Com o mundo digital que temos hoje, é preciso reinventar e modernizar o endomarketing. Através de campanhas motivacionais, entendendo a importância do colaborador como um cliente interno essencial para o sucesso da empresa, você pode melhorar ainda mais os seus resultados. O endomarketing digital é uma forma de usar não só as novas tecnologias, mas o novo comportamento dentro das empresas com as redes sociais, smartphones e demais recursos que a internet nos proporciona.
O endomarketing digital é mais fácil e rápido de ser aplicado. Diferente dos meios tradicionais onde gastava-se muito com brindes e material impresso, o endomarketing digital torna a comunicação interna ainda mais dinâmica e efetiva. Seu colaborador já tem uma vida digital, a comunicação interna com ele também precisa ser online.
Confira algumas ferramentas para aplicar o endomarketing digital na sua empresa:
Intranet
Muitas empresas já utilizam a Intranet, mas de fato o mais importante é que ela seja funcional e útil para os colaboradores da empresa. Além de ser usada diariamente por eles, a Intranet deve ser uma ferramenta que interligue todos os departamentos da empresa, gere uma economia com a diminuição do uso de telefones e de impressão de documentos, facilite na divulgação interna de produtos ou serviços e nas pesquisas de opinião com os colaboradores. Também utiliza-se a Intranet para criar um ambiente empresarial mais organizado e dinâmico, fortalecer a identidade corporativa, entre outros benefícios.
Grupos de Facebook
Atualmente com o uso diário do Facebook, a criação de um grupo interno da empresa nesta rede social é uma grande solução para tornar a comunicação interna mais simples e efetiva. A Best Buy, empresa americana de eletrônicos, investiu nessa solução tendo uma grande adesão e diminuindo a rotatividade de colaboradores significativamente.
Whats App
Em muitas empresas existem setores que não tem acesso a computadores ou internet, não conseguindo interagir de maneira apropriada com uma Intranet. Um grupo interno para informações gerais, ou um canal para uma ouvidoria, favorece muito na interação independentemente do setor e pode atualizar sobre os acontecimentos da empresa de forma prática e bem funcional.
Blog interno
Um blog interno para artigos de interesse de seus colaboradores e que propiciariam um melhor entrosamento, com temas sugeridos por eles mesmos sobre o que gostariam ou se interessariam em saber mais. Além de poder convidá-los para escrever sobre assuntos que dominam para se sentirem ainda mais importantes e integrados com a empresa.
Web Tv
Muitas empresas utilizam até hoje os antigos murais internos impressos para informar seus colaboradores. Com a Web TV, sua empresa tem uma TV corporativa interna, com praticidade e dinamismo para divulgação de materiais como: notícias, eventos, palestras, campanhas, entre outros tipos de informações internas.
Vídeos
Os vídeos são uma ótima forma de modernizar e animar o seu conteúdo, podem ser postados na Intranet, em um canal corporativo do youtube, nas redes sociais internas ou na Web TV.
E-mail marketing
Com o uso diário do e-mail, o e-mail marketing se tornou uma ótima maneira para uma melhor comunicação interna. Dessa forma, é possível segmentar os e-mails apenas para aquelas pessoas que você deseja mandar e ir evoluindo em linhas de interesse de assunto, além de gerar e-mails personalizados.
E-books
Os livros digitais, ou e-books, são excelentes fontes de informação para os colaboradores. Atualmente é de extrema importância que a equipe de vendas esteja integrada com a equipe de marketing. Dessa forma é interessante fornecer materiais, como o e-books, com conteúdo das ações de marketing feitas pela empresa, com o intuito de atualizar e informar aos interessados. O e-book também pode ajudar a criar uma cultura organizacional da empresa na medida que unificam informações, acontecimentos e valores.
Aplicativos mobile
Podem ser criados aplicativos de uso exclusivo interno para a troca de informações importantes entre os membros das equipes. Essas informações serão vistas de forma rápida e prática, aproveitando o uso dos smartphones. Os smartphones, que são tidos como vilões por algumas empresas, podem se tornar um facilitador para uma melhor integração e funcionamento das equipes.
Outras soluções como enquetes, ferramentas de automação de marketing e até o seu próprio site também podem ser usadas para otimizar a sua campanha motivacional interna.
Então, comece a investir no endomarketing digital e perceba rapidamente a melhoria dos resultados alcançados!