Quer saber mais sobre as tendências do Marketing Digital B2B? Esse texto é para você!
O mercado do Marketing Digital é de constante mudança e inovação. As tendências para esse novo ano já são conhecidas para quem é do segmento, mas podem não ser tão próximas de quem ainda não está familiarizado com os termos.
Para ficar por dentro, leia nosso artigo sobre Tendências do Marketing Digital para 2023: 3 tendências para ficar de olho
O setor B2B sempre está em constante atualização e no Marketing Digital B2B, isso não seria diferente. Em 2020, a pandemia deu uma desacelerada na mudança mais importante do século para esse setor, com o crescimento do uso de dados nas estratégias de vendas. Agora, em 2023, o uso de dados não é somente um diferencial: é essencial para os negócios.
As principais empresas não utilizam a tecnologia para alcançar seus clientes de modo arcaico. Agora, o principal objetivo é chegar aos potenciais compradores. Para isso, ferramentas de marketing B2B, como funil de vendas, MailChimp, RD Station Marketing, HubsPot e Google Analytics são parceiros fundamentais nessa caminhada.
Marketing Digital B2B: vale a pena?
O mercado B2B e o Marketing Digital nunca estiveram tão entrelaçados quanto agora. De acordo com a pesquisa O Status do Marketing B2B no Brasil 2023, realizada pela Agência Intelligenzia, 59,7% dos gestores de empresas B2B optam por agências de Marketing Digital pelo conhecimento técnico na área e 56,7% buscam por reputação e resultados.
As estratégias que levarão a esses resultados fazem toda a diferença no momento de construir um relacionamento, mas sabemos que colocá-las em prática pode ser um grande desafio.
Para ajudar a compreender como utilizar as tendências de Marketing Digital de 2023 na sua empresa B2B, separamos algumas dicas interessantes para que seus produtos e serviços possam ser divulgados de maneira diferenciada.
Vamos lá!
Mudanças no marketing digital B2B
2022 foi um ano de muitas mudanças para o setor B2B, a começar pela forma como as marcas usam e coletam os dados e também como abordam os consumidores.
O Marketing precisou acompanhar os saltos na tecnologia, mas, principalmente, as mudanças na legislação, como a Lei Geral de Proteção de Dados. Afinal, nenhuma empresa quer ferir a Constituição, certo?
Entre as mudanças que a LGPD trouxe, o possível fim dos cookies e uso de dados de terceiros foi uma das preocupações do setor. Para este ano, vamos nos preparar: teremos as consequências dessas mudanças da coleta e uso de dados com marcas.
Mas as novidades para o setor não param por aí. Confira!
Como fazer marketing digital B2B?
Marketing de Influência para B2B? Sim!
Quem notou que o mercado do Marketing de Influenciadores cresceu e está aproveitando o boom do segmento, já está na frente. Os profissionais de marketing b2b já perceberam a importância desse nicho para o segmento e, somente em 2022, foram investidos U$$16,4 bilhões em influenciadores.
De acordo com a MuseFind, 92% das pessoas confiam mais na opinião e recomendação de influenciadores. Além disso, 47% dos usuários de redes sociais utilizam bloqueios de anúncios, o que prejudica outros tipos de estratégias.
Na hora de fechar com um influenciador, é preciso ter dois pontos em mente: o local da web em que irão buscar o influenciador ideal e o tempo de investimento para que consigam o retorno esperado. Afinal, o Marketing de Influência para o mercado B2B é diferente do B2C, por exemplo.
Marketing de Influência: conheça a importância dessa estratégia para o seu negócio!
UX e SEO lado a lado
Antes, o foco era que os sites possuíssem o melhor SEO para o rankeamento do Google. Hoje, a experiência do usuário (UX) é tão importante quanto.
Na verdade, uma experiência de usuário positiva é melhor para o SEO. Ou seja, nesse novo ano, invista nas duas linhas para o Marketing Digital de sua empresa B2B.
