmente, são disparados para um público que já demonstrou interesse nos seus serviços, essa ferramenta acaba se beneficiando do fator “compra por impulso”
Ao receber seu e-mail cheio de ofertas personalizadas e com bons call-to-action, basta um clique para o consumidor ir até seu site e efetivar o pedido. Essa é uma das razões que tornam o e-mail marketing tão eficientes.
4- Personalização
Com algum conhecimento de programação, é possível fazer e-mails personalizados, como inserir dinamicamente o nome dos clientes na mensagem, disparar promoções relacionadas a produtos similares ao que o cliente já comprou ou apenas relacionados aos seus interesses.
Essa personalização contribui para que as mensagens do e-mail marketing sejam ainda mais assertivas e bem direcionadas que a de outros meios de comunicação digital.
5- Facilidade de criação
Seu e-mail não precisa ser sofisticado para ter sucesso. Com um bom conteúdo, até uma campanha que utilize basicamente texto puro pode ser eficaz. É claro que se você puder contar com um layout atraente para complementar o conteúdo, fica ainda melhor.
6 – Facilidade de mensuração
Como boa parte das ferramentas digitais, as plataformas de envio de e-mail marketing permitem que você acompanhe o desempenho da sua campanha por meio de métricas como taxa de abertura, taxa de rejeição, compartilhamentos, cliques, conversões, entre outras.
7 – Facilidade de compartilhamento
Nas redes sociais, é comum que um usuário marque amigos ao se deparar com conteúdo que possam interessá-los. Com o e-mail marketing isso também acontece. É só clicar em “encaminhar” e mandar as promoções para amigos interessados.
Apesar de todos os benefícios citados, criar um bom e-mail marketing também apresenta alguns desafios. É importante ter um bom conteúdo, bem escrito, com layout atraente para se destacar na caixa de entrada dos seus clientes, que possivelmente está cheia de outros e-mails marketing tentando atrair sua atenção.
Além disso, é importante ter cuidado para evitar algumas práticas consideradas como spam e evitar que seu e-mail não seja visualizado. Por isso, é altamente recomendável contar a com a ajuda de agências especializadas em Marketing Digital para criar um bom e-mail marketing.
Se você tem interesse em iniciar campanhas de e-mail marketing ou precisa de ajuda para otimizar sua estratégia, entre em contato com a Titânio. Nossa equipe está preparada para contribuir para o sucesso da sua marca.