Durante muito tempo, empregados e funcionários não se falavam e a comunicação era feita por meio de encarregados. Assim, não se tinha certeza sobre as necessidades dos funcionários e muitas das vezes nem quem eles eram ao certo.
Com o passar do tempo e a necessidade latente de uma melhor integração para viabilizar questões internas nas empresas e alcançar melhores resultados nas ações desenvolvidas, surge do grego édon, que quer dizer para dentro, o termo que conhecemos hoje como endomarketing que tem como significado: marketing institucional interno.
Segundo uma das maiores referências do marketing, Philip Kotler, o endomarketing se trata da missão bem praticada de contratar, treinar e motivar funcionários habilidosos que trabalham para atender bem seus consumidores.
O endomarketing é de extrema importância para um planejamento estratégico completo, que vai muito além do marketing tradicional. Afinal, os seus colaboradores são clientes internos da sua empresa, e quando motivados, estão dispostos a fazer o seu melhor, criam uma cultura interna que reflete para o ambiente externo e traz grandes resultados para as organizações.
Pensando em tudo isso, fizemos uma lista dos bons motivos de se trabalhar o endomarketing na sua empresa:
1- Motivação interna
2- Sentimento de orgulho
3- Integração geral
4- Consciência sobre as funções na empresa.
5- Retenção de colaboradores
6- Menor custo trabalhista
7- Sintonia de valores
8- Alinhamento dos objetivos
9- Melhoria de resultados
O endomarketing tem sido muito trabalhado por diversos segmentos do mercado que desejam ter uma equipe sólida, talentosa e engajada com a empresa. Além disso, esses fatores refletem em uma boa percepção da marca para os clientes, com uma melhor qualidade dos serviços prestados. Trazendo assim os melhores resultados de marketing de uma maneira geral para aqueles que investem de fato em endomarketing.