Como identificar as tendências de mercado e se manter à frente da concorrência

Estamos inseridos em uma realidade onde as mudanças ocorrem rapidamente e as modificações no cenário exigem que as empresas se adaptem na mesma velocidade. Infelizmente, o que vemos muito por aí são negócios ficando para trás por não saberem como “surfar na onda” das tendências de mercado.

Pensando nisso, o nosso post de hoje é para te ajudar a se familiarizar com as tendências que surgem no mercado, obtendo vantagem competitiva e atraindo melhores resultados para a empresa que você trabalha!

O que são tendências de mercado?

As tendências são referências de consumo que impactam diretamente nos hábitos de compra e na oferta e demanda mercadológicas.

Esse comportamento está em constante movimento, trazendo coisas novas o tempo todo e levando outras embora. Perceber esse movimento a tempo é crucial para dar os direcionamentos ao público do que, como, onde e quando consumir determinado produto e/ou serviço.

Parece simples, mas não é! Ainda mais considerando a velocidade das transições.

Por isso, é preciso estar atento às movimentações, acompanhando constantemente tudo que surge, tanto no Brasil, mas, principalmente, no exterior, para se antecipar e saber aplicar da melhor forma às estratégias do seu negócio.

A sociedade busca constantemente por inovações.

Porque você deveria investir em inovações

Como diz Steve Jobs: “inovação é o que distingue um líder de um seguidor”, e a sociedade busca constantemente por inovações.

Principalmente durante a pandemia da Covid-19, a sensação de “necessidade” pelas coisas se tornou muito mais acelerada, ansiando sempre por novidades. Perceba como as tendências fluíram em um fluxo muito mais rápido e dinâmico, ao invés de sazonal.

Acompanhar as tendências mercadológicas mantém a sua empresa ativa, saudável e à frente da concorrência, captando e respondendo com eficiência às oportunidades que surgem, inovando as estratégias, se tornando pioneira no seu ramo, satisfazendo seus clientes e atraindo melhores resultados.

Para além de produtos e serviços de consumo rápido, podem expandir para uma abrangência muito mais, englobando avanços tecnológicos, mudanças sociais, econômicas e políticas, que se formam lentamente, mas que dominarão o futuro – quando você piscar, chegou!

Como posso me manter atualizado sobre as tendências de mercado?

Separamos algumas dicas que podem te ajudar:

A internet é a sua maior aliada!

Muitos sites e até as redes sociais, que ditam muitas tendências do mercado, podem ser uma excelente fonte de informação

Existem diversos sites especializados em novidades e dados importantes que você consegue mapear e estudar possíveis tendências, como os nacionais Meio e Mensagem, B9, Olhar Digital e Administradores, e os internacionais Trend Watching, Springwise, Cool Hunting e WGSN.

O Instagram, Tik Tok e Twitter, principalmente, são ferramentas quentíssimas para estar por dentro do que as pessoas falam, usam e compram. Lembre-se: o que os digitais influencers usam hoje, amanhã pode estar esgotado nas vitrines.

Expanda seus horizontes e busque ficar por dentro do que está sendo postado e compartilhado tanto no Brasil, quanto no exterior.

Ouça o que o seu cliente quer

Um cliente satisfeito é a alma do negócio.

Eles podem não dizer o que está vindo pela frente, mas essa é uma excelente alternativa para atender às suas expectativas e oferecer qualidade e funcionalidade, podendo melhorar diversos pontos da sua empresa, como atendimento, estrutura física e etc.

De olho nas “modinhas”

Existe quem critica, mas as modinhas são retrato das tendências! Algumas podem ter o tempo de vida bem curto, mas dizem muito sobre o que o mercado consumidor está buscando. No que diz respeito à elas, o pioneirismo pode ser crucial.

Por isso, a antecipação é poder. Olhos bem abertos, principalmente, no que anda bem famoso lá fora no exterior, que a tendência é se tornar febre no Brasil também.

Fale a língua do Marketing Digital

O Marketing Digital diz absolutamente tudo sobre as tendências.

Aqui na Agência Titânio, estamos empenhados em entender como e para que lado o mercado está se modificando, trazendo no presente, ações construtivas para o futuro.

Entre em contato conosco e deixe que a gente te apresente as melhores soluções para a sua empresa atrair os melhores resultados no meio digital, levando para o seu público as últimas inovações e novidades do mercado.