Você já ouviu falar sobre “Marketing de Influência”? Continue lendo o texto para descobrir o que é essa estratégia!
Se coloque no lugar do seu cliente: quantas vezes você já deixou de comprar um produto porque alguém que você confia falou que ele era de baixa qualidade? E quantas vezes você realizou uma compra após várias pessoas recomendarem? Como bem dizem por aí, não há propaganda mais direta e eficaz do que a boca a boca.
Se antes esse papel de recomendação era assumido por amigos, familiares ou programas de TV e revistas, uma nova profissão emergiu com a popularização das redes sociais: a de digital influencer.
Atualmente, esses produtores de conteúdo são “celebridades” virtuais, que costumam compartilhar a própria rotina e posicionamento com os seguidores que possui, gerando uma relação de proximidade e confiança.
Na maioria dos casos, esses profissionais estão dispostos a fechar parcerias com marcas e empresas que em muito se relacionam com o perfil dos seguidores deles. Essa estratégia de colaboração entre pessoas e negócios recebe o nome de Marketing de influência, e tem ganhado cada vez mais força no digital.
Marketing de Influência ganha força no mercado
Dados divulgados pela Forbes mostram que o mercado de influência cresceu 43% de 2020 para 2021 e hoje está em torno de R $13,8 bilhões. Para 2022, as perspectivas são ainda mais positivas, esperando que o setor valerá pelo menos R$ 15 bilhões até o fim do ano.
Independentemente de qual seja o setor do seu negócio, saiba que podem existir influenciadores capacitados e dispostos a falar sobre temas relacionados ou o próprio produto que você vende. E você só saberá quem são eles caso realize uma minuciosa pesquisa e estudo.
São muitos os benefícios oferecidos pelo Marketing de influência. Se você tem interesse em se aprofundar sobre o tema e aplicá-lo em sua empresa, este texto foi feito para você! Boa leitura.
O que é marketing de influência?
Como o próprio nome bem diz, o marketing de influência é uma estratégia que consiste na prática de ações voltadas em personalidades que influenciam potenciais clientes de uma marca, atuando de maneira positiva na decisão de compra dos clientes.
Tendo em mente que é naturalmente humano realizar compras de acordo com as indicações de familiares e amigos, o marketing de influência se fortalece na relação de “confiança” e “proximidade” estabelecida entre o influenciador digital e os seus clientes.
Na prática, o marketing de influência consiste em uma colaboração entre uma marca e um influenciador a fim de divulgar um produto. Ou seja, aumentar a visibilidade, conquistar novos clientes e se aproximar do público são alguns dos objetivos que se pretende alcançar com a estratégia.
Como funciona o marketing de influência?
Existem duas formas mais comuns de praticar o marketing de influência. Desse modo, elas seguem dois modelos de mídia bastante conhecidos: o de mídia paga e o de mídia conquistada. Confira abaixo como cada uma funciona dentro da estratégia.
Mídia paga
Os influenciadores são pagos para realizar as ações da marca. Porém, este profissional não funciona somente como um “garoto-propaganda”. Existe um alinhamento de propósitos, sobretudo porque a mensagem será divulgada nas redes sociais do influencer e não em veículos mais abertos como a TV.
Mídia conquistada
Há um envolvimento entre os influenciadores digitais com as marcas por meio de uma contrapartida não-financeira. Ou seja, eles acabam por aceitar por causa dos benefícios oferecidos pela empresa, que trazem resultados como visibilidade, acesso a eventos ou prestígios. É uma ação que comumente envolve também profissionais de RP.
Quais são as vantagens de utilizar o Marketing de influência na sua estratégia?
Uma pesquisa realizada pela NCSolutions mostrou que 92% dos consumidores demonstram maior confiança em recomendações feitas por indivíduos do que por marcas. Baseado na relação de confiança, o marketing de influência oferece inúmeras vantagens para a sua marca. Confira abaixo:
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Comunicação humanizada
Já não é segredo para ninguém que a antiga maneira de fazer publicidade, mais direta e invasiva, tem se demonstrado cada vez mais ultrapassada. O Digital Marketing Institute mostrou que 70% dos adolescentes confiam mais em influenciadores do que em celebridades.
Dessa forma, ao compartilharem seus perrengues no dia a dia, momentos na rotina e pequenos desabafos, os influenciadores digitais acabam por se mostrar como figuras humanas e menos engessadas, com problemas similares aos de seus seguidores.
Então, essas ações acabam por gerar um sentimento de proximidade e confiança entre o público e o influenciador. Assim, seu cliente será mais convencido a comprar seu produto por causa da indicação dessa personalidade.
