Phydigital: entenda o conceito e como garantir o engajamento do seu cliente

Um dos principais impactos da pandemia da Covid-19 nos negócios brasileiros foi o e-commerce. Somente em 2021, esse modelo de venda cresceu 27% e faturou R$161 bilhões, de acordo com a Neotrust. Essa nova realidade transformou o funcionamento de diversas empresas. Nesse contexto, o conceito de phydigital tem ganhado cada vez mais força.

Antes de tudo, é fundamental saber que a popularização das compras online não significou o fim das vendas presenciais. Um estudo da Citeo provou que 72% dos consumidores ainda preferem procurar um produto na loja física antes de realizar a aquisição via site. Essa prática, que recebe o nome de showrooming, evidencia a importância das empresas realizarem a integração entre as vendas online e offline.

Tendência entre consumidores

Portanto, a busca de um caminho híbrido de compras é tendência entre os consumidores. Essa realidade inclui a mistura entre as vantagens do comércio eletrônico, como a praticidade, e a experiência presencial, como o contato físico com o produto a ser comprado.

Essa integração entre os dois modelos requer investimentos pesados em tecnologia. Ele deixou de ser um diferencial para as empresas e se transformou em necessidade. É uma mudança que envolve os mais diferentes setores e capacitação de profissionais.  Prova disso é uma pesquisa realizada pelo The Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da Microsoft, que indicou que a transformação digital avançou em cerca de 72% do mercado de trabalho.

A partir disso que surge o conceito de phydigital. Ficou curioso para saber o que é essa tendência e como aplicá-la na sua empresa? Se a resposta for sim, esse texto foi feito para você. Boa leitura!

O que é Phydigital?

O conceito de Phydigital comprova que o online de maneira alguma se sobrepõe totalmente ao offline. A palavra representa a junção de physical (físico, em inglês), com digital. 

Ou seja, como o próprio nome diz, essa noção reforça a importância não de migrar totalmente para o digital, mas de entender a realidade de maneira híbrida. E potencialmente expansiva.

Não é difícil encontrar empresas que estão inseridas no phydigital e se adaptaram a essa nova exigência dos consumidores. Algumas lojas de roupa online, por exemplo, possuem um provador virtual que simula o corpo do comprador para que ele avalie se o produto ficará bom nele. A possibilidade do cliente pagar a conta via aplicativo em um restaurante também é um empreendimento.

Nesse sentido, é essencial desenvolver estratégias voltadas para o phydigital para que continuem alcançando seus clientes e captando novos leads. Além de avanços tecnológicos, adaptação e expansão devem caminhar lado a lado nas ações de venda de sua empresa. 

Como exemplo de empresas que aplicam o phydigital, podemos citar a Amazon, que oferece tantos livros em formato físico quanto na versão digital, com o Kindle. Dessa maneira, o e-commerce consegue captar os dois tipos de público de acordo com a preferência.

Por que o Phydigital é uma tendência importante para o seu negócio?

O Phydigital é uma tendência de omnichannel que pode trazer diversas vantagens para o seu negócio. Confira algumas:

  1. Personalização do atendimento ao cliente no phydigital

A gente sabe que nem todo cliente possui as mesmas características. Baseado nisso, adotar uma estratégia que mescle elementos online e offline pode aprimorar e personalizar o seu atendimento ao cliente.

Um exemplo sutil dessa ação diz respeito aos restaurantes que oferecem para clientes tanto a opção de delivery quanto para retirada. Afinal, existem consumidores que reclamam do preço das entregas e dos aplicativos que as fazem, enquanto que outros preferem a comodidade de receber o alimento em casa.

  1. Otimize seus serviços

É fato que os avanços tecnológicos foram responsáveis por promover a agilização dos processos.  Mas isso não significa que você precisa deixar de lado o contato físico com o seu cliente. Muito pelo contrário. 

O phydigital conecta soluções do negócio ao cliente. É um recurso totalmente integrado, que oportuniza o surgimento de novos padrões de relacionamento com o seu cliente. 

