Para descobrir mais sobre estratégias de endomarketing, continue lendo o texto!
Não adianta se você possui o melhor produto do mercado, mas não tem pessoas dispostas a vendê-lo. O sucesso do seu negócio está diretamente relacionado à performance do seu time.
Em outra palavras, colaboradores engajados se empenham fielmente na entrega de melhores resultados.
Ou seja, você precisa aprender a se comunicar com a sua equipe também. Entender o que o seu colaborador precisa, como ele enxerga o próprio trabalho, bem como quais são seus medos e desejos. Estes são passos fundamentais para garantir uma comunicação interna eficaz e transparente.
E por falar em comunicação interna eficiente, engana-se quem pensa que o marketing deve ser direcionado apenas para os clientes. Assim como os seus compradores, os seus funcionários também precisam de motivação e podem ser grandes propagandistas da sua marca.
Nesse sentido, o endomarketing entra para potencializar os resultados da sua empresa através da motivação do seu time. Ele consiste em um projeto em conjunto entre o setor de RH e a equipe de marketing.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é endomarketing e como essa estratégia pode alavancar os seus resultados, não se preocupe. A Equipe Titânio preparou um texto sobre esse assunto.
Boa Leitura!
O que é endomarketing?
Cada vez mais em alta no mercado, endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para as ações internas da sua empresa. Esta estratégia fala diretamente com os seus colaboradores e tem como principal objetivo melhorar a imagem interna do seu negócio.
Assim como seus clientes, os seus funcionários também podem se tornar divulgadores da sua marca. Quando engajados, eles também são “fidelizados”, o que diminui a rotatividade do time.
Sendo assim, o endomarketing resulta de uma ação conjunta entre a equipe de RH e o setor de marketing da sua empresa.
Seja por meio da pesquisa de clima organizacional ou demais atividades, o RH deve ter em mente quais são as necessidades e principais indagações dos seus funcionários. Ou seja, com o “plus” da criatividade e visão estratégica do time de marketing, deverão ser pensadas ações frequentes que aumentem a motivação.
Não há uma frequência padrão dessas ações. Elas devem ser definidas de acordo com as necessidades dos colaboradores. Confira abaixo exemplos de ações de endomarketing:
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Realizar pesquisas de clima e satisfação a fim de entender os perfis dos integrantes do time;
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Providenciar capacitações de acordo com as necessidades do time;
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Desenvolvimento de ações de incentivo, promoção, reconhecimento e feedback para os funcionários;
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Otimização da comunicação interna;
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Promoção de campanhas voltadas para os colaboradores, para aumentar a sensação de pertencimento e retenção de talentos;
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Estruturar e monitorar estratégias de relacionamento entre os times.
Endomarketing x employer branding x comunicação interna: qual a diferença?
Endomarketing, employer branding e comunicação interna, apesar de interligados, são conceitos diferentes. Conhecido como “marca de empregador”, o employer branding visa somente o público externo, que tem como objetivo fortalecer a marca como um exemplo de marca empregadora.
Como o próprio nome bem diz, a comunicação interna se refere à prática de transmissão e compartilhamento de informações dentro do ambiente de trabalho usando canais internos. Assim, uma boa comunicação interna favorece a sensação de pertencimento do colaborador e aumenta a transparência das lideranças.
Já o endomarketing se refere ao conjunto de ações voltadas à motivação e empenho do time. Comunicação interna está dentro desse conceito. Com esses dois pontos alinhados, é possível desenvolver uma estratégia eficaz de employer branding para o público externo.
Por que aplicar estratégias de endomarketing na sua empresa?
Dados da Pesquisa de Benefícios, realizada pela fintech Onze em 2020, mostrou que 44% dos 2,5 mil entrevistados asseguram que os benefícios oferecidos pela empresa em que trabalham é um dos principais motivos para se continuar no atual emprego.
Se nem quem trabalha ao nosso lado vê valor no serviço que oferecemos, imagina o nosso público? É preciso entender que os colaboradores são os primeiros “divulgadores” da empresa.
Confira abaixo como as estratégias de endomarketing podem ser usadas ao seu favor:
1. Time mais produtivo e mais engajado
O endomarketing tem entre suas principais premissas a motivação dos colaboradores. Por meio de atividades que investem no bem estar do público interno, as pessoas se sentem mais valorizadas e mais empenhadas em entregar resultados satisfatórios.