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Maior alcance
É fato que o marketing digital revolucionou o comportamento dos consumidores. Dentro de suas redes de contato, eles estão sempre em busca de conhecer novos produtos e valores que possam transformar a vida deles.
E você já sabe que, quem não é visto no digital, não é lembrado. Essa regra também vale para o marketing de influência. Escolher para divulgar o seu produto um influenciador que está bastante alinhado com o perfil dos seus clientes pode trazer bastante visibilidade para a sua empresa em um canal que se difere das suas próprias redes sociais.
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Tenha uma audiência qualificada e engajada
No geral, os influenciadores digitais possuem um ramo bem segmentado, como é o caso dos blogueiros fitness, educativos, e de moda e beleza. De tal modo, a divulgação do seu produto acontece de maneira extremamente direcionada que já tem interesse em artigos do seu segmento.
Desse modo, fazer anúncios para um público segmentado aumenta as chances de conversão, já que as pessoas já demonstram um certo interesse no segmento. E você já sabe disso.
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Custos negociáveis e assertivos
Antes de tudo, uma das principais vantagens do marketing de influência é a possibilidade de negociar o preço com o influenciador digital ou até mesmo conseguir a divulgação através de permuta.
Conforme veremos adiante, você não precisa do influencer com mais seguidores, do mais caro, mas sim de um profissional que de fato dialogue com o seu público.
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Se faça presente em outros canais
O Marketing de influência é responsável por ampliar a presença da sua marca no digital não se limitando a divulgação do seu produto ou serviço apenas no perfil original do seu negócio.
Dessa forma, você consegue alcançar mais pessoas nas mais diversas plataformas.
Como aplicar o Marketing de influência na estratégia da sua empresa?
Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital você precisa ter um planejamento para garantir o sucesso da sua estratégia de marketing de influência. Confira abaixo o passo a passo:
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Defina seus objetivos no marketing de influência
Qual o efeito que você pretende alcançar com o marketing de influência? Mais seguidores? Divulgar um novo produto? Potencializar as vendas? Afinal, o objetivo definido é o que norteará todas as suas estratégias.
É preciso também que você tenha em mente o perfil do seu público e qual é o orçamento disponível para a campanha. Em suma, esses fatores são fundamentais para escolher os influenciadores digitais.
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Tenha a mensagem da sua campanha bem definida
Antes de entrar em contato com os influenciadores, é preciso identificar e definir a mensagem que você pretende divulgar com essa campanha. Ela depende bastante do seu objetivo e deve estar alinhada em sua meta.
E um brief explicativo é essencial para garantir o alinhamento do influenciador com o propósito da sua marca. Ou seja, quanto mais informações estiverem presentes, menores são as chances de ocorrer falhas na comunicação.
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Parta para a busca de influenciadores
Com as metas e público bem definidos, é hora de partir para a ação e escolher os influenciadores que melhor se adequam à sua campanha e ao público que você pretende alcançar.
É válido reforçar que não é somente o número de seguidores que importa. Os micro influenciadores, por exemplo, possuem entre 10 e 100 mil seguidores e são ótimas escolhas para quem deseja trabalhar com nichos bem específicos.
O contato com os influenciadores pode ser feito de maneira direta no direct, no instagram por exemplo, ou através da assessoria de imprensa quando se tratam de perfis maiores.
Existem ferramentas que podem te ajudar a encontrar os melhores influencers para a sua campanha. Algumas das mais famosas são Squid, BuzzSumo e Up Fluence.
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Acompanhe os resultados
Engana-se quem pensa que não é possível acompanhar uma estratégia de marketing digital. Você pode solicitar durante o acordo que o influenciador faça o envio das estatísticas do publiposts.
Também é importante reforçar que se trata de um trabalho em conjunto, de colaboração entre o influencer e a empresa, e é preciso respeitar a liberdade criativa dele.
Case de sucesso: Caio “Caloteiro” no Serasa
Participante do BBB 21, Caio Afiune ganhou fama de “caloteiro” após revelar que ingressou no reality show com muitas dívidas, causadas por um investimento mal-sucedido, e supostamente passou 28 cheques sem fundo.
Aproveitando o hype do apelido, o Serasa convidou o fazendeiro para realizar uma campanha publicitária. Nos posts, ele fala sobre a importância de se organizar financeiramente e fala sobre os serviços de crédito e renegociação de dívidas da Serasa.
A estratégia da Serasa tinha como objetivo falar de finanças de maneira didática e disseminar a informação de que o endividamento não deve ser tratado como tabu. A empresa também se aproveitou do sucesso da edição do reality, garantindo um amplo engajamento nas redes sociais.
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