É inquestionável a importância das redes sociais em uma estratégia de Marketing B2C, mas e quando sua empresa atua no ramo B2B? Nesse caso, usar plataformas como Instagram ou Twitter pode não ser tão eficiente (apesar de gestores utilizarem essas redes de forma pessoal).
É preciso lembrar, porém, que existem redes sociais voltadas para públicos específicos, e uma delas, o LinkedIn, já tem mais de 29 milhões de usuários no Brasil e foca justamente no segmento profissional e empresarial.
Vamos ver, então, por que é uma ideia interessante utilizar o LinkedIn como parte da sua estratégia B2B:
1 – Público qualificado
De acordo com dados divulgados pelo próprio LinkedIn, 2 a cada 3 usuários brasileiros possuem diploma universitário. Já 1 em 4 usuários possuem pós-graduação.
O Linkedin é conhecido por reunir profissionais de alto nível de grandes empresas brasileiras. Estar presente nessa rede é uma oportunidade de construir relacionamento com pessoas-chave que podem fechar novos negócios.
2 – Segmentação
Assim como o Facebook, o LinkedIn oferece a possibilidade de criar anúncios com grande poder de segmentação. E como a rede é focada em empresas, é possível categorizar seus anúncios inclusive por cargos (só gerentes de Marketing, por exemplo), setores (apenas departamentos de tecnologia) ou empresas específicas.
O LinkedIn permite, inclusive, restringir seus anúncios apenas a profissionais com determinados anos de experiência ou que possuam determinada competência.
3 – Páginas corporativas
Assim como no Facebook, você pode criar uma página da sua empresa no Linkedin. Nessa página você pode apresentar sua empresa e as soluções que ela oferece, além de se relacionar com seus seguidores e criar networking. É possível ainda publicar ofertas de emprego disponíveis e atrair perfis compatíveis, facilitando o processo de recrutamento.
4 – Possibilidade de gerar leads:
A partir do conteúdo divulgado em sua página, é possível também gerar leads qualificados que tenham interesse em sua empresa. Com conteúdos atraentes, você pode incentivar que as pessoas conheçam seus serviços e sigam até seu site, por exemplo, onde podem ser impactados por outras estratégias de inbound.
5 – Grupos
O LinkedIn possui ainda uma plataforma de grupos de discussão. Existem grupos dos mais diversos assuntos e segmentos, como tendências do varejo, Marketing Digital, gestão de eventos, entre outros. Participar de grupos pode ser uma boa opção para conhecer mais do seu mercado e fortalecer o networking.
Esses são alguns dos fatores mais relevantes que fazem do LinkedIn uma plataforma estratégica para que atua no segmento B2B.
Se você quer saber mais sobre como sua empresa pode fortalecer seus negócios usando o LinkedIn e quais ações seriam mais eficazes para sua marca, entre em contato com a Titânio. Nossa equipe está à disposição para ajudar você a alcançar seus objetivos.