Tendências de Marketing Digital para 2019: O que vem por aí?

Todos os anos, novas tecnologias, ferramentas e comportamentos surgem, se intensificam ou desaparecem. O foco do Marketing Digital, porém, permanece o mesmo: atrair a atenção do seu público, entender suas necessidades, reforçar o relacionamento e atender suas expectativas.

Por isso, é sempre importante estar atento ao que está acontecendo para se manter relevante. Confira a seguir algumas tendências do Marketing Digital para 2019:

 

1- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A cada ano, novos avanços são feitos na área da Inteligência Artificial. Os chatbots, por exemplo, já são utilizados por diversas empresas. A tendência para é que, nos próximos anos, a Inteligência Artificial possa ajudar os gerentes na análise de grandes volumes de dados, identificando padrões de comportamento e consumo.

A Inteligência Artificial poderá atuar em diferentes papéis,  como examinar bancos de dados e identificar potenciais clientes, monitorar conversas em rede sociais para criar relatórios sobre pontos fortes e fracos da concorrência ou identificar oportunidades de vendas (social listening) e estratégias de personalização mais aprimoradas.

 

2 – CHATBOTS

Os chatbots, robôs que conseguem interagir com o cliente em aplicativos de conversa, vinham ganhando espaço em 2018 e devem continuar a crescer no próximo ano. Diversas páginas de Facebook e alguns sites de empresas já utilizam o recurso.

É possível configurar os chatbots para responder perguntas corriqueiras, como: “quando meu pedido irá chegar?” e “como faço para alterar a forma de pagamento?” e, dessa forma, desafogar a área de SAC. Assim, esses profissionais podem atender com mais atenção e eficiência a questões mais complexas.   

Os chatbots podem, também, auxiliar o cliente a escolher entre diversos produtos e serviços por meio de perguntas padrão ou até mesmo realizar vendas automatizadas, dependendo de sua complexidade.

Já falamos de chatbot aqui no blog.

 

3 – TRANSMISSÕES AO VIVO (LIVES)

O vídeo continua sendo o formato mais envolvente no meio digital, e os vídeos ao vivo devem continuar a crescer em 2019. As empresas podem se beneficiar das transmissões ao vivo para fazerem cobertura de eventos de lançamento, feiras, entrevistas, demonstração de novos produtos, sessão de tira dúvidas, entre outros.

Além disso, as transmissões ao vivo podem ser um ponto inicial para a criação de diversos outros conteúdos. Aquilo que foi transmitido pelo vídeo pode gerar recortes para um podcast, post em blog e pílulas para redes sociais.

 

4 – INDO ALÉM DOS GRANDES INFLUENCIADORES

Os influenciadores digitais continuarão a ser importantes para as grandes marcas. Porém, pequenos negócios e empresas locais também podem contar com o apoio de personalidades do meio digital.

Em 2019, deverá crescer a estratégia de se utilizar os micro influenciadores, pessoas que não têm enorme quantidade de seguidores, porém possuem influência mais autêntica e eficiente em pequenos nichos ou em determinadas regiões. Esses influenciadores locais são mais compatíveis para empresas menores, com atuação mais segmentada.

 

CONCLUSÃO

O ano novo trará oportunidades e desafios, portanto aproveite o fim de 2018 para avaliar sua estratégia e se preparar para um 2019 de bons resultados. E para ficar sempre por dentro das tendências do Marketing Digital, adicione o blog da Titânio nos seus favoritos e acompanhe nossos posts.