Black Friday no B2B: cinco estratégias para se inspirar

Black Friday no B2B: para aprender 5 estratégias para essa data, continue lendo o texto!

A Black Friday 2022 acontece somente no dia 25 de novembro, mas isso não significa que você deve deixar para planejar a sua estratégia de última hora. Enquanto profissionais de marketing, sabemos bem a importância de realizar o planejamento prévio, ainda mais se tratando de uma data tão importante para as vendas.

A Black Friday corresponde a uma ação promocional que tem como objetivo ampliar as vendas de mercadorias através de promoções para determinados produtos e serviços. Ela acontece uma vez por ano, geralmente na última quarta-feira do mês de novembro. A data, que surgiu nos Estados Unidos, ganhou força nas terras brasileiras recentemente.

Eventualmente ela foi introduzida no Brasil em 2010, com o objetivo de ampliar os lucros.  Assim, as empresas possuem o costume de antecipar a comemoração, por meio da Black Week. Porém, ainda apresenta alguns desafios no país, sobretudo no mercado B2B.

No caso das empresas B2B, a data de vendas não foi explorada de maneira satisfatória. Pois, apesar da decisão de compra ser mais lenta nesse modelo de negócio, as ofertas podem funcionar como um excelente gatilho.

Se você reconhece a importância da Black Friday para a sua empresa B2B, mas não sabe como usá-la, este texto foi feito para te ajudar. Boa leitura!

Black Friday: apenas fraude ou uma grande oportunidade de negócio? 

Promoções verdadeiras ou só farsa? A Black Friday parece não ter mostrado todo o seu potencial no Brasil. Uma pesquisa divulgada pelo site ‘Mercado e Consumo’ mostra que os consumidores apresentam uma certa “desconfiança” com relação à data.

Ela chegou a receber o apelido de “black fraude” por parte de consumidores, que desconfiam dos descontos. Além de trazer o risco de prejudicar a sua empresa com relação ao Procon, usar a data de maneira fictícia pode destruir a sua imagem com o cliente. É válido lembrar que seu negócio não precisa se limitar à redução do preço. 

A Black Friday também pode ser utilizada de outras formas. Uma sugestão é oferecer vantagens como maior prazo ou parcelamento para que a compra seja enfim concretizada. E o mesmo vale para empresas B2B.

Empresas B2B também podem se beneficiar da Black Friday?

Empresas B2B também podem se beneficiar com a Black Friday, desde que seja realizado um planejamento e estratégia adaptada. Confira algumas dicas:

Por que usar a Black Friday na sua estratégia B2B?

Esteja à frente dos seus concorrentes

Não é esperado que as empresas B2B realizem promoções de Black Friday. Portanto ao incluí-las em sua estratégia você surpreenderá o mercado e ficará em vantagem com relação aos seus concorrentes.

Potencialize os resultados da sua empresa

A data comemorativa traz um alto retorno sobre o investimento, isso significa que se tratam de ações que não exigem gastos absurdos e trazem bons resultados.

Se aproxime dos seus clientes

Cliente que é cliente adora uma promoção, seja B2B ou B2C. Ao utilizar essa data ao seu favor, você conseguirá gerar uma aproximação com seus atuais consumidores e retomar seu contato com outros que não chegaram a fechar a negociação.

Cases e estratégias para se inspirar: Black Friday B2B

Para te mostrar que empresas B2B podem fazer sucesso na Black Friday, trouxemos alguns cases de sucesso e estratégias para te inspirar. Confira!

  1. Amplie o seu Network: faça parcerias

É comum que marcas B2C realizem parcerias durante o Black Friday. E por que não aplicar a estratégia nas empresas B2B também? Além de ser uma maneira de ampliar o Network da sua empresa você também pode ter um alcance maior nas promoções e melhorar a experiência do seu cliente.

Avalie as possibilidades de parceria do seu negócio e busque empresas que ofereçam soluções que complementam a sua.

