O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para conquistar e manter clientes atualmente. Pode ser feito de diversas maneiras que permitem explorar bastante a questão da proximidade com a persona, ou seja, o cliente, com posts ricos em informações.
Nesse post vamos abordar a diferença entre conteúdo evergreen e conteúdo noticioso, dois tipos de marketing de conteúdo que vieram para mostrar o diferencial de cada empresa.
Conteúdo evergreen
Conteúdo evergreen é qualquer tipo de conteúdo que pode ser publicado em qualquer dia ou momento. São conteúdos atemporais, isto é, continuam relevantes mesmo um tempão após sua publicação.
Você pode não ter percebido, mas com certeza já passou por vários conteúdos como esse. Por exemplo, “Dicas de como montar um evento”, esse conteúdo vai ser relevante até que os eventos deixem de existir, ou seja, provavelmente nunca. Pessoas podem buscar por esse conteúdo diariamente e em qualquer época do ano, apesar da possibilidade de, nesse tema específico, ter mais acessos perto de datas comemorativas.
Vantagens do conteúdo evergreen
- Autoridade da marca
É interessante a marca mostrar que tem conhecimento sobre o que vende e que entende que os clientes precisam sempre de algo mais, ou seja, conteúdos introdutórios, manuais de prática ou até mesmo dicas e macetes. Algo que acrescente sua leitura sem que tenha destaque em apenas uma época do ano específica.
- Probabilidade de ganhar mais links
Outros sites e blogs podem usar seu site como referência para determinado conteúdo devido a diferentes fatores, seja por rankeamento do Google, visibilidade e o mais importante, qualidade e disponibilidade do conteúdo. Para isso, seu texto deve estar bem escrito e sem erros de português.
Conteúdo noticioso
Já o conteúdo noticioso é aquele que publica tendências, algo que está em alta e sendo muito falado no momento. Mas deve-se tomar cuidado porque se o assunto está sob holofotes, é normal que diversos sites e blogs estejam falando dele também, por isso, a criatividade e inovação na hora de abordar esse tipo de tema é essencial para se destacar.
Vantagens do conteúdo noticioso
- Rápida divulgação
O conteúdo noticioso, como diz o nome, é uma notícia, uma novidade. Mas apesar de ser algo que está acontecendo no momento, não descarta a necessidade de ser extremamente relevante para chamar atenção.
Sendo assim, com uma notícia de alta relevância, o conteúdo noticioso pode ser divulgado de maneira muito rápida em diversos canais.
- Bons resultado em menor tempo
Apesar de ter um tempo de vida útil menor em relação ao conteúdo evergreen, tem a capacidade de atingir um bom resultado em menor tempo. Os consumidores costumam gostar bastante de novidades, portanto, a atenção é maior para esse conteúdo, ou seja, é compartilhado mais vezes, o que permite um resultado ainda mais rápido.
Conteúdo evergreen x conteúdo noticioso: qual a principal diferença?
A principal diferença entre eles é que enquanto o conteúdo noticioso permite alcançar um bom resultado de forma mais rápida, pois fala de um acontecimento recente, algo que é novidade, o conteúdo evergreen pode ser pesquisado sempre em qualquer época, ou seja, possui uma visibilidade contínua e os conteúdos ficam disponíveis e relevantes por mais tempo.
Qual dos dois tipos de conteúdo devo utilizar?
Não há um caminho exato a seguir, é possível utilizar apenas um dos tipos ou os dois, que é o indicado pelos especialistas em marketing.
O recomendado é que a sua marca alterne entre conteúdo evergreen e conteúdo noticioso, tornando-se uma referência com a técnica do evergreen, isto é, possuir bons textos publicados, com temas relevantes que são frequentemente buscados o ano inteiro, mas sem deixar de publicar conteúdos noticiosos que geram um melhor resultado em prazo mais curto.
Fique ligado em nossas redes sociais para mais posts como esse. E aí, qual dos tipos de marketing de conteúdo você mais gosta de usar? Comente aqui!