Se você quer saber sobre Linkedin B2B, continue lendo o texto!
Quantas vezes você já ouviu a frase: “tenho Linkedin, mas não faço a menor ideia sobre como usar?”. Muitas, não é mesmo? Afinal, ao abrir um negócio, o mais comum é criar um perfil no instagram e direcionar todos os esforços para essa rede social.
Não investir no Linkedin pode fazer com que muitas oportunidades sejam deixadas de lado pela sua empresa, sobretudo quando se fala sobre B2B.
Com mais de 260 milhões de usuários ativos todo mês, o Linkedin é considerado a maior rede profissional em todo mundo, mas isso não significa que as pessoas acessam somente para procurar empregos.
Uma pesquisa divulgada pelo Opinion Box em 2021 mostrou que os usuários utilizam a rede social de maneira diferente das demais. No geral, eles a utilizam muito mais para acompanhar conteúdos do que para realizar publicações.
Cerca de 51% dos entrevistados relatam que utilizam o Linkedin para ler artigos. Enquanto isso, 32% nunca sequer fizeram publicações na rede. E isso significa que nesta plataforma, a concorrência é menor?
Não necessariamente. Ter um perfil ativo nesta rede social te colocará à frente dos seus correntes. Mas, o seu conteúdo precisa ser estratégico para que tenha destaque e atinja o seu público alvo.
Se você reconhece a importância do Linkedin para a sua empresa B2B, mas não sabe como usá-lo de maneira estratégica, não se preocupe. Este texto te ajudará a compreender a rede social e como utilizá-la. Boa leitura.
O que é e como surgiu o Linkedin?
A ideia de criar uma rede profissional online surgiu nos Estados Unidos, por parte de Reid Hoffman, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly e Konstantin Guericke. Ela foi criada com o objetivo de unir e conectar profissionais.
O Linkedin foi ao ar pela primeira vez em 5 de maio de 2003, com cerca de 350 usuários, convidados dos idealizadores. Com um ano, a rede já contava com mais de um milhão de usuários.
A partir de 2007, mudanças no Linkedin levaram à maior popularização dele. Atualizações permitiram o uso de fotos de perfil e a criação de chats para que as pessoas conversassem sobre temas de interesse.
O Brasil é o terceiro país com maior número de usuários cadastrados no Linkedin em todo mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Índia. Dados publicados pelo Voitto mostram que 30% das empresas não contratam colaboradores que não estão presentes na rede social.
Linkedin B2B: ótima taxa de conversão
Muito além do que um espaço para que as pessoas procurem empregos e realizem Networking, o Linkedin pode ser uma poderosa ferramenta para que você divulgue o seu negócio.
Dados do próprio Linkedin mostram que a rede social é considerada o melhor lugar para encontrar conteúdo de qualidade para 91% dos executivos de marketing. A conversão de leads na rede social chega a ser 277% superior do que o Facebook e o Twitter. Cerca de 80% dos leads dos profissionais de marketing B2B vem da rede social. Consegue compreender o impacto dela para o seu negócio?
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Por que investir no Linkedin na sua estratégia de marketing B2B?
Campeã quando o assunto envolve aquisição de leads qualificados, o LinkedIn deve estar presente na sua estratégia de marketing para empresas B2B. A rede social apresenta, dentre suas características, um público extremamente segmentado, sendo a principal plataforma digital que possui as vendas, negociações e relações comerciais como foco.
Com uma página corporativa, a sua empresa consegue investir em anúncios, publicar conteúdos de relevância com frequência, captar potenciais clientes , manter o relacionamento com pessoas que se interessam pela empresa e muito mais.
Confira abaixo algumas das principais vantagens de usar o Linkedin nas estratégias de marketing para empresas B2B.
– Aumente a credibilidade da sua empresa com o Linkedin B2B
Dados da própria rede social mostram que 3 em cada 4 usuários colocam o Linkedin como uma fonte confiável de informações sobre empresas e áreas de negócio.
Enquanto uma rede social focada no profissional, o Linkedin é o espaço ideal para que você compartilhe o modelo de negócio e o valor que as suas soluções podem acrescentar ao segmento da sua empresa, bem como seus cases de sucesso, aprendizados e destaques da sua organização, ao passo que muitas vezes o Facebook e o Instagram atuam como vitrines de um produto.
