Marketing sazonal: Aprenda a usar as datas comemorativas de maio para o B2B

Marketing Sazonal: mulher com celular na mão

Dá para aplicar o marketing sazonal no B2B? Claro que sim!

As ações promocionais em datas comemorativas não devem ser exclusivas para o segmento B2C com campanhas de varejo. Antes de tudo, são diversas datas que o mercado B2B pode utilizar como oportunidade ao longo do ano e que servem para aumentar as vendas, melhorar as chances de atrair novos clientes e reforçar seu posicionamento.

Através da estratégia do marketing sazonal, as marcas podem promover ações estratégicas em datas comemorativas, como Dia do Trabalhador, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, favorecendo a sua empresa e engajando os clientes e as vendas.

Segundo levantamento feito pelo All INN, em parceria com a Opinion Box, 87% dos clientes preferem realizar as compras de forma online. Desses, 75% usam as redes sociais como mecanismo de busca para produtos e 74% usam o Instagram, Facebook e demais redes sociais para finalizarem as compras. Aliás, ainda de acordo com o levantamento, a expectativa é de que em 2023 as vendas online fiquem mais fortes.

 

Infográfico: Redes Sociais e Vendas Online

 

Além disso, com as redes sociais, é possível aproveitar as datas comemorativas para fazer campanhas de maneira mais frequente, orgânica e barata, impulsionando, inclusive, o consumo. 

Mas, fica a pergunta: como aplicar o marketing sazonal no B2B? 

 

Marketing sazonal: como aplicar no B2B

As empresas B2B podem aplicar o marketing sazonal de diversas formas. Mas, antes de tudo: tenha a certeza de que a data é relevante para o setor de atuação de sua empresa antes de sair comemorando todas as datas do calendário.

Por exemplo: se a sua empresa for ligada ao setor de segurança e vigilância, aproveite datas como o Dia do Aeroporto (31/04) para falar sobre a importância da implementação de câmeras de segurança nesses locais para a maior proteção dos clientes.

Redes sociais andam lado a lado do marketing sazonal B2B

Além disso, as redes sociais são aliadas fortíssimas nesse processo: de acordo com a pesquisa realizada pela Global Digital Overview, em 2020, os brasileiros passaram 3 horas e 31 minutos online por dia!  Mas, mesmo com todas as atualizações e mudanças nos algoritmos que as ferramentas ganharam nos últimos anos, ainda há muito campo para se explorar – principalmente no que tange o marketing sazonal no B2B. 

Porém, é óbvio: é essencial ter um planejamento prévio. Afinal, sabemos que os negócios B2B possuem um ciclo de negociação complexo e fechamento mais longo. Dessa forma, a abordagem precisa ser feita muito antes da data marcada; 

Ou seja, o ideal é preparar antecipadamente todo o planejamento do marketing sazonal e separar as datas mais importantes para a sua marca. Dessa forma, você consegue lançar uma abordagem que aumente a possibilidade do seu negócio ser melhor trabalhado, ainda que tenha um processo de decisão maior. 

Para se destacar diante de seus concorrentes e melhorar seus resultados, continue a leitura!

 

Marketing sazonal: Como planejar uma campanha para o B2B?

Diversas empresas já estão aproveitando as datas sazonais nas campanhas de marketing digital de suas marcas e promovendo seus negócios. Se você ainda não sabe como planejar uma campanha de marketing sazonal B2B, separamos 4 dicas essenciais. 

Encontre uma data de oportunidade para seu nicho

Primeiramente, para envolver o seu público em uma campanha de marketing sazonal, é importante escolher bem a sua data comemorativa. Sendo uma empresa B2B, essa definição é ainda mais significativa – o seu público tem interesse em datas como o Dia do Hambúrguer? 

Escolher datas de forma aleatória, sem um plano de ação por trás, só vai gerar gastos e investimentos desnecessários para a sua equipe. Busque por datas comemorativas que estejam ligadas ao seu serviço ou setor, como as datas sobre profissionais, por exemplo. 

Outra dica é comparar os períodos em que sua empresa apresenta um aumento no número de vendas ou até mesmo em que o tráfego do seu site apresenta um pico. Esses são indicadores interessantes para uma melhor elaboração de campanhas estratégicas.

 

Ações de marketing online e offline podem ter parceria

“É preciso tanta energia para desejar quanto para planejar”, essa frase de Eleanor Roosevelt, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, explica bem a importância de um bom planejamento. 

