Principais Ferramentas de Marketing Digital para 2019

Ferramentas de marketing digital

Ao longo do mês, publicamos diversos artigos com o que acreditamos ser tendência em 2019. Agora, para encerrar a série, elegemos algumas das ferramentas de marketing digital das quais mais gostamos e que podem ajudar você em suas ações de Marketing.

Assim, você vai encontrar em nossa lista, desde softwares para design de posts para redes sociais, passando por SEO e automação.

Destacamos que diversas ferramentas de marketing digital já consolidadas continuarão a ser amplamente usadas em 2019. Além disso, nossa lista não só apresenta soluções específicas como também inclui dicas de como escolher a mais adequada para sua empresa. Confira:

Design Gráfico:

O Adobe Spark e o Canva são ferramentas de marketing digital que permitem criar imagens para Facebook, Instagram e Twitter, cabeçalho para sites ou blogs, flyers, colagem de fotos e mais. Além disso, as ferramentas contam com belos modelos, já nas dimensões certas para cada mídia, que podem ser totalmente personalizados pelos usuários.

Já o Visme é muito útil para criar infográficos e apresentações com visual incrível. Além disso, para quem tem equipe ou orçamento enxuto e precisa criar peças gráficas com qualidade profissional, essas ferramentas salvam vidas.

SEO:

O SEMrush é uma ferramenta de marketing digital completa que analisa tanto as suas palavras-chaves quanto a dos seus concorrentes, mostra a variação de posição no Google, sugere melhores palavras e melhorias para o site, entre outros. Vale mencionar ainda o Yoast SEO, plugin para otimizar blogs feitos em WordPress.

Planejamento e orçamento de Marketing:

A Titânio preparou um Kit especial para Gestores de Marketing no qual você tem acesso a planilhas de controle de demandas, modelos de planejamento e uma calculadora de ROI. Você pode baixá-lo gratuitamente em nosso site.

E-mail Marketing:

Existem diversas boas plataformas especializadas em disparo de e-mail marketing. Assim, ao contratar uma ferramenta, é importante analisar os seguintes requisitos:

  • Personalização (atende tudo de que você necessita ou apenas parte?)
  • Integração (a ferramenta faz integração com outras plataformas que você já usa?)
  • Relatórios (quais são os dados apresentados? São apresentados de forma simples e de fácil entendimento? O quão completo é o relatório?)

Algumas ferramentas de e-mail marketing estão ganhando mais funcionalidades, se tornando ferramentas de automação de marketing, como a Dinamize. Dessa forma, temos também ferramentas de Automação de Marketing como a Sharpspring, que além de realizar toda a parte de e-mail marketing, possui também lead score, lead tracking e CRM.

Monitoramento e postagem em redes sociais:

Assim como no caso do E-mail Marketing, existem muitas soluções (pagas e gratuitas) para monitoramento e automatização de postagens em redes sociais. Dessa forma, recomendamos que você dê atenção ao seguintes requisitos ao optar por uma delas:

  • Redes monitoradas (a ferramenta consegue monitorar todas as redes nas quais sua marca está presente?)
  • Sistema de classificação (quais são as formas de classificar e organizar os posts? Por sentimento, assunto, quantidade de seguidores?)
  • Automação de postagens (é possível deixar posts agendados? Há a possibilidade de os gestores receberem alertas automáticos cada vez que determinada palavra-chave for mencionada?)
  • Relatórios (quais são os dados apresentados? O quão simples é extrair os dados? As informações fornecidas são suficientes para sua empresa?)

Com isso, encerramos nossa série de posts planejados para ajudar você a começar o ano afiado. Abordamos as tendências dos principais pilares do Marketing Digital, demos dicas de ferramentas e planejamento. Porém, se você perdeu os outros artigos e quer ficar atualizado clique aqui.

Assim, esperamos que 2019 seja um ano de muitas oportunidades, no qual você consiga alcançar todos os objetivos estratégicos. Para isso, pode contar sempre com o apoio da Titânio.