Com a chegada de um novo ano, inicia-se mais um ciclo e, junto com as festas e comemorações, há as tradicionais resoluções: espécies de promessas ou desejos de mudanças e renovações que queremos fazer.
Inspirados por essa prática, resolvemos fazer algumas resoluções aplicadas ao Marketing Digital. Ah, só não vale seguir o que geralmente acontece com as promessas tradicionais e deixar chegar o fim de 2018 sem cumprir nada,viu?
1- OLHAR PARA ALÉM DO FACEBOOK
É cômodo investir apenas no Facebook devido à abrangência da rede, mas o Facebook acabou se tornando uma espécie de mídia de massa do digital, quase uma TV da internet.
Em vez de concentrar seus esforços no Facebook, tente analisar se não existem redes e mídias alternativas que possam comunicar com mais eficiência com seu público.Para quem dispersa o conteúdo por todas as redes existentes, vale a pena estudar quais não estão valendo o investimento e se concentrar naquelas em que a resposta do público é melhor.
A melhor mídia não é a que tem mais usuários, é aquela onde seu público está.
2- APRENDER A LIDAR COM A REJEIÇÃO
Ninguém gosta de ser rejeitado, mas em algum momento, todos somos. No Marketing Digital, a rejeição é um importante índice para entender como seu conteúdo se alinha às expectativas do seu público.
Dar atenção a esse indicador e promover melhorias no conteúdo, layout, usabilidade e velocidade do site são medidas fundamentais para otimizar seu negócio.
Para saber mais sobre o índice de rejeição e como melhorar a velocidade do seu site, dê uma olhada nestes posts do Blog da Titânio:
O que é taxa de rejeição e o que ela diz sobre seu site
Como saber se seu site é rápido para o Google?
3 – OLHAR MAIS PARA O CONSUMIDOR E MENOS PARA INDICADORES
Conhecer os KPI’s do seu negócio é importante, mas é preciso ter em mente que boa parte deles refletem comportamentos do seu consumidor. Portanto, não adianta se debruçar sobre gráficos e números sem entender de onde eles vêm.
Conhecer os desejos e necessidades do seu público é o princípio fundamental do Marketing, mas muita gente acaba se esquecendo dele. Em 2018, tente se aproximar do seu consumidor, dialogue, incentive troca de experiências e saiba entregar aquilo que ele precisa (ou nem sabia que precisava).
4 – REVER AQUELAS METAS DO ANO PASSADO
Como foi o ano de 2017 para seu negócio? Quais as perspectivas para 2018? Este é sempre um bom momento para avaliar resultados e ajustar objetivos e metas. Alguns deles foram estabelecidos com excesso de otimismo, ou o contrário? Eles foram claramente definidos? É hora de alinhar as expectativas para o próximo ano. Os pontos fortes e fracos da sua estratégia continuam os mesmos? Os objetivos estão dentro da realidade do negócio? Lembre-se de que os erros, muitas vezes, nos ensinam mais que os acertos.
5- FICAR DE OLHO NAS TENDÊNCIAS
Existem tendências que se consolidam e há aquelas passageiras. No Marketing Digital, saber aproveitar o timing de certos acontecimentos pode ser fundamental (vide o crescimento do Real Time Marketing, por exemplo).
Por isso, é sempre bom ficar de olho nas tendências e deixar os favoritos do seu navegador recheados de boas fontes de conteúdo. Um bom começo seria já adicionar o Somos Titânio e conferir esses posts:
5 tendências, previsões e expectativas para 2018
Ano novo é época de conhecer gente nova. Entre em contato com a Titânio. Será um prazer transformar suas resoluções de Marketing Digital em resultados para seu negócio.