Persona é a metodologia de segmentação de mercado que consiste na criação de um “personagem” ou uma personificação do seu cliente ideal. Enquanto no público-alvo trabalhamos de forma mais ampla, na criação de uma persona precisamos ser mais específicos. Quando fazemos, por exemplo, o conteúdo para um blog corporativo, precisamos definir uma persona, ou seja, a pessoa que queremos atrair e impactar com o conteúdo.
Apesar de ser muito explorada nas estratégias de Inbound Marketing, as personas não são exclusivas para essa área. Podemos usar personas em diversas estratégias digitais sejam elas B2B ou B2C.
Um ponto importante é criar a sua persona com base em dados reais de comportamento e características demográficas dos seus clientes.
Na definição de persona você pode incluir atributos como “desafios do cliente que a empresa pode ajudar a resolver”, “soluções que devem ser oferecidas para a persona”. O objetivo é ter uma persona detalhada para que possamos direcionar as estratégias da forma mais certeira possível.
Para melhor entendimento e diferença entre persona e público-alvo, criamos dois exemplos:
Público-alvo: Homens e mulheres, de 25 a 40 anos, namorando/noivos/casados, renda mensal média entre R$ 3.000,00 e 5.000,00, que tenham o hábito de jantar em restaurantes nos finais de semana.
Persona: Camila tem 30 anos, é casada e sem filhos e adora apreciar uma boa comida. Opta por jantar em restaurantes da sua cidade nos finais de semana e conhecer novos sabores. Busca na internet informações e referências de restaurantes e pratos típicos.
Veja que a persona fica mais claro qual tipo de conteúdo vai atrair o cliente, qual tipo de material e informações devem ser produzidos dentro da estratégia para atingir essa pessoa no momento que ela esteja buscando na internet.
Você pode ter mais de uma persona na sua empresa, mas tome cuidado para não virar uma população inteira. Ter muitas personas vai acabar dificultando o foco na sua estratégia e ao invés de ajudar vai afastar você dos resultados desejados.
Como usar uma persona na sua estratégia de marketing?
Conforme comentado acima, a persona não é exclusivo para o Inbound Marketing, ela pode ser usada em qualquer estratégia que envolva produção de conteúdo, seja ele blog, redes sociais, e-books ou outros materiais.
Para usar a persona de modo correto na sua estratégia de marketing digital é importante ter entendido o seu cliente ideal e ter criado a persona com dados que direcionem o conteúdo que será ofertado na internet.
No inbound marketing, por exemplo, você vai usar a persona ou Buyer persona para caminhar com ela no funil de vendas durante a jornada de compras.
Sabendo qual a dor da sua persona, o comportamento dela e as características, você consegue atrair ela com conteúdos mais amplos e oferecendo novos conteúdos mais detalhados até chegar no momento de oferecer o seu produto ou a solução para a dor dela.
Para que o uso da persona seja correto é importante que todos os envolvidos na estratégia e produção de conteúdo estejam cientes da persona, isso inclui o time de mídia, pois eles precisam ofertar o material nos canais que essa persona vai buscar as informações.
Você pode usar sua persona divulgando materiais no blog da sua empresa, fazendo guest post, em redes sociais e até e-mail marketing.
Se você precisar de ajuda para montar a sua persona ou como aplicar na sua estartégia, entre em contato conosco.