E-commerce para indústrias: como vencer os desafios para se adaptar ao digital?

e-commerce para indústria

“Velocidade” é a palavra do momento. Graças às novas tecnologias e popularização das redes sociais, nunca estivemos tão conectados com os nossos clientes, que estão cada vez mais exigentes, com mais informações e opções de escolha.

Em meio a essas transformações que estamos vivendo, as indústrias não podem e não devem ficar para trás. A digitalização é uma realidade cada vez mais próxima, que não deve se restringir somente ao processo de produção, mas também ao posicionamento da marca no mercado.

Se a sua indústria não está no digital, ela não é vista. O e-commerce, venda de produtos online, veio para ficar. Esse modelo se popularizou durante a pandemia e tem ganhado cada vez mais força na vida das pessoas por causa das vantagens que oferece. 

Dados da Neotrust mostram que o e-commerce registrou um faturamento de R $161 bilhões em 2021, o que representa uma alta de 27% em relação a 2020. E cabe às indústrias se adaptarem também a essa nova realidade para atrair cada vez mais clientes.

A pesquisa Desafios da Indústria no E-commerce mostra bem como este setor tem buscado se reinventar diante do novo desafio. 26.9% das indústrias entrevistadas já possuem e-commerces há pelo menos quatro anos, já 44.2% delas não contam com esse canal.

A gente bem sabe o quão importante e sobretudo desafiador pode ser essa adaptação para o digital. Se você reconhece essa mudança, mas ainda apresenta dificuldades e medos com relação ao e-commerce para indústrias, não se preocupe. Esse texto foi feito para você! Boa leitura!

Crescimento do modelo D2C: uma consequência do E-commerce

É fato que o avanço tecnológico trouxe mudanças na maneira que o público consome e seleciona seus produtos. Uma das consequências é o surgimento do e-commerce D2C que vem da expressão Direct to Consumer, direto ao consumidor em português.

Como o próprio nome bem diz, neste modelo de negócio as próprias indústrias realizam a venda ao consumidor final, sem a intermediação de representantes e revendedores. Ele traz como consequência maior autonomia e responsabilidade às indústrias, que passam a ter uma relação mais próxima com os compradores. 

As vantagens do e-commerce D2C

São muitas as vantagens que o e-commerce D2C pode oferecer às indústrias. Confira abaixo algumas das principais.

1. Menos Burocracias

Um dos benefícios do comércio D2C é a redução de intermediários, que proporciona um relacionamento mais próximo com o público final. Tal fator permite que a sua equipe de marketing trabalhe melhor o funil de vendas, de modo a aumentar as taxas de conversão, lucro e rentabilidade.

2. Experiência de compra personalizada

A gente sabe que cada cliente é um cliente e, por isso, é preciso conhecer as expectativas para investir em melhorias. O D2C permite que a sua indústria realize um acompanhamento mais próximo dos clientes mais exigentes, oferecendo um atendimento personalizado.

3. Evite falhas cometidas por terceiros

Quantos prejuízos e chances desperdiçadas você já teve por causa de problemas com varejistas? O D2C te permite ter mais controle diante dos desafios que aparecem. Com ele, você tem mais controle diante da imagem do produto, o que facilita as análises dos resultados e administração das condutas.

4. Menores preços

Gastos e tributos relacionados a representantes podem ser eliminados no e-commerce. Com isso, você consegue diminuir os preços dos produtos e consequentemente aumentar a competitividade.

Adaptar a cultura da sua indústria ao digital: um longo desafio a ser vencido

A pesquisa Desafio da Indústria no E-commerce também mostrou que o principal desafio a ser encarado pelas indústrias nessa migração para o digital é justamente a dificuldade em adaptar a cultura da empresa, apontada por 37.9% dos entrevistados. 

Antes de tudo, é importante ressaltar que se trata de uma transição bastante complexa, que não acontece e não deve ser feita de uma hora para outra. É algo que leva tempo e que precisa do apoio e interesse dos seus colaboradores.

É ideal que essa mudança aconteça aos poucos, que seja inserida por meio de pequenas ações no cotidiano da indústria, para que tudo ocorra de forma natural e sem maiores espantos. A comunicação interna deve ser um de seus principais aliados. 

É fundamental que a indústria também invista em capacitações e ações de endomarketing para capacitar e engajar os colaboradores nesse processo. Temos em nosso blog um texto que fala exatamente sobre esse assunto e pode te ajudar. Não deixe de conferir!

