Entre os dias 3 e 6 de outubro, ocorreu a Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina. Foram mais de 1.700 palestras, 200 expositores e aproximadamente 125 mil visitantes nos 4 dias.
Estive presente no evento, rodei por vários stands, assisti a algumas palestras e saí com uma certeza: ESG não é apenas uma sigla, mas um movimento!
Praticamente todas as palestras que assisti tinham relação com algumas das letras. Se era sobre finanças, abordava sobre Governança. Sobre gestão de pessoas? O ponto central era o impacto social. E quando era tecnologia, qual o impacto ambiental dela?
O ESG vem tomando conta das reuniões de conselhos, não só pelo potencial de gerar negócios, mas também pelo impacto de não termos pensado nisso até o momento.
Segundo pesquisa lançada em maio de 2023, 95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade. E, apesar de a pesquisa ser relacionada ao varejo, no mercado B2B isso tem sido uma realidade também.
ESG e seu impacto social: muito além do ambiental
Me chamou atenção o fato das discussões sobre Governança, que foram muito profundas e tangíveis, com propostas reais de ações para as empresas trabalharem.
A Governança é algo que permite impacto social positivo na empresa – inclusive relacionada à saúde financeira da mesma. Algo que não pode ser ignorado, independentemente do tamanho da sua empresa.
Foram abordadas políticas de pessoas, contratações, normas e regulamentos internos a serem adotados pelas empresas, para que haja uma governança corporativa comprometida com o resultado.
Qual o seu propósito?
Por ser um evento com muitas startups, diversas palestras eram voltadas para esse público e um destaque em comum era o tema “propósito”.
Nascer com um propósito tem se mostrado um diferencial entre as startups. Apresentar soluções de impacto social e ambiental dentro do seu contexto de negócios tem sido importante para investidores, colaboradores e clientes.
O propósito tem sido agregado ao famoso “Missão, Visão e Valores”, entrando em uma esfera mais profunda da criação da empresa.
Por exemplo: o famoso Business Model Canvas está sendo reavaliado pelo grupo de estudos #ESGpraJÁ, trazendo novas propostas de valor e formas de preencher o BM com um viés relacionados ao ESG, fazendo a ideia já nascer com propósito.
Mudanças no cenário da tecnologia
Comparando o evento do ano passado com este, uma grande mudança que percebi foi de foco nas soluções e mercados.
O mercado de Agro continua com uma importância considerável no que diz respeito à inovação, e claro, ESG. Muitas soluções e startups estavam direta ou indiretamente relacionadas ao mercado Agro.
Algo que mudou foi o foco no healthtech, que vi muito menor este ano comparado a 2022, assim como abordagens sobre metaverso e realidade virtual.
As tecnologias eram mais “pé no chão”, com soluções palpáveis para o hoje, menos sonhos de visionários e mais ações e resultados.
E agora, o que eu faço?
A pergunta mais importante é: após toda essa análise e observação, para onde caminhar?
1º ESG não é só coisa de empresa grande
Todas as empresas podem e devem ter um olhar para o ESG, seja no momento de fazer seleção e gestão de pessoas, seja ao avaliar suas possibilidades de eficiência energética ao reduzir o consumo de energia. ESG tem muita relação com cultura, e não apenas com tecnologia.
2º Empresas e pessoas
As empresas, que são formadas por pessoas (nunca se esqueça disso), vão selecionar cada vez mais fornecedores que tenham o compromisso com o ESG. Portanto, não apenas tenha ações, mas apresente-as ao mercado, mostre o que você tem feito.
3º Medidas ESG para já
Se a sua empresa ainda não adota nenhuma medida para se adequar a este novo cenário, você ficará para trás. Reveja processos, comportamentos e sua operação para se adequar a este novo cenário.
ESG na Titânio
A Titânio, ciente dessa necessidade do mercado e do propósito de ser uma empresa economicamente viável, tem ações de ESG.
Selo Empresa Sustentável:
Fornecido pela D4Sign, devido ao modelo de assinatura 100% digital, reduzindo o uso de papéis e componentes de impressão;
Modelo 100% home office:
Com impacto na redução de emissões de gases poluentes;
Política de Gestão de Pessoas:
Fornecendo transparência para os processos de seleção e gestão, além de documentar o compromisso com a equidade, diversidade e inclusão;
Cases ESG da Agência Titânio
Tivemos a oportunidade de construir alguns portais ESG, assim como fazer landing pages e peças de comunicação para alguns clientes como GNA, Porto do Açu e Log-In Logística, apresentando suas ações de ESG para o mercado.
Esses portais mostram a relevância das ações de ESG para as grandes empresas, além de dar visibilidade para a sociedade, colaboradores, parceiros, acionistas e clientes.
Agência Titânio é a sua agência de Marketing Digital
A Titânio é uma Agência Growth Partner especializada em Marketing Digital. Estamos no mercado desde 2009, atendendo a mais de 200 clientes, possuindo um time multidisciplinar em constante atualização com as novidades e tendências do mercado.
Na construção e gestão de sites, temos um nível de entrega diferenciado, com o nosso Selo Titânico. Fazemos a blindagem do WordPress, otimização de performance para obter nota acima de 90 no Google Page Speed, instalação de tags avançadas via GTM e muito mais.
Para ter uma agência Google Partner como seu braço direito, entre em contato conosco.