O que o remake da novela ‘Pantanal’ pode nos ensinar sobre estratégias de lançamento?

Novela Pantanal e estratégia de lançamento

Quer saber mais sobre estratégias de lançamento? Esse texto é pra você!

Nascido antes da década de 90 ou não, todo brasileiro que se preze já ouviu falar na lenda do Velho do Rio e na história de Maria Marruá, a mulher que virava onça quando estava com raiva.

Todas essas histórias acerca do pantanal, bioma localizado no Centro-Oeste do Brasil, em muito foi construída graças à novela ‘Pantanal’ escrita por Benedito Ruy Barbosa, que foi ao ar pela primeira vez em 1990 na extinta TV Manchete.   

Na época, a narrativa espantou os brasileiros por apresentar cenas que fugiam às tradições da época, como nudez em banhos de rio, e até na abertura da telenovela, um vilão devorado por piranhas e muito mais.

Apesar de todas as críticas, a novela marcou a história da televisão brasileira sendo a primeira telenovela fora da Globo após o fim da TV Tupi que conseguiu manter a marca superior a 40 pontos de audiência.

De acordo com informações da reportagem “Pantanal acaba e enche os cofres da Manchete”, do Estadão, a novela teria rendido um lucro de cerca de 15 milhões de dólares à TV Manchete.

Era extremamente competitivo encaixar um comercial no intervalo. O departamento comercial da emissora chegou a descartar cerca de 33 propagandas diariamente.

Cerca de 30 anos depois, a TV Globo optou por transformar aquilo que uma vez causou muita dor de cabeça, já que era uma novela de uma emissora concorrente, em um verdadeiro fenômeno na TV e nas redes sociais.

Não entendeu? A gente te explica!

Pantanal está de volta

Em setembro de 2020, a emissora anunciou que a novela ‘Pantanal’ iria ganhar um remake na emissora.

Após alguns atrasos nas gravações por causa da pandemia, o primeiro capítulo da nova versão foi ao ar em 28 de março e, desde então, tem trazido recordes de audiência para a emissora.

Em apenas duas semanas, tornou- se a atração televisiva mais vista na Grande São Paulo em 2022, superando a final do Mundial de Clubes, transmitida pela Band, e o BBB 22. E o que explica todo esse sucesso?

Primeiramente, na era dos streamings, só um roteiro de qualidade não é suficiente para prender a atenção dos telespectadores.

Hoje, para que o público se interesse por uma novela, é preciso despertar o interesse. E isso pode ser feito com uma boa estratégia de lançamento.

Está perdido nesse assunto? Não se preocupe! Confere só esse texto que preparamos para você! 

O que são estratégias de lançamento?

Como o próprio nome bem diz,  estratégias de lançamento correspondem ao conjunto de ações desenvolvidas pela equipe de marketing de uma empresa com o intuito de divulgar o lançamento de um produto. 

As estratégias de lançamento têm como principal premissa fazer com que o público conheça o produto que você pretende oferecer,  bem como as vantagens de adquiri-lo. Ou seja, estas ações são muito importantes, já que não adianta  oferecer o melhor serviço que há no mercado,  se as pessoas não estão dispostas a conhecê-lo.

Quando bem feito, um lançamento desperta o desejo e faz com que os consumidores fiquem ansiosos pelo que sua empresa tem a oferecer.

Muito mais interessante do que simplesmente adicioná-lo ao seu catálogo, não é mesmo?

Assim como qualquer outra ação de marketing, as estratégias de lançamento também envolvem pesquisa de mercado, definição de objetivos, planejamentos, constância de ações, acompanhamento e mensuração de resultados.

Mas, para que suas ações tenham destaque, você precisa sair do óbvio.

O que é a Fórmula de Lançamento?

A Fórmula de Lançamento é uma das estratégias mais conhecidas desse segmento no marketing. Ela foi utilizada pela primeira vez nos anos de 1990 pelo publicitário Jeff Walker nos EUA.

No Brasil, essa estratégia ganhou força através do especialista Érico Rocha que a adaptou para o mercado brasileiro. Essa metodologia se baseia em um investimento pesado em publicidade antes mesmo do produto ir parar nas prateleiras ou nas telinhas, como é o caso de ‘Pantanal’.

Ele promete a construção de uma relação sólida com a audiência com base na disponibilização de conteúdo relevante.

Dentro da Fórmula do lançamento podem ser encontrados diferentes tipos de lançamento: relâmpago, afiliado, semente, perpétuo, interno e espartano.

Mas, em resumo, ela pode ser executada em três principais fases: relacionamento, lançamento e entrega.

Confira:

Relacionamento:

Toda a sua estratégia deve ser voltada para o público. Por isso, estudar o mercado e o negócio com cuidado é fundamental para construir um conteúdo que de fato desperte desejos nas pessoas.

Dessa forma, você conseguirá construir aos poucos autoridade e valor para a sua marca.

Lançamento

Os gatilhos mentais que devem ser imprescindivelmente usados nas estratégias de lançamento são a expectativa e escassez. 

Ou seja, após consolidar seu público, uma ação que pode ser bastante positiva é oferecer uma oferta exclusiva – disponibilizada por um tempo limitado – fazendo com que os consumidores que comprem com antecedência se sintam “especiais”.

Embora sejam gatilhos bastante usados pelo Globoplay, plataforma de streaming da TV Globo, a escassez não foi usada com frequência no lançamento de ‘Pantanal’ justamente porque os capitulos da novela podem ser assistidos através do Globoplay.

