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Inbound Marketing, Marketing

As principais diferenças entre B2B e B2C!

Se você chegou até aqui, é porque busca fazer um bom Marketing na sua empresa! Praticamente todos os negócios que existem hoje atendem demandas B2B ou B2C, siglas em inglês que definem o tipo de cliente que a sua empresa trabalha. Compreender esses dois é essencial para definir a melhor estratégia que será utilizada para alcance dos objetivos no seu negócio, vamos nessa?

O que é B2C?

O B2C ou Business to Client, pode ser traduzido como a relação CPNJ para CPF, ou seja, empresas que vendem produtos ou prestam serviços para o consumidores finais, pessoas físicas.

No geral, as vendas acontecem com frequência e por impulso, devido à vontade de consumo imediato. No entanto, há uma baixa fidelidade dos clientes e muita competitividade no mercado através do preço.

As suas principais características são:

✔ Mais escala;
✔ Menos valor agregado;
✔ Foco em status, realização pessoal e economia;
✔ Concorrência por relevância, influência e entretenimento;
✔ Compras baseadas em necessidades básicas ou emocionais; e
✔ Decisão rápida e individual.

Grandes exemplos de empresas concorrentes no mercado B2C e que atacam muito no preço, gatilho de escassez, urgência e muita propaganda para conquistar clientes são as Americanas, Magazine Luiza e Amazon. Já observou?

E o que é B2B?

Já o Business to Business, famoso B2B, pode ser traduzido como uma relação de CNPJ para CNPJ. São empresas que vendem produtos ou prestam algum tipo de serviço para outras empresas e/ou pessoas jurídicas, como por exemplo, um atacadista que fornece material para lojistas do varejo ou um fabricante de pneus que vende seu produto para montadoras de automóveis.

Nessa situação, os clientes são fiéis e fazem pedidos periódicos, as operações são mais criteriosas, demandam mais tempo e, geralmente, envolvem uma comercialização de grande volume.

Além do maior compromisso com qualidade, prazos e garantias, outras características importantes são:

✔ Menor escala;
✔ Mais valor agregado;
✔ Foco em técnica, eficiência e custo-benefício;
✔ Concorrência por inovação, certificação e reconhecimento;
✔ Compras baseadas em necessidades específicas e racionais; e
✔ Longa contratação, envolvendo uma ampla cadeia hierárquica.

No entanto, o que muitos negócios erram ao lidar com esse mercado é que, por mais que seja uma relação empresa x empresa, isso não é sinônimo de uma relação fria e robótica. Por trás das empresas existem pessoas e, a principal diferença desse tipo de relação, é que você não precisa convencer apenas uma pessoa, mas geralmente uma equipe ou um time de sócios. Mas mesmo assim são pessoas, não esqueça disso!

Tomemos como exemplo, a Agência Titânio!

Nós, da Agência Titânio, trabalhamos no modelo B2B, considerando que fornecemos nossos serviços de Marketing Digital para outras empresas, como aeroportos, escolas, indústrias, dentre outros.

Identificar com quem sua empresa fala é imprescindível para toda a comunicação e estratégia de Marketing que será realizada. Nós traçamos estratégias para nossos clientes tanto no segmento B2B quanto B2C, sempre atentando à peculiaridade comportamental de cada público.

Precisa de ajuda com a construção da estratégia de Marketing para sua empresa? Para mais informações e contratação de serviços, entre em contato conosco e fique ligado nas nossas redes sociais que sempre estamos trazendo conteúdos e novidades.