Quer ficar por dentro das tendências do marketing digital para 2023? Continue lendo o artigo!
O Marketing Digital está em constante mudança. As novidades aparecem e são renovadas de forma acelerada, enquanto o mercado tenta se adequar a todas as tendências. Com os consumidores cada vez mais exigentes e atentos, as ações de marketing estão ainda mais ousadas.
Porém, para as empresas que desejam gerar identificação e melhores resultados, o melhor caminho ainda é utilizar estratégias personalizadas para o seu nicho. Com a construção de mensagens relevantes para o seu público-alvo, a captação e retenção de clientes se torna mais efetiva.
Por isso, o Marketing Digital tem se tornado cada vez mais importante para o sucesso dos negócios.
De acordo com o relatório The CMO Survey de 2022, 67,9% dos profissionais de marketing nível sênior, sentem que as suas funções aumentaram a importância. O marketing atingiu um novo patamar nas empresas.
Separamos as três tendências do Marketing Digital para a sua empresa bombar em 2023.
Se você é do segmento B2B, leia nosso texto e Descubra como aplicar as tendências de Marketing Digital de 2023 na sua empresa B2B!
Boa leitura!
1.Marketing 5.0 – A nova onda do Marketing
Segundo a Global Interconnection Index (GXI), mais de 50% dos empresários irão focar no fortalecimento de novos modelos de negócios digitais em 2023, melhorando o ecossistema, cadeia de valor e plataforma de marca, fortalecendo seus sistemas para evitar falhas, crises e danos na reputação.
Junto com essas mudanças, o fortalecimento do Marketing 5.0 promete aquecer o mercado. Essa novidade possui três características revolucionárias para o mercado e que chegam para mexer com as estratégias das empresas.
Marketing Ágil:
A prioridade passa a ser o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços com base nos insights dos consumidores. Esse processo também pode ser chamado de ciclos ágeis, sprints ou entregas faseadas
Marketing preditivo:
O marketing passa a utilizar de vez os dados para entender e prever as tendências no comportamento do consumidor
Data driven:
Qualquer campanha e novo conteúdo precisa ser baseado em dados e análises estratégicas
2.Marketing de Influência
De acordo com a HootSuite, 43% dos brasileiros já realizaram uma compra motivados por alguma ativação do Marketing de Influência. Utilizar influenciadores digitais em campanhas online é uma estratégia que existe há anos e vem ganhando força. Porém, o formato está mudando e os digitais influencers deixaram de ser “garotos propagandas” e passaram a ser embaixadores das marcas.
Por isso, é cada vez mais importante que as empresas tenham cuidado na hora de selecionar os representantes da sua marca. É essencial que o influencer tenha valores que coincidam com os da empresa e, claro, que façam sentido para a sua própria imagem.
Por falar em influenciadores…
Antes, os conteúdos produzidos pelos influencers eram mais livres, mas o perfil mudou e agora a palavra-chave é planejamento. O público-alvo está mais exigente e atento às estratégias das marcas.
Por isso, uma forte tendência para o próximo ano é o investimento em influenciadores com um menor número de seguidores, também chamados de micro ou nano influencers. Esses perfis possuem um forte engajamento e performance e trazem um custo-benefício muito maior, além de garantir um bom resultado para as marcas.
Se você ainda não está convencido sobre o uso de influenciadores em sua marca, leia nosso artigo e saiba mais sobre Marketing de Influência: conheça a importância dessa estratégia para o seu negócio.
3.CRM de forma estratégica
Através das preferências de cada cliente, as empresas conseguem personalizar os conteúdos das mensagens, estratégias de vendas dos produtos e até mesmo segmentar por geolocalização, sexo e idade.
O Customer Relationship Management ou CRM, é um forte aliado para quem quer bombar suas vendas e fortalecer seu relacionamento com os clientes em 2023. A ferramenta proporciona a previsão das necessidades dos consumidores e o aumento das vendas segundo as suas estratégias.
Ao usar o CRM é possível fazer a automação de marketing, o mapeamento da jornada do cliente, além da melhoria do relacionamento, a integração de marketing e vendas, segurança de dados (muito importante para não cair na Lei Geral de Proteção de Dados) e identificação de oportunidades.
TikTok x Instagram: qual plataforma dá mais engajamento?
O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas do mundo. Em 2022, os os anunciantes dos Estados Unidos chegaram a investir US$ 2,23 bilhões na plataforma voltados para Marketing de Influência.
Porém, de acordo o The Wall Street Journal, a rede social da Meta está com queda no engajamento e visualizações do Reels, causadas pelo Tiktok.
De acordo com o documento “Creators x Reels State of the Union 2022”, o engajamento do Reels diminuiu cerca de 13,6% em setembro de 2022. Essa queda seria relacionada ao reaproveitamento de conteúdo do Tiktok para o Reels.
