Todo fim de ano é parecido: um ciclo termina, mas começam os planos, expectativas, previsões e desejos para o próximo. No Marketing Digital ocorre fenômeno semelhante. Os especialistas podem até não ter superstições e dispensar as sete ondas, mas das previsões e expectativas ninguém abre mão.
Veja a seguir o que promete ser tendência em 2018. Será que essas promessas vão se concretizar ou serão iguais a algumas resoluções que ficam só na intenção?
1 – Aumento das buscas por voz e por imagem
Você já usou um “Ok, Google” no seu celular Android e se impressionou com a capacidade do aparelho entender exatamente o que você disse e ter te poupado da digitação? Já passou um tempo brincando de fazer perguntas a Siri no iOS?
A consultoria Gartner identificou um aumento no uso de buscas por voz e também por imagens e vai mais longe: prevê que até 2021, marcas que adotarem esses recursos vão aumentar suas vendas online em 30%
Otimizar seu conteúdo para buscas feitas com assistentes como Siri, Alexa (Amazon) e Google Voice poderá aumentar a satisfação dos usuários e aumentar a taxa de conversão, estima-se.
2 – Chatbots vão dar o que falar
Inteligências artificiais capazes de atender as necessidades básicas de atendimento de um cliente, entregando informações precisas e economizando tempo tanto dos usuários quanto dos atendentes humanos. Parece coisa de ficção científica, mas já está acontecendo.
Os chatbots são a aposta para a área de atendimento e suporte ao cliente. A Garner, inclusive, estima que as marcas irão investir mais no desenvolvimento dos robôs inteligentes que em aplicativos tradicionais até 2021.
3 – A volta da realidade aumentada e fortalecimento da realidade virtual
Pokémon Go pode até ter sido uma febre passageira, mas a realidade aumentada e a realidade virtual estão em alta, apostam os especialistas.
A realidade aumentada é a técnica de se projetar elementos 3D criados no computador em ambientes reais. Já a realidade virtual diz respeito à construção de ambientes totalmente tridimensionais e imersivos, onde o usuário interage por meio de óculos especiais.
Basta ver os investimentos do Facebook no Oculus Rift, da Sony no PlayStation VR e da Microsoft nas Holo Lens, por exemplo, para confirmar que há grande interesse na tecnologia.
Em alguns eventos e ativações de shoppings, por exemplo, já é possível notar a presença dos óculos que imergem o usuário em um mundo virtual. Não vai demorar muito para marcas oferecerem um tipo diferente de experiência para seus clientes usando esses recursos.
4 – Real time Marketing
A combinação de oportunidades com análise em tempo real permite às marcas se conectarem mais rápido com seus consumidores nas mídias sociais. Saber aproveitar eventos e conteúdos que estão sendo discutidos no momento é o que tornará as marcas mais relevantes.
Alguns cases de sucesso incluem o desafio do balde de gelo e o mannequin challenge, em que muitas marcas entraram na brincadeira e desafiaram umas às outras. Mais um exemplo: a Pepsi aproveitou um grande evento com desfile de modelos de passarela lá fora para lançar sua latinha fina e a Starbucks promoveu uma nova bebida quente baseada numa previsão de frente fria que estava por vir.
5 – O povo não é bobo, abaixo a… fake news?
A Gartner prevê que as informações falsas tendem a aumentar e isso também criará novos desafios para as marcas. Será preciso monitorar mais de perto o que está sendo falado sobre sua empresa e em qual contexto.
Além disso, as marcas precisarão reforçar seus valores e comportamentos para que o consumidor não seja facilmente enganado por boatos.
Essas foram algumas das previsões mais interessantes para 2018 que encontramos. Para saber se essas expectativas irão se confirmar e ter um ano novo cheio de bons resultados no Marketing Digital, entre em contato com a Titânio. Será um prazer conversar com você e ajudar a melhorar sua estratégia.
* Previsões baseadas em artigos publicados pela consultoria especializada Gartner e pela empresa global de Marketing Digital, Talk Walker
Fontes:
https://www.gartner.com/smarterwithgartner/gartner-top-strategic-predictions-for-2018-and-beyond/
http://adnews.com.br/social-media/10-tendencias-para-social-media-em-2018.html