– Tenha visibilidade entre seus compradores:
Uma pesquisa conduzida pelo próprio Linkedin, que contou com mais de 500 profissionais de vendas e compradores B2B no Brasil e no mundo, mostrou que os compradores do B2B brasileiros possuem 2,7 vezes mais disposição para interação digital do que para conversas tradicionais de vendas.
Além disso, cerca de 80% dos entrevistados afirmaram que sempre ou com elevada frequência seguem os clientes em potencial em suas redes sociais profissionais e estão mais predispostos a usar a rede social como principal fonte de dados.
Esses dados mostram que estar presente no Linkedin aumenta a visibilidade da sua empresa entre os compradores e reforça a importância da produção de conteúdos relevantes para atraí-los.
– Faça contratações de maneira dinâmica
Além de ser uma poderosa ferramenta para que você se comunique com as empresas clientes, o Linkedin também pode te ajudar a encontrar funcionários altamente capacitados.
A rede social apresenta uma maneira de conhecer os interesses e habilidades dos profissionais de maneira muito mais dinâmica do que os currículos tradicionais, além de ser um espaço bastante estratégico para a divulgação das vagas, já que muitos dos usuários estão em busca de emprego.
Como usar o Linkedin na minha estratégia de marketing B2B?
Como você bem sabe, as estratégias de marketing para empresas B2B são desenvolvidas de uma maneira bastante particular. O público alvo é geralmente bastante conhecedor sobre o negócio e costuma pesquisar bastante antes de tomar a decisão de compra.
O Linkedin é o espaço ideal para você demonstrar credibilidade e conhecimento sobre o produto que vende. Confira abaixo algumas dicas sobre como desenvolver um planejamento estratégico nesta rede social.
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Personalize a página do seu negócio de maneira atrativa
O visual é a primeira coisa que chama a atenção dos usuários ao visitar a sua página e é fundamental que ela seja bastante atrativa e esteja bastante ligada aos valores da sua empresa. Não se esqueça de manter as informações sempre atualizadas.
Além disso, use palavras-chave de relevância na descrição da página e em todo o texto da página para melhorar a classificação da sua página.
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Não perca o hype: adapte seu conteúdo às novas tendências
Engana-se quem pensa que o Linkedin não é espaço para conteúdos virais. Eles também podem ser readaptados para esta rede social e o perfil da sua empresa.
O ideal é que você puxe o gancho para o lado profissional que de certa forma se relacione com o seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa vende lentes, e a personagem de algum filme que está em alta precisa utilizar uma lente especial que a sua empresa fabrica, você pode produzir um conteúdo falando sobre esse tema.
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Sempre interaja com outros perfis
Não basta apenas produzir conteúdos relevantes. Você também precisa interagir com os seus seguidores. Esteja sempre de olho se alguma empresa ou colaborador te mencionou e seja receptivo na resposta. Essa atitude mostrará que a sua empresa está sempre aberta ao contato e interação com outros perfis.
Além disso, é fundamental que a sua equipe de comunicação esteja preparada para gerenciar comentários ou posts negativos sobre a sua empresa.
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Use o LinkedIn Ads
Assim como o Facebook e o Instagram Ads, o LinkedIn também apresenta uma ferramenta de campanha e anúncios pagos. Boa parte dos formatos usados são conteúdo patrocinado, InMail patrocinados e anúncios de texto. O uso de Video Ads também aumentou na plataforma. Confira abaixo como cada um funciona.
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Conteúdo Patrocinado: É o mais comum. Corresponde a um post que aparece no feed com um orçamento de publicidade.
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InMail patrocinado: Permite que seu conteúdo chegue diretamente ao público através de mensagens pessoais personalizadas.
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Anúncios em texto: Exibidos na parte superior ou direita do feed dos usuários que tem como objetivo gerar leads.
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Anúncios de vídeos do LinkedIn: reprodução de vídeos de maneira automática no feed dos usuários.
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Monitore seus dados
Você já sabe que, para garantir que o conteúdo que você produz está sendo realmente estratégico, é preciso monitorar. Assim como as demais redes sociais, o LinkedIn também te dá acesso sobre informações relacionadas ao engajamento na sua empresa, como visitantes na página, curtidas, acesso e etc.
Além disso, o LinkedIn também oferece informações que ajudam a identificar seu público alvo e produzir um conteúdo direcionado para ele.
Nós, da Agência Titânio, estamos há mais de 14 anos no mercado oferecendo soluções digitais de qualidade para nossos clientes. Temos uma equipe de redes sociais altamente capacitada e disposta a turbinar o Linkedin da sua empresa.
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