Muitas vezes passamos mais tempo no trabalho que em casa, por isso é importante levar a sustentabilidade para lá também. Como empresa, você deve mostrar preocupação com o meio ambiente e incentivar a sua equipe a fazer a diferença em prol da preservação do ecossistema.
O que é sustentabilidade
Sustentabilidade é a capacidade de sustentar ou conservar um processo ou sistema. O conceito aborda a maneira que devemos agir em relação a natureza, e fazer o possível para não prejudicá-la.
De um tempo para cá, a situação do planeta tem se agravado em relação aos recursos naturais. Devido às várias palestras e campanhas, iniciativas de empresas privadas e do próprio governo, a sociedade finalmente está se conscientizando e exigindo mudanças de hábito em prol do desenvolvimento sustentável.
Há três tipos de sustentabilidade:
Sustentabilidade social
Baseada sempre no bem-estar da população. Possui intuito de fortalecer as propostas de desenvolvimento social, acesso à educação, cultura e saúde.
Sustentabilidade Empresarial
Estratégias de empresas voltadas para sustentabilidade. Ações e produtos sustentáveis na área empresarial ganham destaque e o gosto dos consumidores.
Sustentabilidade Econômica
Gestão adequada dos recursos naturais, com o objetivo de atingir o crescimento econômico, o desenvolvimento social e melhora da distribuição de renda.
Entenda a aplicação da sustentabilidade como vantagem para o marketing da empresa
As pessoas estão cada vez mais conscientes do peso ecológico e social de suas escolhas, e por conta disso, escolhem adquirir produtos de quem possui o mesmo pensamento que elas. Sendo assim, empresas que querem manter a competitividade devem corresponder às expectativas dos consumidores, valorizando o desenvolvimento sustentável.
Uma boa forma de começar a pensar em como mudar a maneira que a sua empresa age com a natureza é observando como outras já fazem isso, por exemplo:
Natura
- Utiliza somente ingredientes seguros segundo os critérios mais atuais da ciência internacional;
- Não realiza teste de seus produtos em animais desde 2006;
- Também não compra insumos ou ingredientes que tenham sido testados em animais.
- As embalagens unem estética e funcionalidade buscando gerar menor impacto ambiental possível. Para isso, priorizam o uso de materiais reciclados pós consumo e de origem renovável.
Unilever
- Ajudam 1,24 bilhões de pessoas a melhorar a própria saúde e higiene;
- Mais da metade das matérias-primas agrícolas, como óleo de palma, papel e chá é obtida de fontes sustentáveis;
- Melhoram a vida de milhões de pessoas por meio de iniciativas como programas para pequenos proprietários rurais e pequenos varejistas.
As metas estipuladas com objetivo de não prejudicar o meio ambiente são crescentes, essas e outras empresas costumam estipular o que pretendem fazer até tal ano (normalmente é o ano seguinte) e assim trabalham bastante para atingi-las. Um exemplo interessante é a The Body Shop.
Até 2020 eles pretendem…
- Assegurar que 100% dos ingredientes naturais sejam rastreáveis e de origem sustentável, protegendo 10.000 hectares de floresta e outros habitats;
- Reduzir anualmente o impacto ambiental em todas as categorias de produtos;
- Desenvolver projetos inovadores, para buscar ingredientes pioneiros que provenham de zonas de biodiversidade e ajudar a valorizar essas áreas.
Por onde começar a mudança?
Reavaliar os processos da sua empresa, rever o consumo de energia e a emissão de gases poluentes, incentivar a reciclagem, fazer a gestão do lixo, reaproveitar ao máximo os materiais que são utilizados e buscar alternativas que agridem menos ou não agridem o meio ambiente são os primeiros passos. São simples e rápidos de realizar a mudança.
Saiba que essas medidas podem e devem ser realizadas por empresas de qualquer tamanho e segmento. Separamos 3 dicas que podem ajudar:
- Use bastante a luz natural das janelas – Economize no gasto da luz e torne o ambiente mais agradável.
- Reutilize papel – Evite ao máximo imprimir coisas banais (como e-mails) e utilize o verso das folhas para rascunho.
- Implemente a Coleta Seletiva – Coloque as 4 lixeiras nos ambientes mais utilizados na sua empresa.
- Coloque algum ponto de sustentabilidade – Algo como coletores para descarte de óleo de cozinha, cartuchos e pilhas. Assim, vai atrair as pessoas que acreditam que pequenas ações fazem sim a diferença.
É importante pensar na comunidade onde sua empresa atua e ajudá-la. Outra ideia interessante e que vai fazer o bem é ser parceiro de ONGs que tenham o propósito parecido com o de seu negócio e incentivar o trabalho voluntário entre os funcionários.
Mas lembre-se que nem tudo é Marketing. Sua empresa precisa fazer isso por ela mesmo, pelos colaboradores e pelo meio ambiente. Empresas que utilizam ações sustentáveis somente para o marketing sempre são descobertas por clientes e depois mal-vistas por eles, principalmente por aqueles que realmente são adeptos às causas ambientais.
Por fim, procure comunicar e atrair apoio para ações que visam o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, lembrando que uma marca sustentável é uma marca com potencial de competitividade e espaço no mercado.