2. Redução na rotatividade dos funcionários
Não é só o salário que pesa na permanência do colaborador na sua empresa. Um ambiente que preza pelo bem-estar dos funcionários tende a deixá-los mais motivados a permanecer no trabalho. Essa realidade reduz a rotatividade e evita a “fuga” de talentos.
3. Melhora no clima organizacional
Seja em home office ou em trabalho presencial, seu colaborador passa boa parte do dia dele se dedicando às atividades da sua empresa. Por isso, ele precisa estar inserido dentro de um ambiente de trabalho que seja agradável.
As estratégias de endomarketing influenciam de maneira positiva também no clima organizacional da empresa evitando o “climão” entre funcionários e fazendo com que os processos fluam de forma mais objetiva.
Como aplicar as estratégias de endomarketing na empresa?
A adoção de estratégias criativas não dão 100% de garantia de que os resultados virão. Assim como no caso dos seus clientes externos, você também precisa conhecer os colaboradores e a cultura da empresa em que você trabalha.
Confira abaixo dicas para elaborar um plano de endomarketing:
1. Entenda o seu público-alvo
Você precisa conhecer o seu time para que suas ações sejam mais diretas e eficazes. Quanto mais informações você tiver disponível, mais direcionadas serão as suas ações.
Conheça as características dos colaboradores. Permita que eles também falem o que pensam sobre a empresa: pesquise, pergunte, converse e escute até mesmo o que é dito nas entrelinhas.
2. Avalie a cultura organizacional da sua empresa
A cultura organizacional se refere ao conjunto de valores, crenças e posicionamentos defendidos por essa organização. Representa como ela deve ser vista.
Os colaboradores precisam estar alinhados a essa cultura, bem como as ações estratégicas. Avaliar a cultura organizacional significa ter em mente seus pontos fortes e fracos, e entender se os colaboradores se enquadram dentro dela.
3. Defina seus objetivos, planeje e execute
Já sabemos que qualquer ação de marketing traçada sem um objetivo concreto tem grandes chances de dar errado. Após levantar os problemas que devem ser resolvidos, desenvolva metas MENSURÁVEIS que você pretende alcançar.
Defina quais canais serão utilizados, quantos funcionários irão participar e qual a verba direcionada. Depois, é hora de partir para a ação.
4. Seja fiel às expectativas que você deposita nos seus funcionários
A confiança é a matriz dos melhores resultados. Suas estratégias precisam estar alinhadas às expectativas dos seus colaboradores. Por exemplo, se você promete que dará um aumento caso determinada meta seja batida, procure dar o valor com exatidão no lugar de estimular a imaginação com anúncios hiperbólicos.
5. Não se esqueça de mensurar seus resultados
Após a realização da ação de endomarketing, avalie se os resultados trazidos por ela estão de acordo com os objetivos que você traçou. Esta é a única maneira de saber se você está no caminho certo para aumentar a motivação dos colaboradores.
Se a resposta for não, identifique quais foram os erros e como evitá-los na próxima ação.
Endomarketing na prática: cases de sucesso
Aplicar estratégias de endomarketing não é uma atividade extremamente complexa. Com criatividade e planejamento é possível desenvolver atividades simples e direcionadas ao objetivo da empresa.
A empresa Merck, por exemplo, procurou a Agência Titânio a fim de desenvolver uma ação focada em ampliar o número de vendas por meio da bonificação dos funcionários. A estratégia desenvolvida pela agência ofereceu um prêmio de uma viagem para Disney, uma televisão e um tablet para os colaboradores que alcançassem o 1, 2 e 3 lugar no número de vendas respectivamente.
A ação desenvolvida pela Titânio trouxe bons frutos para a empresa. Ela estimulou o desempenho do time na busca pelo resultado esperado, além de ter alavancado as vendas na empresa.
Uma ação de endomarketing marcante desenvolvida por nosso time foi realizada na empresa Log-in. Em clima de natal, foi enviado para os funcionários um email para a montagem de paper toys personalizados para a impressão. O colaborador poderia enviar um paper toy para o outro, contendo mensagem de fim de ano.
Apesar de aparentemente básica, essa ação favorece o clima organizacional da empresa ao promover a troca de bonecos de papel entre as pessoas.
As estratégias de endomarketing citadas acima foram desenvolvidas em parceria com a Agência Titânio. Se você deseja saber mais sobre este serviço, entre em contato com a gente!