Quer saber a diferença entre site responsivo e site mobile? Continue lendo!
É inegável a importância e o impacto que os dispositivos móveis têm no número de visitas aos sites. Desde 2016, o celular ultrapassou o computador e é a forma predominante de acesso à internet no Brasil.
Se sua empresa está pensando em criar um site que seja amigável aos celulares e tablets, já deve ter se deparado com esta dúvida: qual abordagem utilizar, criar um site responsivo ou um site mobile? Qual a diferença entre eles? É sobre isso que o artigo de hoje vai falar, confira!
Site responsivo e site mobile: entenda as diferenças
Site Responsivo
Um site responsivo se adapta a diferentes tamanhos de tela, desde um monitor com 20 polegadas, por exemplo, até celulares de várias resoluções e formatos.
No site responsivo, o seu layout se adapta dinamicamente de acordo com o espaço de tela disponível. É possível que um menu fique disposto em uma barra na horizontal no computador, que possui área de tela maior, enquanto no celular esse mesmo menu vire um ícone que, ao ser tocado, mostra as opções em uma lista na vertical.
Nessa opção, todo o conteúdo do site é exatamente o mesmo, o que muda é a disposição dos elementos, que serão organizados para se adaptar ao formato que melhor atende o dispositivo no qual está sendo visualizado.
Site Mobile
Já o site mobile é criado especificamente para os celulares e tablets. Normalmente, é um subdomínio do site principal, indicado pela letra m no começo do endereço (algo como m.agenciatitanio.com.br, por exemplo).
Como o site mobile é um site separado, é possível enxugar alguns elementos e informações e deixar apenas o que for essencial. Assim, o usuário tem um site mais objetivo ao acessá-lo pelo celular.
Optar por um site mobile significa que você terá dois sites: um para o computador e outro para dispositivos móveis. Isso às vezes é útil quando o layout do site para PC é muito complexo para simplesmente ser reorganizado em uma tela menor, como é o caso dos principais e-commerces.
Site responsivo e site mobile: qual a melhor opção para minha empresa?
Depende. Como falamos no exemplo acima, se seu site tem muitos recursos, páginas internas, seções e subseções, criar um site mobile, mais simplificado, pode ser melhor.
Além disso, se o seu site já está pronto, criar um site mobile será um processo mais prático. Afinal, como você irá criar um projeto novo, não precisará mexer no site que já está pronto.
Porém, se sua empresa está criando seu site do zero, a melhor opção é planejar layout e conteúdo que sirvam para qualquer dispositivo e, portanto, criar um site responsivo.
Na prática, para o usuário final, haverá pouca diferença na hora de acessar seu site. Para você, porém, é necessário pensar se vale mais mexer na estrutura do seu site para deixá-lo responsivo ou criar uma versão mobile à parte.
Agência Titânio tem 14 anos de expertise com Marketing Digital
A Titânio é uma Agência Growth Partner especializada em Marketing Digital. Estamos no mercado desde 2009, com mais de 200 clientes atendidos, possuímos um time multidisciplinar em constante atualização com as novidades e tendências do mercado.
Na construção e gestão de sites temos um nível de entrega diferenciado, com nosso Selo Titânico, onde fazemos a blindagem do WordPress, otimização de performance para nota acima de 90 no Google Page Speed, instalação de tags avançadas via GTM e muito mais.
Já produzimos mais de 350 sites para algumas das maiores empresas do mercado. Veja nosso Portfólio.
Queremos trabalhar com a sua marca. Fale com nosso time de Atendimento.