Coronavírus nas empresas: como o Endomarketing pode ajudar na saúde

Com a recente chegada do vírus Covid-19 (Coronavírus) no Brasil, os alertas e cuidados sobre a contaminação estão tomando conta da mídia. Mas e nas empresas, será que o tema está sendo abordado de maneira a despertar o interesse e chamar a atenção dos colaboradores para a importância do assunto?

Em muitas empresas os colaboradores não podem acessar redes sociais ou sites de notícia, o que os deixa com menos informações sobre o cenário da doença no país. Isto é, com a ausência de informações fica ainda mais difícil se prevenir da maneira adequada e se preparar para caso o vírus se espalhe pelo o país. Para ajudar nessa questão, o endomarketing pode fazer toda a diferença, trazendo as informações cruciais, “updates” sobre os casos e coisas que os colaboradores não têm acesso tão facilmente.

Uma comunicação interna bem feita pode não só transmitir informações corretas aos colaboradores, evitando fake news de whatsapp e redes sociais, como também ajudar na conscientização e evitar que a equipe fique doente.

Se você é da área de recursos humanos ou da área de comunicação e utiliza a comunicação interna como forma de propagar mais que apenas informes, confira nossas dicas de como abordar o Coronavírus na empresa.

O que é o Coronavírus?

É uma família de vírus que causam infecções respiratórias e sintomas similares aos de uma simples gripe. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro do ano passado após alguns casos registrados na China.
A maioria das pessoas se infecta com os Coronavírus comuns ao longo da vida, sendo que as crianças pequenas têm mais tendência se infectar com o tipo mais comum do vírus. Os Coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

DICAS DE COMUNICAÇÃO INTERNA SOBRE CORONAVÍRUS

  • Use materiais impressos em pontos estratégicos

Você até pode colocar no mural da empresa um cartaz sobre os cuidados com o vírus, mas para chamar mais atenção, colocar o cartaz em um lugar novo pode gerar mais curiosidade e dar visibilidade à informação.

Em geral, todos os colaboradores costumam ter contas de e-mail para receber comunicados internos e pode ser uma ótima ferramenta para enviar não só conteúdo de texto, mas o link de um vídeo, por exemplo. Existem sites como o da FioCruz com bastante informação sobre o tema e que podem ser linkados no e-mail para uma leitura mais detalhada de quem desejar.

  • Oriente os profissionais de limpeza

Não só o Coronavírus, mas diversos outros tipos de doenças podem ser transmitidas em locais de uso comum, por isso, não só durante esse período de alerta mas sempre, devemos manter os ambientes devidamente higienizados. Peça para seu time de limpeza lembrar de limpar corrimões, maçanetas e demais materiais que podem ajudar na transmissão do vírus.

Além disso, a garantia de um ambiente limpo é fundamental para questões como Dengue, pois um local limpo evita proliferação de mosquitos e outros insetos.

  • Use a intranet

Um outro canal muito importante para apresentar as informações sobre o Coronavírus dentro da empresa é a intranet. A forma como você vai divulgar na intranet depende das possibilidades que ela oferece, mas em geral um banner na página de entrada e uma página com os detalhes sobre o Covid-19 e como se prevenir, é a forma mais correta de se fazer.

Além dessas dicas para o Coronavírus, muitas empresas recorrem à palestras e mini-eventos sobre saúde e segurança do trabalho em meses como o Abril Verde, Outubro Rosa e Novembro Azul. Elas são de alta relevância para manter seu time alerta sobre a saúde individual e de seus familiares, bem como mostrar o respeito e a importância que a empresa dá aos seus colaboradores.

Aqui na Titânio fazemos a comunicação interna de vários clientes e possuímos expertise para te ajudar com a sua empresa. Entre em contato e veja como podemos te ajudar!