Marketing de conteúdo baseado em respostas
Uma dica importante para você que está preparando as estratégias de Marketing para 2023: invista numa estratégia de conteúdo baseada em respostas. Ou seja, deixe de lado a estratégia tradicional de conteúdo baseada em promoções!
Antes, as pesquisas com zero clique representavam mais da metade de todas as consultas de pesquisa do Google. Pensando nisso, sua empresa precisa focar em um conteúdo que responda diretamente a pergunta feita pelo usuário, sem que os pesquisadores precisem clicar em um link para encontrá-lo.
Hoje possuímos plataformas que incentivam o conteúdo nativa. O Google não quer mais cliques através de trechos de recursos. A dica aqui é: focar na criação de conteúdos fortes e que fiquem na memória dos canais, isso irá garantir melhores resultados a longo prazo.
Vídeos continuam em alta
Os vídeos continuam sendo tendência nas redes sociais e o b2b mkt deve se apropriar desse recurso.
Entre os motivos pelos quais a sua empresa deve apostar no uso dos vídeos, está a experiência do usuário: se você acha que o conteúdo pode ser melhor apresentado em formato de vídeo, faça dessa forma. Mas, se você está fazendo vídeos somente por seguir tendências, pare.
Podcast para empresas B2B
Se a sua empresa B2B se encaixa num podcast, aproveite!
Essa tendência veio para ficar. Os podcasts em formatos de vídeo e áudio continuam tendo alta demanda pelo público e mais pessoas estão engajando. Melhor ainda se tiver um perfil informativo e que ofereça uma visão que seu ouvinte não teria em outro local.
LinkedIn B2B é essencial
O Instagram continua tendo seu lugar no coração do público, mas o LinkedIn tem um espaço especial para o segmento B2B.
Essa rede social possui mais de 260 milhões de usuários ativos e é a maior rede social profissional do mundo, mas seus usuários não a utilizam somente para procurar empregos.
O LinkedIn é referência no assunto leads qualificados e precisa estar presente na estratégia de marketing de empresas B2B. Seu público é bastante segmentado e focado em vendas, negociações e relações comerciais.
Se a sua empresa B2B ainda não tem um perfil ativo no LinkedIn, já coloque em sua lista de prioridades para esse mês.
A Rede Social do momento: como gerar negócios no B2B através do Linkedin?
Seu público é o maior defensor de sua marca – aproveite isso!
Ter uma relação de confiança com os clientes é o sonho de qualquer empresa e, antes, isso era feito através do “boca-a-boca”. Hoje, com o avanço das tecnologias e das redes sociais, a empresa pode contar com o marketing espontâneo.
Para isso ocorrer, é preciso estreitar o relacionamento entre empresa e cliente. Gerar conteúdos que, não somente falem sobre como o serviço pode ser útil, mas que façam com que o público-alvo se sinta abraçado pelo produto.
Com isso, o cliente passa a falar de forma positiva sobre a empresa e os produtos nas suas redes sociais, atingindo seus próprios seguidores e levando a marca até eles de forma orgânica.
Veja formas de estimular a criação de conteúdo de seus clientes:
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Pensar em hashtags para a marca para criar vínculo com os seguidores e aguçar a participação de outras pessoas na campanha;
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Encorajar a postagens de vídeos onde o público fala a opinião sobre o produto/serviço e a sua experiência positiva com a empresa;
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Publicar os depoimentos de clientes antigos e novos falando sobre as experiências positivas nas redes sociais;
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Desenvolver desafios para os clientes (como compartilhamento de fotos interagindo com um produto da marca) onde eles possam ganhar prêmios;
Tenha uma agência de Marketing B2B!
Se você tem uma empresa de médio ou grande porte, a terceirização do setor de Marketing é uma tendência que precisa ser seguida. Afinal, compreendemos a dificuldade de gerenciar uma empresa e ainda estar por dentro de todas as novidades do Marketing.
A Agência Titânio possui mais de 10 anos no mercado de Marketing Digital e vem se estabelecendo como uma das maiores agências no setor de Marketing B2B. A Titânio fornece todo o suporte para levar a sua marca para o próximo nível.
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