Um cenário comum nas empresas é a separação do time de marketing do time comercial. Apesar de, em tese, terem o mesmo foco, muitas vezes jogam de formas diferentes e sem entrosamento.
Com o crescimento da automação de marketing, é fundamental que o time de marketing esteja alinhado com o time de vendas, e isso não inclui somente com relação às ações que são realizadas, mas principalmente aos resultados que elas geram.
Hoje é possível monitorar toda a vida do cliente desde que ele era apenas um visitante no seu site. Esse monitoramento é cada vez mais necessário para obtermos otimizarmos as ações realizadas pelo time de marketing e vendas.
Quando não temos essa integração entre marketing e vendas, o time de marketing controla os acesso ao site com ferramentas como Google Analytics, envio e abertura de e-mails, likes e engajamento nas redes sociais, mas não sabe quantos desses acessos e interações se tornaram receita para a empresa. Ao mesmo tempo que o time de vendas vê o funil apenas a partir do momento de oportunidade de venda, sem saber o esforço feito para gerar essa oportunidade.
Com a integração entre os times e com ferramentas adequadas para o monitoramento de ponta a ponta, podemos analisar o funil por completo, mensurando desde quantos visitantes acessaram seu site até quantos desses se tornaram clientes.
Sabendo essa informação é possível calcular a taxa de conversão do site e outros canais, descobrindo assim quantos acessos você precisa para ter uma venda.
Com essa informação em mãos é muito mais fácil planejar o budget das campanhas, direcionar a verba nos canais certos e aumentar a receita da empresa através de ações de marketing.
Sabemos que o processo de integração entre os times pode ser complexo, mas ele precisa ser feito. Faz parte da evolução dos profissionais de marketing pensarem cada vez mais em aquisição de clientes e não apenas em pageview no site.
Seu time de marketing já está alinhado com o comercial? Na sua empresa já tem um controle de quantos acessos geram vendas?