Em outras palavras, vender a ideia de que a pessoa só terá acesso ao capitulo quando ele for exibido na TV, além de falsa, prejudica as assinaturas da plataforma de streaming.

Por isso, conheça bem o seu negócio antes de simplesmente aplicar um gatilho porque deu certo com uma empresa, conheça bem seu produto.

Entrega

Agora que você já conhece a audiência e ela já te conhece, é hora de partir para a ação. Entregue o seu produto com a qualidade que foi prometida.

Mas não pense que a sua missão acabou. Se você quiser manter o sucesso das vendas continue investindo no conteúdo e na interação com o consumidor.

Pantanal, por exemplo, conseguiu aumentar a audiência em 22% no primeiro mês após a estreia e agora lidera o ranking de novelas com o melhor ganho de ibope do século.

Como explicar o sucesso do lançamento de ‘Pantanal’?

Agora que você já conhece os fundamentos de uma estratégia de lançamento, é hora de partir para um exemplo prático.

Confira abaixo como algumas das ações aplicadas pela emissora para garantir o sucesso de ‘Pantanal’ antes mesmo do primeiro capítulo ir ao ar.

Conheça a sua história: mantenha o que deu certo mas não tenha medo de inovar

É importante salientar que a novela que está sendo exibida na TV Globo se trata de um remake da primeira versão de ‘Pantanal’ que foi ao ar na TV Manchete em 1990.

Algumas mudanças foram feitas no roteiro para torná-lo condizente com as transformações socioculturais que o Brasil passou nos últimos 32 anos.

Por exemplo, a abertura em que uma mulher aparece sem roupas deu espaço a uma série de imagens espetaculares do pantanal matogrossense, cantados desta vez sob a voz de Maria Bethânia.

Falando em repetir fórmulas de sucesso, algumas “coincidências ” foram percebidas entre as duas versões que em muito aumentaram a expectativa do público com relação ao lançamento. O atual escritor da novela, Bruno Luperi, é neto de Benedito Ruy Barbosa que foi quem escreveu a primeira versão.

Além disso, a nova versão foi gravada no mesmo lugar que a anterior, o que chama a atenção pela beleza única e extraordinária.

Enrique Dias, que interpretou Chico há trinta anos atrás, fez uma pequena participação na atual. Ele viveu o personagem Gil, esposo de Maria Marruá.

Além de Enrique, a novela também conta com grandes nomes da emissora, como Juliana Paes e José Loreto. Porém, ela não teve medo de investir em nomes pouco conhecidos, como Bella Campos, que interpreta a Muda.

Contudo, todas essas ações foram divulgadas com bastante antecedência pela emissora e despertam um sentimento de nostalgia de quem sentava em frente ao sofá há trinta décadas para assistir à telenovela alimentando a curiosidade dos telespectadores.

Em todos os cantos e para todos os públicos: o desafio de conquistar o público jovem

Engana-se quem pensa que apenas pessoas que nasceram há mais de 32 anos acompanham ‘Pantanal’. Para atingir o público mais jovem, a TV Globo divulgou amplamente o lançamento nos mais diferentes programas de TV, a fim de atingir os mais diferentes públicos.

Na semana da estreia, os participantes do BBB 22, reality show de maior audiência no Brasil, tiveram a oportunidade de assistir ao primeiro capítulo, momento que foi divulgado na edição.

Além disso, Ana Maria Braga também apareceu no ‘Mais Você’ vestida de onça, fazendo referência à personagem Maria Marruá.

As estratégias de divulgação não se limitaram às atrações televisivas.

Nas redes sociais, a própria emissora compartilhava vídeos comparando cenas da versão original com a atual, reacts de episódios e muito mais.

No dia da estreia, a emissora incentivou o uso da Hashtag da novela, fazendo com que ela fosse parar nos assuntos mais comentados do Twitter.

Você precisa saber onde o seu público está para desenvolver a melhor estratégia.

Por isso, fique atento às redes sociais e produtos que ele já consome e tenha em mente que cada rede social apresenta características específicas.

Especulações e mistérios: expectativas foram criadas

A notícia de que a TV Globo realizaria um remake de ‘Pantanal’ foi divulgada pela emissora em setembro de 2020 e, desde então, investiu pesado para que o lançamento fosse um sucesso.

No mesmo mês foi exibida no ‘Fantástico’ uma reportagem especial com depoimentos de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi.

A emissora investiu em estratégias progressivas para fazer com que o público não esquecesse da estreia. Um ano depois a emissora revelou também no Fantástico que o tão esperado papel de Juma Marruá pertenceria a Alanis Guillen. Até quem não é noveleiro percebeu que se tratava de uma grande aposta da TV.

Com a divulgação de chamadas e cenas especiais, os burburinhos aumentaram significativamente e reviveram a memória de quem assistiu à primeira versão.

E o resultado não poderia ser outro: a novela tem a maior audiência da emissora e já é cotada para premiações internacionais

Você não precisa de uma mega produção como a equipe de marketing da TV Globo para lançar um produto. Mas, saiba que uma estratégia de lançamento não pode ser desenvolvida de uma hora para outra.

Conheça seu público, saiba onde ele está e busque desenvolver ações que despertem a memória afetiva e o desejo dos consumidores.

Gostou do conteúdo? O texto “Marketing Viral: entenda as estratégias que levaram Anitta ao topo da música internacional!” pode ser interessante para você!