O termo cauda longa ou long tail, em inglês, é um conceito criado por Chris Anderson em 2004, que vem sendo bastante utilizado para gerar mais resultados positivos no mercado de marketing digital.
Explicando de forma rápida: palavras-chave mais genéricas, ou seja, termos mais objetivos como “Marketing Digital”, “inbound marketing” possuem mais demanda de busca e por conta disso ocorre uma maior concorrência para se ficar em primeiro lugar. Em contrapartida, é mais fácil ficar em primeiro no Google se utilizar keywords mais amplas, ou seja, com mais palavras no termo de busca, como “O que é marketing digital” ou “como aplicar inbound marketing na empresa”. Apesar de um volume menor unitário, quando somados, o total de buscas é equivalente.
Outro exemplo, vamos supor que você vende imóveis no Rio de Janeiro e suas palavras-chaves são “imóveis” e “imóveis no rio de janeiro”, assim você estaria lutando para aparecer em primeiro para pessoas que fizessem buscas com essas palavras, que são muito mais generalizadas e competidas.
Agora, se você coloca suas palavras-chave como “imóveis no rio de janeiro com 2 quartos” “imóveis para comprar no Rio de Janeiro” “imóveis para comprar na Barra da Tijuca”, são termos mais específicos, consequentemente a busca por essas palavras serão menores, porém te levarão a um público de qualidade, mais propenso ao ato da compra.
Quais os benefícios do uso de long tail keywords?
Atinge mais pessoas com intenção de compra
Conforme o visitante procura por um termo mais específico e aparece seu site como um dos primeiros no Google, você tem muito mais chances de ser o escolhido do que quando utiliza um termo genérico que te deixa mais abaixo na listagem. Provavelmente o visitante vai clicar no link já com intenções de resolver sua questão, ou seja, efetuar a compra.
Leads qualificados
Como dito no parágrafo acima, as palavras-chaves que utilizam o conceito de cauda longa, trazem leads mais qualificados para sua empresa. Porque ao pesquisar um termo bastante específico, as respostas vagas deixam de aparecer, isto é, eles vão clicar no seu link já sabendo que possui exatamente o que precisam.
Melhor qualificação no Google
Com apenas leads qualificados entrando no seu site e a maioria concluindo a compra, o Google começa a perceber que a rejeição dos visitantes é bem pouca, portanto qualifica seu site nas buscas.
Como escolher as melhores palavras-chave que vai usar na cauda longa?
Pesquise bastante
Antes de escolher sem fazer testes, pesquise bastante de acordo com o seu segmento e veja o que melhor funciona para a sua empresa.
Utilize seu Google Analytics e Search Console para te ajudar
Por essas ferramentas você consegue ter uma boa noção de quais palavras-chave de cauda longa você pode usar.
Sinônimos é uma ótima ideia
Seu desafio aqui é descobrir qual palavra o consumidor usaria para fazer a busca. Como nosso vocabulário é bastante extenso, é interessante sempre pensar em sinônimos. Por exemplo:
Emprego/ Trabalho
Carro/ Automóvel
As long tails keywords podem trazer um grande tráfego para o seu site, então é uma estratégia de marketing que vale a pena. Além, é claro, de ser um diferencial em um momento em que todos estão utilizando palavras básicas e genéricas, que possuem um custo mais caro e taxa de rejeição bem maior.
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