Dentre as demais preocupações das indústrias, aparece em segundo lugar o gerenciamento de conflitos com outros canais citado por 34.5%. Já o investimento aparece somente em terceiro lugar, o que demonstra que há o interesse em direcionar verbas para essa transformação digital.

E por onde devo começar? Dicas para desenvolver o e-commerce para indústria

Toda ação da sua empresa passa pelo planejamento e pesquisa. E você já sabe disso. Em uma transformação para o digital mais do que nunca esses dois fatores devem estar bastante desenvolvidos para que você possa de fato migrar para a ação. 

Você precisa ter a logística de entrega consolidada e possivelmente preparada para transportar os produtos para lugares mais distantes. É fundamental investir em softwares que monitorem cada atividade e entregadores de reputação no mercado para evitar conflitos com os clientes. Confira abaixo outras dicas. 

1.Esteja sempre em contato com o seu cliente

Em algum momento você já realizou uma compra online e se frustrou com o fato de simplesmente não conseguir se comunicar com a empresa? Se coloque no lugar do seu cliente. Você não deseja que ele tenha essa mesma experiência com seu e-commerce, não é mesmo?

Ele deve estar sempre por dentro com relação ao andamento da compra que realizou: se o pagamento foi efetivado, se já foi separado, se aconteceu algum problema e etc. Você precisa oferecer meios para que seu cliente se comunique com a loja e dispor de uma equipe capacitada e totalmente voltada para realizar esse tipo de serviço.

2.Nunca deixe de monitorar

Uma das principais vantagens do e-commerce é que ele te ajuda a ter um maior controle com relação aos seus produtos. É possível saber com mais agilidade e exatidão quais são os mais comprados e quais são menos buscados pelo público.

Com esses dados, você pode se planejar com relação a pontos de melhorias e quais diferenciais podem ser adotados para novos lançamentos. 

3.Personalização é a palavra-chave

Como você já deve ter percebido, a personalização é a grande palavra-chave para a digitalização das vendas da sua indústria. A web pode nos trazer dados sobre o que cada cliente prefere, além de te ajudar a construir um banco sólido de dados com a captação de leads. 

Uma sugestão também é investir em softwares para agilizar e personalizar o atendimento ao cliente, como o desenvolvimento de chats. Se você se interessa pelo tema, o texto que temos em nosso blog sobre “metaverso” pode ser bastante útil. 

Case Titânico no segmento da indústria: o e-commerce da Confiance Medical

Localizada na cidade do Rio de Janeiro, a Confiance Medical é a maior fabricante de equipamentos de videocirurgia no Brasil. Que tem, dentre suas missões, acabar com a cicatriz da cirurgia aberta.

Focada no digital, a empresa nos procurou em 2020 com o intuito de desenvolver um site e landing page. Após a concretização de sucesso do serviço, o time Titânico foi mais uma vez convocado para uma importante missão: desenvolver o e-commerce da empresa. 

Na parte do site direcionada para vendas, todos os produtos estão divididos em categorias para facilitar as escolhas dos clientes, desde acessórios e equipamentos de videocirurgia até um setor somente reservado para lançamentos.

Logo de cara, também são oferecidas informações para otimizar o atendimento ao cliente, como a forma de pagamento. Há também um desconto para quem está realizando compras no site pela primeira vez.

O diferencial do e-commerce da Confiance Medical está na possibilidade do cliente “montar” o próprio equipamento que deseja. O usuário pode personalizar o equipamento de acordo com a própria necessidade do hospital/ instituição. 

Ele tem o poder de selecionar as especialidades que utilizam o produto bem como os procedimentos que serão realizados e sugestão para orçamento são mostradas, que podem ser alteradas de acordo com as preferências de quem pretende realizar a compra.

Os resultados obtidos pelo e-commerce da Confiance Medical foram bastante positivos. Confere só um relato da cliente sobre o nosso serviço!

“A Titânio tem um ótimo atendimento e uma excelente prestação de serviços com prazos estipulados que são compatíveis com o cliente, cronogramas específicos e profissionais que são extremamente competente. Nossa experiência com a loja virtual tem sido muito positiva e eles embarcaram na nossa aventura. Sempre que precisamos temos completo apoio para tirar dúvidas e auxílio na execução” Bruna Moraes, Analista de Marketing da Confiance Medical

Ainda tem dúvidas de que o e-commerce pode potencializar os resultados da sua indústria? Nós da Agência Titânio temos um time altamente capacitado e disposto a te ajudar a revolucionar a maneira como a sua empresa realiza as vendas. Entre já em contato!