  1. Aposte na fidelização de seu cliente

A Black Friday é uma excelente oportunidade para você fidelizar clientes. Ou seja, fazer com que eles comprem mais vezes com a sua empresa.  Uma estratégia poderosa é oferecer descontos progressivos e condições especiais para empresas que realizarem contratos recorrentes com a sua.

Esta é uma maneira de aumentar o Live Time Value do seu cliente, garantindo que ela traga um maior retorno financeiro para a sua empresa. 

3. Mantenha seu cliente em constante expectativa

A gente sabe que as negociações no B2B são mais lentas. Uma sugestão é já manter o seu cliente atento de que o seu negócio oferecerá descontos de Black Friday.

A sua equipe de comunicação pode disparar e-mails para a sua base de contatos a fim de afirmarem promoções e divulgar algumas das promoções. Essa é uma excelente estratégia para aumentar as expectativas do seu público.

4. Se antecipe e revolucione: case do Mercado Livre

O Mercado Livre é uma empresa argentina responsável por oferecer soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas otimizem suas vendas. O empreendimento foi um dos primeiros no Brasil a aderir à Black Friday.

E as promoções não se limitam ao preço. Desde 2013 o grupo oferece as mais diferentes vantagens para os clientes na data como frete grátis e maior parcelamento. A empresa também fez investimentos focados em campanhas do  Google Search e Google Display, e teve um aumento de 46% das vendas em relação a 2012.

Se tratam de estratégias bastante úteis para o B2B já que o preço não é o único fator a ser levado em conta na negociação que geralmente é mais lenta. 

5. Case Flixel: aumento de 99% da receita

A Flixel é uma empresa de software responsável por desenvolver aplicativos para outras empresas. Ela teve um aumento de cerca de 99% da receita dela após oferecer um desconto de 30% no serviço durante a Black Friday.

Mas não foi somente o poderoso desconto que atraiu as outras empresas. O grupo investiu pesado em anúncios nas redes sociais e e-mails marketing para fazer com que os clientes ficassem sabendo da promoção.

EXTRA! Dicas para usar a Black Friday no B2B

Trouxemos também quatro dicas para te ajudar a montar a sua estratégia de Black Friday no mercado B2B. Confira!

Personalize suas vendas

Nem todo cliente é igual e sequer está na mesma etapa de compras. Ele quer se sentir especial. Você aumenta as chances  de fechar um negócio quando realiza ofertas direcionadas para a “dor” e o perfil do negócio dele.

 Por exemplo, se o seu cliente possui “dificuldade em encontrar um fornecedor que ofereça preços baixos para compras expressivas”, você pode oferecer descontos progressivos de acordo com a quantidade de material comprado.

Faça uso do Gatilho da Escassez

Os gatilhos mentais também podem ser aplicados em negócios B2B. Já que a Black Friday acontece uma vez ao ano,  o gatilho da escassez se encaixa perfeitamente.

Dessa forma é preciso produzir conteúdos que mostrem que é necessário que o seu cliente tome a decisão de compra rapidamente. Por exemplo, “Promoção limitada”, “Descontos

Construa uma rede de “follow-ups”

Como você bem sabe, uma das vantagens da estratégia é justamente a possibilidade de entrar em contato com empresas que não chegaram a fechar com a sua. A data é uma excelente oportunidade para você fazer com que eles retornem e avancem na jornada de compra.

Por isso, a sugestão é fazer com que esse grupo fique sabendo diretamente da sua promoção. A sugestão é retomar o contato através das redes sociais ou ligação. 

O mais importante de tudo: seja verdadeiro nos descontos

Você sabe que realizar promoções enganosas é considerado crime pelo Procon. Portanto, seja sempre verdadeiro nas suas ações de venda B2B. 

Aumentar o preço e reduzir drasticamente na semana dos descontos ou anunciar uma promoção sendo que o custo se mantém o mesmo são algumas das estratégicas condenadas e que podem destruir a reputação da sua empresa para as outras. 

Também fuja de descontos mínimos e que pouco fazem diferença no bolso das empresas. O seu cliente espera muito mais do que isso. Esteja sempre alinhado com o setor financeiro da sua empresa e avalie qual é a promoção mais rentável. 

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