Segurança online: 5 passos para proteger meu site de invasões

rQuer saber mais sobre segurança digital? Continue lendo o texto!

Os crescentes ataques a sites e aplicativos têm aumentado significativamente os anseios e a procura por segurança online. Afinal de contas, quando não protegidos da maneira correta, esses sites podem se tornar alvo de ataques de criminosos virtuais, o que pode trazer severos danos ao seu negócio.

No dia 10 de dezembro de 2021, na iminência de uma nova onda da pandemia do Coronavírus no Brasil, o site do Ministério da Saúde do Brasil sofreu um ataque hacker e saiu do ar. Porém,  um mês após o ocorrido, muitos dados da plataforma não voltaram a funcionar e o site passou por um longo período de instabilidade.

Mas, engana-se quem pensa que essa onda de ataques virtuais é algo recente e que se limita a sites e aplicativos governamentais. Em novembro de 2021, o aplicativo para delivery de comidas iFood foi invadido e restaurantes tiveram seus nomes alterados na plataforma para termos de conotação política.

E o mesmo vale para sites empresariais que não apresentam e-commerce. Embora não realizem vendas de maneira direta, eles também armazenam dados de clientes e podem ser severamente prejudicados por invasores e devem investir em segurança. 

Vamos do começo…

O termo “segurança online” não se limita a ações de invasores, mas também à própria segurança do usuário durante a navegação do seu site.  Ou seja, algumas falhas na configuração dele podem fazer com que o Google entenda que o seu site não é seguro, fazendo com que ele caia em posições na ferramenta de busca e em alguns casos sequer permite que as pessoas o acessem. 

Sendo assim, garantir a segurança do seu site é essencial não somente para protegê-lo de criminosos, mas também para garantir que seus clientes tenham a melhor experiência nele.

Dessa forma, esse tema deve ser tratado com prioridade pela sua equipe de desenvolvimento web.

Se você entende que tornar seu site seguro é essencial para o seu negócio, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Este texto traz várias dicas para te ajudar. Boa leitura!

O que é e por que investir em segurança digital?

O termo “segurança digital” é usado para definir a prática de proteger sites e dispositivos contra ataques virtuais. Ela consiste no uso de tecnologias e ferramentas que preservam as informações da plataforma e seus usuários, além de monitorarem e bloquearem possíveis ameaças.

Esses invasores comumente aparecem disfarçados de propagandas e podem estar escondidos em arquivos e links que fazem o download de  vírus. Eles também se aproveitam de falhas de segurança identificadas no seu site para roubar dados e invadir sistemas.

Segurança digital x Cibersegurança x Segurança da informação: tem diferença?

Embora ambos os termos se relacionem com a procura por proteção de sistemas virtuais, existem diferenças entre segurança digital, segurança da informação e cibersegurança.

A segurança da informação aborda sobretudo três pilares:autenticidade, integridade e disponibilidade das informações.

Ao passo que o termo Segurança digital envolve o conjunto total das ações para garantir a segurança dos dispositivos, sistemas e redes.

Enquanto isso, o termo cibersegurança é mais complexo e abrangente. Ele possui dimensões técnica, econômica e social, criminal e de segurança nacional. Ele comumente possui uma conotação ligada a funções atribuídas ao Estado, como aplicação de leis de segurança digital.

Para evitar a confusão entre os termos, os países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) concordaram em fazer o uso da expressão “segurança digital” no lugar de “cibersegurança” para definir os esforços para garantir a proteção de aparelhos e plataformas, já que se trata de um termo mais popular na sociedade.

Muito além de invasões: por que seu site precisa ser seguro?

Como já foi dito, investir na segurança do site deve ser uma das maiores prioridades no momento do desenvolvimento dele. Muito além do que impedir a invasão de criminosos que podem desestabilizar a sua plataforma, essa proteção é essencial para garantir a melhor experiência do usuário no seu site.

Os sites que possuem um cadeado fechado ao lado da URL são considerados seguros. Mas esse requisito não é essencial somente para lojas virtuais, mas também para sites corporativos.

Em 2018, o Google definiu que segurança em sites passou a ser um fator de ranqueamento. Por isso, para que o seu site tenha maiores chances de ocupar as primeiras posições de busca, é essencial que ele seja considerado seguro.

Se coloque no lugar do seu cliente também. Sites que passam maior confiança e credibilidade aos usuários são mais propensos a realizar vendas de sucesso, não é mesmo?

Quais são os principais certificados que um site necessita para garantir a segurança?