Ao não fazer o planejamento antecipado das ações de marketing de sua empresa, você não observa todas as nuances que podem ser aproveitadas em uma campanha de marketing sazonal. Para o B2B, é necessário planejar as estratégias milimetricamente – e com bastante antecedência à data!

Ou então, o que você terá nas redes sociais será um post isolado – sem que isso gere qualquer retorno para você.

Ao planejar corretamente as ações de marketing sazonal B2B, sua empresa passa a integrar ferramentas essenciais para um bom desempenho das campanhas. Afinal, por que investir apenas nas redes sociais, quando é possível englobar um conteúdo especializado para o blog, anúncios pagos, envios de e-mail marketing e outros canais de comunicação?

Tempo é dinheiro e, no marketing sazonal B2B, o planejamento é fundamental!

Assim, cada estratégia deve ser pensada antecipadamente, tendo em vista os melhores horários e dias de divulgação. 

Saiba a Diferença entre mídia online e offline para entender melhor os conceitos. 

Saiba qual mensagem você quer transmitir ao seu público com o marketing sazonal

Uma campanha de marketing sem uma mensagem clara é como um papel em branco. Se seu público não entender e não identificar qual o sentido da sua campanha, você não conseguirá alcançar o seu principal objetivo: os leads. 

No processo de planejamento de campanha de marketing sazonal B2B, considere a jornada do cliente e seu storytelling, o que você deseja que ele sinta, o CTA (Call To Action) que você quer incentivar), a sua mensagem central e o seu slogan.

Ao definir esses pontos, as chances de você atingir o seu objetivo são maiores. 

 

Separe uma verba para os anúncios

Se você já conhece um pouco sobre marketing digital, sabe que confiar na entrega orgânica das redes sociais é um pouco complicado. Por isso, para que seus resultados sejam melhores, o ideal é separar uma verba especialmente para a campanha de marketing sazonal. 

Mas, calma: não precisa anunciar em todas as redes sociais. Veja em qual rede social a sua persona está mais presente. Além disso, também não é necessário fazer isso em todas as campanhas. O ideal é que esses anúncios sejam feitos em datas comemorativas estratégicas, ou seja, que realmente tenham apelo para o seu nicho. 

Marketing sazonal em Maio: Dicas para B2B

Em Maio teremos três datas importantes para o marketing sazonal do B2B. Separamos elas para você.

Dia do Trabalho – 01/04

O Dia do trabalho, ou Dia do trabalhador, é o único feriado do mês de maio. Empresas do segmento B2B que falam sobre Segurança no Trabalho ou que atuam nesse nicho podem trabalhar essa data, oferecendo descontos em seus serviços para as empresas.

Além disso, é possível utilizar essa data em ações de endomarketing para motivar o time, seja através de coffee breaks ou momentos de descontração com a equipe. E sempre é importante lembrar aos colaboradores a importância deles para o bom funcionamento da empresa.

Lembre-se: quem trabalha na empresa é o maior defensor da sua marca!

Se você se interessou por esse assunto, leia nosso artigo sobre O poder do Endomarketing: saiba como as estratégias podem potencializar o resultado da sua empresa

Dia das Mães – 08/04

O Dia das Mães é uma data praticamente obrigatória para todas as empresas. O marketing sazonal B2B pode aproveitar essa data, que é mais voltada para o lado emocional, para humanizar as redes e apresentar seus colaboradores.

É uma ótima data para ser usada por empresas de brindes e produtoras de vídeos.

Dia Internacional da Família – 15/04

As empresas B2B voltadas para construtoras e empresas de engenharia podem lançar conteúdo especializado voltado para os diferentes formatos de famílias e como cada uma se adequa às residências, aproveitando essa data.

Além disso, as empresas B2B que desejam fortalecer as práticas de ESG com o público podem utilizar essa data. De acordo com pesquisa realizada pelo Economist Intelligence Unit (EIU), em parceria com a WWF, o público tem procurado mais por serviços sustentáveis, com um crescimento de 71% nos últimos cinco anos.

Ou seja, o público busca mais por empresas com responsabilidade social.

Para saber mais sobre ESG, leia nosso texto ESG e Marketing – Os consumidores estão mais exigentes com os posicionamentos das empresas

Como vimos, com planejamento e organização é possível aproveitar as datas de oportunidade e fazer excelentes campanhas de marketing sazonal B2B. Assim, a sua empresa se destaca em seu segmento e conquista novos leads – o que, no final do dia, todos nós queremos!

 

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