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Marketing

7 erros que todo profissional de marketing deve evitar

O profissional de marketing, como já sabemos, precisa saber um pouco de cada área – tecnologia, redação, design – para se diferenciar no mercado e apresentar um trabalho de qualidade. Como tem costume de lidar com muitos clientes, colaboradores e indiretamente com o público externo, atenção dobrada em alguns aspectos é importante para que dê tudo certo em seu projeto.

Apesar da facilidade de aprendizado da maioria dos profissionais de marketing, ele também precisa passar por diversos desafios em sua carreira para obter sucesso. Mas assim como em outras profissões, há algumas coisas que podem ser feitas para evitar que algo dê errado e te atrapalhe futuramente.

Separamos alguns erros que apesar de comuns, ocorrem com frequência entre os profissionais e podem ser evitados.

1 – Achar que sabe tudo sobre seu cliente

Achar que sabe tudo sobre o cliente é um erro bem comum não só do profissional de marketing, mas também de outros profissionais que lidam com o público ou fazem materiais para o cliente, como designers, redatores, comercial/vendedor e até mesmo os donos das empresas.

É importante ouvir os seus clientes e entender que cada um deles tem uma dor diferente a ser resolvida. Uma particularidade em sua demanda que a empresa precisa entender para atender e superar expectativas.

Portanto, nunca deixe de perguntar algo porque “acha” que sabe o que seu cliente pode querer. Faça pesquisas de mercado, ouça os feedbacks dos seus clientes e tente extrair do time comercial possíveis objeções que seu cliente tem na hora de decidir pelo seu produto ou serviço.

2 – Ignorar os dados

Muita gente não gosta de números e muitos profissionais de marketing entram nesse grupo, mas os dados são muito importantes em nossa profissão e por isso não devemos ignorá-los de maneira alguma. Precisamos saber coletar e interpretar os dados dos nossos sites, redes sociais, campanhas de e-mails, etc.

Somente com essas informações teremos como fazer ações melhores, até porque, como você vai melhorar os resultados se não sabe onde está errando? Se não sabe o que funciona e o que não? Quem vai te dar esse direcionamento são os números! 

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar nessa coleta de dados, algumas gratuitas como o Google Analytics e outras pagas como o SemRush.

3 – Fazer somente o mesmo que a concorrência

O famoso “todo mundo está fazendo, vamos fazer também” não pode ser uma regra na área de marketing. Inovar pode ser o caminho para deixar de ser mais um no imenso mercado de marketing, e se tornar criador de um novo mercado/segmento.

Sair na frente em termos de ações de marketing, novos produtos e novas estratégias é um ponto crucial para um profissional de marketing que quer se destacar no mercado.

4 – Não mensurar o retorno das ações

ROI (Return Of investiment) ou, em português, Retorno do Investimento é um termo bem conhecido, mas ainda gera muita dúvida nos profissionais de marketing. O ROI é o que vai provar para a diretoria o valor das ações que estão sendo realizadas. 

O ROI pode ser calculado com a fórmula abaixo:

ROI = RECEITA – CUSTO
           _______________
                       CUSTO

Com base no ROI é que será possível saber se a ação que está sendo realizada, está gerando resultados positivos para a empresa. 

Não se prenda a métricas da vaidade como likes e seguidores, analise dados de retorno dos investimentos que estão sendo realizados (valores de mídia no Google, Custos com produção de material, custo de mão de obra e etc.), veja qual canal gera mais valor ou mais venda para sua empresa.

5 – Não planejar

Planejamento é crucial em qualquer área. Financeiro, gerenciamento de projetos, engenharia e por aí vai, mas ainda é possível ver muito profissional de marketing pulando a etapa do planejamento e indo direto para a ação.

Deixar de planejar evita uma série de imprevistos que com algumas horas de planejamento seriam previsíveis e evitáveis. 

Além disso, planejar permite pensar melhor as ações e articular a integração entre elas a longo prazo. Se você faz ações isoladas em recorrência e sem planejamento, seu cliente não identifica sua marca, isto é, você não cria um posicionamento sólido junto ao seu cliente.

6 – Esquecer do público interno

Nós como profissionais de marketing aprendemos a pensar em como encantar o cliente, mas poucas vezes nos lembram que parte ou talvez a maior parte desse encantamento vem de dentro da empresa e não somente das ações externas que fazemos.

Seu time comercial precisa estar em sintonia e saber as ações de marketing que estão na rua. Sua área de atendimento precisa saber quais promessas suas campanhas estão fazendo e quais expectativas seu cliente tem em mente.

Cada vez mais, ferramentas de automação de marketing como Sharpspring e RD Station ajudam na integração entre time de marketing e vendas, inclusive dando informações do time de vendas para o time de marketing, como quais originados por ações de marketing clientes fecharam.

7 – Não se aperfeiçoar tecnicamente

Não tem como fugir, para ser um profissional de marketing de ponta você precisa estar sempre em atualização e isso não quer dizer ter conta na nova rede social que está todo mundo falando, mas também conhecer ferramentas, novas metodologias e estratégias de marketing, entender conceitos e principalmente conhecer o comportamento do seu público.

Como eles se comportam nas redes sociais ou como fazem busca no Google e como você deve operar as ferramentas para obter o melhor resultado em uma ação de Google Ads ou Facebook Ads. Ser um profissional de marketing é estar em constante atualização, assim como os serviços que costumamos oferecer, em sua maioria modernos e com o que há de melhor no mercado.

Como citado no começo do post, um profissional de marketing precisa, cada vez mais, saber o básico sobre coisas como HTML, integração entre ferramentas e manuseio de ferramentas de edição de vídeo e imagem.

Agora que você já sabe os erros que não pode cometer, veja se as ações de marketing digital da sua empresa estão sendo bem realizadas em menos de 5 minutos. Baixe o nosso checklist de marketing digital.

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