Já sabemos que ter um certificado de segurança para o seu site é imprescindível por diversos fatores, inclusive não só por questão de segurança, mas nem todos os certificados são iguais. Para te ajudar na escolha do certificado separamos os principais do mercado.

Confira abaixo:

1. Validação de Domínio ou Domain Validated (DV SSL)

Sabe aquele cadeado que aparece na URL assim que se entra em um site? Ele é um sinal de que o site possui Validação de Domínio ou Domain Validated (DV SSL). Ele é verificado de forma automática, caso o domínio do site esteja de fato registrado e se a empresa que fez a solicitação do Certificado tem o direito de utilizá-lo.

2.  Validação da Organização ou Organization Validated (OV SSL)

O Certificado de Validação da Organização é voltado para e-commerce e prestadores de serviços online. Ele serve para autenticar o proprietário do site por meio de informações comerciais da empresa, provando que ela de fato existe.

3. Validação Estendida ou Extended Validation (EV SSL)

O certificado de Validação Estendida serve para validar os dados empresariais do seu negócio, como o CNPJ e o endereço.

Detalhes que fazem a diferença: cinco dicas para garantir a segurança do seu site

Além da obtenção do certificado de segurança (SSL), alguns detalhes na hora de criar o site e também o cultivo de certos hábitos são fundamentais para garantir a proteção e segurança do seu site. Confira abaixo!

  1. Atualize o Software/CMS e demais sistemas do seu site

O CMS corresponde ao Sistema de Gerenciamento de Conteúdo do seu site. Ele é um conjunto de funções que ajuda a gerenciar  o conteúdo de um site e deve estar sempre atualizado, assim como os demais sistemas do seu site.  É que muitas dessas atualizações são feitas para reduzir a vulnerabilidade do seu endereço virtual. 

Como você sabe, os hackers se aproveitam de qualquer brecha para invadir o seu site, por isso, é importante não adiar essas atualizações, por mais chatas que pareçam. 

Em suma, é fundamental também que você não espere a notificação chegar. Confira regularmente se há atualizações em seus plugins e dos demais sistemas ligados ao funcionamento do site.

  1. Tenha uma hospedagem segura

Por mais que você se esforce para garantir a segurança do seu site, possuir uma hospedagem de baixa confiança pode tornar o seu site bastante vulnerável.

Para evitar problemas, escolha com bastante cautela a hospedagem do seu site. Procure referências, consulte opiniões de pessoas que já usaram e avalie se as vantagens oferecidas por ela são adequadas para a segurança que você pretende ter. Busque também opiniões de quem trabalha na área de desenvolvimento de sites, por fim. 

  1. Faça a troca constante das suas senhas

A senha que você utiliza para acessar a área administrativa do seu site não pode ser qualquer senha. O ideal é que ela seja complexa e tenha números, letras e caracteres especiais.  Acima de tudo, não use dados óbvios como o seu nome e data de nascimento.

Uma sugestão também é usar diferentes logins e senhas para acessar diferentes pontos do seu site e realizar trocas com frequência.

  1. Não se esqueça do sistema de backup

O backup é uma cópia da segurança de todos os arquivos que foram utilizados ao longo da construção do site e atualizações.

Bem como, manter uma rotina de  backup é fundamental para evitar que grandes volumes de atualizações não sejam encontrados e também para recuperá-las em caso de ataques e invasões.

  1. Tenha um detector de malware

O termo “Malware” é usado para classificar qualquer software que é usado para danificar sites e aparelhos tecnológicos. Além de ser atingido, o seu site também pode ser o meio pelo qual o Malware infecta os celulares e computadores dos seus visitantes.

Existem programas anti-malware que detectam rapidamente arquivos maliciosos e te ajudam a eliminá-los antes de causar qualquer prejuízo para você e para seu cliente.

EXTRA: Contrate um bom desenvolvedor de site

A gente sabe como criar um site é uma tarefa trabalhosa, que exige muita cautela e não menos importante paciência. Alguns erros que passam despercebidos no momento da criação podem repercutir tempos depois com a invasão de criminosos digitais. 

Por isso, é recomendado que você contrate uma equipe de desenvolvimento de sites experiente e altamente capacitada para te entregar um site que ofereça total segurança para você e seus clientes. 

Nós da Agência Titânio estamos no mercado digital há mais de 13 anos. Neste período, temos entregado sites que garantem uma navegação segura e combatem invasores. 

Acesse nosso portfólio para conhecer os sites que já elaboramos e entre já em contato!

Gostou do conteúdo? O texto que fizemos sobre MetaVerso e Brand Persona pode ser bastante útil para você!