Você sabe o que é e para que serve um QR Code? Bom, você com certeza sabe o que é um código de barras, né? Então, é parecido. QR é a abreviação de Quick Response e significa resposta rápida.
QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que possuem câmera fotográfica. Esse código, após ser decodificado, passa a ser um trecho de texto, e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. Confira o exemplo:
Seu uso cresceu quando os smartphones começaram a disponibilizar essa tecnologia nas próprias câmeras. Android ou IOS, é possível fazer a leitura direto da câmera nos aparelhos mais novos. Caso o seu celular ainda não possua essa tecnologia, é só baixar um aplicativo que faça essa leitura. Normalmente são bem leves e não ocupam muito espaço.
Para utilizá-lo, basta apontar sua câmera para o QR Code e aparecerá um link que vai te direcionar para a página desejada.
QR Code no marketing
O consumidor moderno não quer apenas comprar, ele quer entender tudo sobre o produto e, a partir das informações obtidas, determinar se aquele é ou não adequado às suas necessidades.
Por isso, as empresas estão investindo nessa nova tecnologia com o objetivo de fornecer mais informações sobre o produto, e reforçar o engajamento do cliente com a marca. O conteúdo do QR code pode ser um vídeo de apresentação do produto ou marca, direcionar para o site, contar alguma curiosidade sobre o produto e outras coisas.
Além de oferecer informações relevantes sobre o produto, é possível desenvolver campanhas de marketing criativas, fazer promoções, oferecer jogos interativos ou outro tipo de entretenimento.
Exemplos de empresas que utilizam essa tecnologia:
Whatsapp web – O WhatsApp Web é uma maneira de usar o aplicativo Whatsapp no navegador ou computador. Para isso, é necessário escanear o QR Code no site web.whatsapp.com para utilizar a ferramenta.
Rappi Pay – Na Rappi, você pode comprar em lojas físicas por meio de sua carteira virtual, a RappiPay. Com ela, é possível que seus usuários paguem suas contas em restaurantes, por exemplo. Basta o cliente estar cadastrado na plataforma de delivery e, uma vez conectado ao app, dentro da loja, o consumidor seleciona a e-wallet, lê o QR Code do estabelecimento e, por fim, digita o valor da compra. A quantia será debitada da carteira virtual.
Jandaia – A Jandaia renovou as embalagens da sua linha de sucos. Agora todas as embalagens dos sucos têm um QR Code, que através de um smartphone, leva o usuário para hotsite exclusivo, com informações do produto e da empresa. As embalagens também trazem os endereços do site e das redes sociais que a Jandaia participa.
Acabamos de ver a importância do QR Code para engajamento com os clientes. Que tal começar a utilizar essa ferramenta para melhorar seus resultados e inovar sua relação com seu público-alvo? Entre em contato conosco e saiba como a Agência Titânio pode ajudar a alcançar seus objetivos de vendas e fortalecer a relação com seus clientes.