Entenda a importância de ter engajamento nas redes sociais

Se você ainda vê as mídias sociais como plataformas compostas por público majoritariamente jovem e que só servem para compartilhar vídeos engraçados e fotos de comida, é melhor olhar para elas com outros olhos.

Acessar aplicativos de redes sociais se tornou um hábito rotineiro entre os brasileiros. Também somos o povo que mais tempo passa nesses ambientes. As redes sociais, hoje em dia, talvez só percam em alcance para a TV aberta (no digital, estão em primeiro lugar).

Portanto, o público que consome seus produtos, e aqueles potenciais, provavelmente já estão nas redes sociais. Saber utilizar o potencial desse canal para se construir uma comunidade com seu público pode ser muito útil para seus negócios.

Veja a seguir alguns motivos pelos quais é importante ter engajamento nas redes sociais:

EXPOSIÇÃO É FUNDAMENTAL PARA SER LEMBRADO:

As redes sociais são um canal de comunicação tão eficazes quanto meios físicos, como a TV ou revista. Se você não está presente lá, esse espaço será tomado pelos seus concorrentes, aumentando seu share of mind.

A divulgação nas redes sociais tem o mesmo efeito e benefícios que em outras mídias: geram lembrança da sua marca, geram interesse por seus serviços, divulgam novidades e promoções. Além disso, contam com a vantagem de oferecer uma aproximação maior, gerando vínculos mais próximos.

VOCÊ CONHECE AS NECESSIDADES DO SEU PÚBLICO E TEM FEEDBACK MAIS RÁPIDO:

Por meio dos comentários e reações dos seus seguidores, é possível conhecer as necessidades de parte do seu público, saber quais produtos e iniciativas têm melhor resultados, o que eles aprovam e o que oferece mais resistência. Com o tempo, é possível traçar um bom perfil do seu público nesses canais.

Além disso, as redes sociais oferecem feedback instantâneo. Lançou uma promoção ou produto novo hoje? Pode ter certeza que seus seguidores vão comentar, oferecendo opiniões espontânea sobre suas ações de Marketing. Esses dados podem ser usados como indicadores e, posteriormente, ser comparados com dados de pesquisas mais abrangentes.

AS MÉTRICAS SÃO FÁCEIS DE OBTER E ANALISAR:

É fácil medir seus resultados nas redes sociais, pois as métricas estão todas ao alcance, fornecidas pelas próprias redes, e podem ser analisada sem complicações.

Basta olhar os posts com mais curtidas e comentários, por exemplo, para identificar quais assuntos despertam mais interesse do seu público. Dependendo da rede, você pode conseguir dados bem relevantes, como taxa de rejeição dos posts ou da página e por quais dispositivos (celular, desktop, etc) seu público consome seu conteúdo, permitindo que você direcione melhor suas ações.

SÃO INTUITIVAS E FÁCEIS DE ADMINISTRAR:

Não é necessário conhecimento especializado para criar perfis nas redes sociais e administrá-los.

É claro que você deve dar atenção à qualidade do conteúdo que cria, contando com a ajuda de agências especializadas para adaptar sua estratégia à linguagem das redes. Porém, as operações do dia a dia (postagem, edição dos posts, remoção de um post, resposta a um usuário, etc) são bem simples e você poderá acompanhar e entender tudo facilmente.

É bem diferente de olhar para painéis de performance ou analytics, por exemplo, em que é necessário conhecer previamente as ferramentas e seus termos para entender os dados.

UM BOM CANAL PARA VOCÊ EXPLORAR:

As mídias sociais são um canal democrático: têm grande penetração e alcance no público brasileiro e, diferentemente do espaço nobre da TV, todos podem ocupar seu espaço sem ter de fazer investimentos exorbitantes.

Sabendo explorar esse canal, é possível criar um relacionamento mais próximo com seu público, estreitar laços, divulgar seus serviços e novidades, divulgar conteúdo do seu blog, ganhar leads e, sim, é possível até fazer conversões e vendas.

Quando se trata de redes sociais, o mais importante é a qualidade do conteúdo a ser publicado. É importante conhecer a linguagem das redes, os formatos que melhor se adaptam a cada uma e também quais redes têm mais a ver com o seu negócio.

Por isso, antes de se aventurar por aí, recomendamos que faça um estudo preliminar das melhores redes para você e, de preferência, conte com a ajuda de uma agência especializada para a criação de conteúdos criativos e relevantes que se destaquem nessas plataformas.
Se você tem interesse em iniciar sua presença nas redes sociais ou quer melhorar sua performance, entre em contato com a Titânio. Estamos prontos para ajudar você a obter o engajamento que sua marca precisa.