É o que as academias proporcionam ao desenvolverem aplicativos onde os clientes podem acessar os treinos e verificar as cargas a serem usadas nos aparelhos. Dessa maneira, esses estabelecimentos otimizam o trabalho dos instrutores ao mesmo tempo que oferecem mais praticidade para os frequentadores. 

  1. Fidelize seus clientes 

Um empreendedor sempre quer que o seu cliente retorne mais vezes para a sua loja. Não é mesmo? Dessa forma, ao promover soluções eficientes e inovadoras, desde que planejadas, você otimiza e aperfeiçoa a jornada de compra do seu público-alvo. 

Quando o seu cliente tem uma experiência positiva, é fato que as chances de que ele realize uma nova compra são maiores. Além disso, ele também terá o seu empreendimento com referência e provavelmente realizará a indicação para outros consumidores semelhantes.

Um exemplo que pode ser citado é o caso da marca de roupas Farm. A empresa usa os dados dos clientes para oferecer descontos tanto em lojas físicas quanto presenciais no mês do aniversário dele. Assim, esses consumidores são informados sobre a promoção através de diferentes veículos como SMS, Email, aplicativo. 

  1. Aumente sua visibilidade

Como já vimos, o Phydigital está extremamente ligado a uma estratégia omnichannel. Quando você amplia e diversifica a maneira como se comunica com o público alvo, você acaba por atingir um maior número de pessoas. 

Dessa forma, é possível ampliar a visibilidade da marca e atrair mais consumidores. 

Uma dica importante é atrelar essas novidades a seus pontos de contato com o seu público e estar sempre fazendo a divulgação através das redes sociais ou em contato direto com ele. 

Como conseguir engajamento com o phydigital?

Algumas dicas simples podem ajudar a sua empresa a conseguir engajamento através do phydigital. Veja:

Conheça as dores do seu público

O óbvio também precisa ser dito. Você não pode desenvolver uma estratégia nova sem conhecer seus consumidores e do que eles precisam.

Ou seja, é preciso realizar pesquisas para entender o perfil de compra de cada público e entender como cada experiência pode ser aprimorada. 

Treine a equipe da sua marca para o novo

A transformação para o Phydigital não envolve somente a equipe de comunicação da marca. Trata-se de um trabalho em conjunto, que exige o alinhamento estratégico e operacional do time inteiro.

Então, é preciso investir na capacitação e integração dos colaboradores para que efetuem os novos processos de maneira colaborativa e de alta performance. Também treine os líderes para que comuniquem as novidades de maneira transparente e estejam dispostos a ajudar o novo público.

Conheça as ferramentas

Existem diferentes ferramentas que podem te ajudar a aplicar o phydigital no seu negócio. E você precisa conhecê-las para saber qual é a mais indicada para o seu modelo de negócio. Confira abaixo:

Realidade aumentada

A realidade aumentada consiste na permissão de que informações ou itens digitais interfiram no mundo real. Um exemplo é o uso de QR Code para descontos ou informações.

Wearbles

É representado pela utilização de acessórios, como relógios e óculos inteligentes, para monitorar o comportamento de usuários. Por exemplo, o Apple Watch que permite a integração com o celular do usuário e também o monitoramento de informações de saúde dele.

Reconhecimento facial com o phydigital

Bastante conhecido pelo público e utilizado por bancos e equipamentos governamentais. Protege as informações dos clientes de hackers.

Case de sucesso phydigital: Tesco Homeplus: a “Netflix” em forma de mercado

Uma rede de supermercado sul coreana inovou na maneira como atende os clientes. 

Entao, ao notar que seus consumidores passam boa parte do dia trabalhando e não possuem ânimo ou tempo para ir ao mercado, a Tesco Homeplus criou uma espécie de “Netflix de supermercados”.

Eles também perceberam que os clientes passam boa parte do dia em deslocamento do trabalho para casa. De tal modo, a empresa envelopou estações de metrô das cidades com imagens de produtos em prateleiras. Assim, as pessoas conseguiam realizar as compras com QR code e recebiam os produtos em casa.

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O texto que preparamos sobre Como usar dados de inteligência artificial no marketing B2B? pode ser interessante para você. Continue acompanhando nosso blog!