Em algum momento, algum desses questionamentos já devem ter passado pela sua cabeça: vale a pena cuidar eu mesmo das estratégias e canais de Marketing Digital da minha empresa ou delegar essa atribuição a uma agência? Os custos de internalizar toda a operação de Marketing compensam? E os benefícios? O que é mais eficaz?
Para tirar essas dúvidas, apresentamos os principais benefícios de se trabalhar com uma agência de Marketing Digital:
Equipe de especialistas: no dia a dia da empresa, os colaboradores do departamento de Marketing, muitas vezes, possuem atribuições diversas, como: cuidar da comunicação interna, relacionamento com a mídia, jornalistas e agências de publicidade, gerenciamento dos canais de comunicação da empresa, entre outros.
Isso faz com que seja humanamente impossível acompanhar todas as ferramentas, métricas e boas práticas do Marketing Digital, além de dificilmente haver tempo para acompanhar as mudanças aceleradas da área.
A agência de Marketing Digital, por outro lado, é especializada em técnicas, ferramentas e métricas, e acompanha diariamente a evolução do mundo digital, seja por notícias ou participando dos principais eventos da área.
É dever da agência de Marketing Digital conhecer cada opção de cada ferramenta, saber analisar e interpretar cada métrica e entender como cada informação pode ser utilizada a favor da estratégia e objetivos da sua empresa.
Uma agência tem a capacidade de estudar seu negócio e propor os caminhos mais adequados, as ferramentas ideias e fazer relatórios analíticos com as métricas e insights obtidos. Além disso, você elimina essas atribuições, que tomam grande quantidade de tempo, da sua equipe interna e permite que ela foque em outras iniciativas e tarefas de modo mais eficaz.
Um novo olhar sobre sua estratégia: conforme o tempo passa, os colaboradores acabam influenciados pela cultura da organização e passar a pensar, agir e propor soluções de acordo com a tradição da empresa.
Uma agência de Marketing Digital oferece um olhar novo, livre de vícios e conceitos pré-estabelecidos e pode ajudar ver suas estratégias de uma perspectiva diferente.
Reunir profissionais experientes da empresa com profissionais experientes de uma agência pode render excelentes frutos e ideias novas, propostas diferenciadas para solucionar problemas e novos caminhos a serem explorados.
É o caminho da administração moderna: as práticas de gestão atuais privilegiam cada vez mais a ideia de que a empresa deve se concentrar em seu core business (negócio principal/ atividade-fim) e delegar as funções secundárias para empresas especializadas para obter mais eficiência e melhores resultados.
Dessa forma, você evita algo que inevitavelmente aconteceria com uma equipe de Marketing interna: o acúmulo de funções ou datas de pico (com eventos, ou feriados propícios para o comércio, por exemplo) acabam fazendo com que algumas atividades sejam negligenciadas. Aquela ideia de layout novo para o site não saiu do papel. O blog está há tempos sem ser atualizado, seus seguidores não são respondidos nas mídias sociais. Com uma agência de Marketing Digital, você garante que a estratégia será executada continuamente, de forma eficiente.
Experiência e aprendizado anteriores: uma boa agência de Marketing Digital já passou por diversos desafios junto a clientes de diferentes setores. Portanto, a equipe conhece o que melhor funciona em cada situação e poderá aplicar os melhores métodos à sua estratégia, evitando o que, comprovadamente, funciona mal.
Sem uma agência de Marketing Digital, seu time, eventualmente, precisará passar por alguma fase de tentativa e erro com ferramentas e métricas, e levará algum tempo até consolidar o aprendizado suficiente para determinar as estratégias mais eficientes.
Atuação 360º: se você ou sua equipe de Marketing possuem mais conhecimento em determinada área, como links patrocinados, é provável que sua estratégia consistirá, basicamente, em investir em links patrocinados.
Uma agência de Marketing Digital, por outro lado, por possuir uma visão macro das possibilidades do Marketing Digital, poderá ajudar sua empresa a investir nas ações que tenham mais relevância no atingimento dos seus objetivos.
Dessa forma, sua estratégia não fica restrita à expertise do seu departamento, e você pode criar abordagens mais abrangentes, que tragam melhores resultados.
Custos: contratar ferramentas de disparo de e-mails, gerenciamento de banners, monitoramento de redes sociais, gerenciamento de leads, entre outras pode representar bastante custo no seu orçamento.
Com uma agência de Marketing Digital, o valor pago já inclui todas as ferramentas e serviços que serão necessários para executar sua estratégia. Como a agência trabalha para diversos clientes, esse custo é dissolvido, fazendo com que contratar a agência fique mais barato que contratar diversos serviços isoladamente.
Agora que você já conhece as diversas vantagens de contar com uma agência especializada em Marketing Digital, que tal conhecer a agência que está preparada para ajudar sua empresa a alcançar resultados melhores? Entre em contato com a Titânio. Será um prazer usar todo o potencial do Marketing Digital a seu favor.