Ainda que os vídeos reciclados do TikTok diminuam o engajamento dos conteúdos, como o chefe do Instagram, Adam Mosseri, avisou aos usuários, muitos ainda reaproveitam os vídeos com a marca d’água da rede social vizinha.
Outro ponto preocupante para o Instagram são as horas gastas pelos usuários nos aplicativos: enquanto no Tiktok o montante é de 197,8 milhões de horas por dia no aplicativo, no Instagram é de apenas 17,6 milhões.
Embora o Insta possua um número superior de usuários, eles gastam muito mais tempo assistindo os vídeos curtos do TikTok.
Instagram possui maior confiança das empresas
Porém, ainda que o engajamento geral do Instagram tenha diminuído no último ano, a confiabilidade que o aplicativo passa para as empresas ainda é maior. Por estar consolidado no mercado há mais tempo e ser mais conhecido pelos anunciantes, as empresas preferem investir valores maiores na plataforma.
Outro fator importante é o público já estabelecido pela rede social, os formatos e linguagens mais amplos. Esses pontos auxiliam na fidelização dos usuários e na certificação das marcas com os resultados e confiança dos clientes.
A clusterização, ou seja, a possibilidade de direcionar as publicações para públicos bem segmentados também é um forte aliado do Instagram. O TikTok ainda não possui essas questões bem definidas e acaba enviando os conteúdos para o público mais jovem, que também é maioria presente na rede social.
As ativações para a rede social de vídeos curtos também custam mais caro para os investidores e é um fator decisivo para as empresas. Até o momento, o TikTok oferece esse serviço de maneira mais simples, diferente do Meta e Google, que se ligam a diversas plataformas de gerenciamento.
Estratégias para atrair público para as suas redes sociais em 2023
O mercado digital está super aquecido. Separamos 3 dicas importantes para que você inove em seu segmento e saia na frente da sua concorrência no início do ano!
1.Search Engine Optimization (SEO) –
Você já utiliza seu site para ranquear as primeiras posições dos buscadores com o uso de palavras-chave? O SEO é um conjunto de técnicas que foca na melhora da posição de seu site nos resultados de busca orgânica, ou seja, não patrocinadas.
Dica: Analise a qualidade de seu conteúdo, a estrutura do site e a relevância da página para a palavra-chave pesquisada.
2.Marketing de conteúdo –
Essa é uma das estratégias mais certeiras e que, com certeza, vai continuar tendo relevância em 2023! O Marketing de Conteúdo cria e distribui conteúdo importante e que ajude as pessoas a tomarem decisões de compra.
É essencial ter um plano de conteúdo bem definido para que se compreenda o público-alvo, o tempo de campanha e a forma de distribuição.
3.Marketing de Comunidade –
Esse tipo de estratégia ajuda as marcas a fortalecerem a relação com seus clientes, fãs ou simpatizantes, criando uma relação de confiança e interação.
Uma das vantagens é que é possível ter um canal direto de comunicação com o público-alvo, ou seja, as marcas podem falar e entender as necessidades dos consumidores, criando uma relação mais próxima com os clientes.
Dica: compreenda qual o real objetivo de sua empresa. Defina quais os canais de comunicação são os mais eficazes para alcançar seu público e a partir disso, como é possível alcançá-lo.
EXTRA: Podcasts continuam sendo tendência para o próximo ano
Pesquisa realizada pelo Spotify, intitulada “Culture Next”, revelou que os podcasts vieram para ficar e com certeza serão uma das tendências do marketing digital para 2023!
O objetivo do estudo foi entender de que forma esse novo formato de produção de conteúdo influencia na cultura e nas gerações Millennial (26 a 40 anos) e Z (11 a 25 anos).
A pesquisa revelou que as duas gerações buscam conteúdos que enriqueçam suas vidas, tragam bem-estar e equilíbrio. Além disso, eles também possuem um papel importante: agora, além de consumidores, também fazem parte do time de co-criadores e curadores de conteúdo.
Um dado interessante revelado pela pesquisa, foi que os podcasts são um ambiente eficaz para os anúncios: 41% dos 9 mil ouvintes que fizeram parte do estudo, afirmaram confiar mais nos anúncios se os escutarem durante um podcast e 81% confirmam que realizaram alguma ação após escutar uma ativação de marca durante o programa.
É um fato: o Marketing Digital é um mundo imenso e com espaço para todos. Porém, aqueles que sabem desbravar esse mar e utilizar de todos os seus recursos com mais sabedoria, conseguem se destacar.
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O texto que fizemos sobre Black Friday no B2B: cinco estratégias para se inspirar pode ser útil para você!