Principais métricas do marketing digital

CONHEÇA AS MÉTRICAS MAIS IMPORTANTES DO MARKETING DIGITAL

No Marketing Digital, as métricas são os indicadores que irão mostrar os resultados das suas campanhas, mostrar erros e acertos, além de poderem revelar oportunidades. Conhecer as principais métricas e entender o que elas querem dizer é importante para poder avaliar se suas estratégias de Marketing estão, efetivamente, contribuindo para os resultados da sua empresa.

Veja as principais métricas do Marketing Digital

 

Métricas de vaidade ou engajamento:
Essas são as métricas mais populares nas redes sociais. São conhecidas como métricas de vaidade porque mostram a quantidade de pessoas que curtem sua página e o conteúdo divulgado nela, além de interagirem por meio de comentários e compartilhamentos.

As métricas de vaidade são importantes porque servem como um termômetro que mostra se seu conteúdo é relevante e tem capacidade de engajamento. Além disso, os comentários, elogios e críticas espontâneos podem servir como indicadores qualitativos do que seus clientes gostam mais ou menos.

Esses indicadores não são diretamente ligados às vendas ou a valores tangíveis, pois mostram como as pessoas se relacionam com sua marca e contribuem para a melhoria de sua imagem. As principais métricas são:

  • número de seguidores
  • número de comentários
  • número de curtidas nos posts
  • número de compartilhamentos

Além das métricas de vaidade, o Marketing Digital é capaz também de gerar métricas de conversão. Diferentemente das anteriores, essas métricas mostram resultados mais tangíveis e como suas ações de Marketing estão sendo revertidas em novos negócios.

Confira agora as principais métricas de conversão:

Leads: são visitantes do seu site, blog ou redes sociais que tiveram interesse o suficiente pelo seu conteúdo, produtos ou serviços e se dispuseram a oferecer seus contatos (e-mail ou telefone) em troca de algo de valor para eles. Pode ser uma newsletter, um infográfico, um e-book, uma avaliação grátis de algum aplicativo ou o contato de algum consultor da empresa.
Essa métrica é importante porque, a partir dos leads, você pode iniciar um contato com potencial de se transformar em venda. E se o usuário já de dispôs a fornecer seus contatos, é porque está receptivo ao que você tem a oferecer.

Taxa de Conversão: o próximo passo é analisar a taxa de conversão, ou seja, de todos os visitantes dos seus canais digitais, quantos deles se tornaram leads? Esse número, expresso em porcentagem, representa a taxa de conversão.

A taxa é importante porque mostra se sua estratégia está sendo eficaz, pois não adianta você ter muitos seguidores e muitos visitantes no seu site, se há poucos que se transformam em leads. Esse cenário indica que, ou você está atraindo pessoas que não fazem parte do público da sua empresa ou que seu conteúdo não está atraente o suficiente.

Oportunidades e conversão de oportunidades em vendas: são os leads que avançaram um estágio e mostraram interesse não só pelo conteúdo e material oferecido como degustação pelo site ou aplicativo, mas também pelas soluções que sua empresa oferece.

Essas pessoas representam oportunidades para que você, efetivamente, efetue uma venda. Além de mensurar o número de oportunidades, é importante também medir a porcentagem de oportunidades convertidas em vendas.

Assim, será possível avaliar se há algum gargalo na sua estratégia ou serviços que está impedindo que suas oportunidades se convertam em vendas. Pode ser interessante, ainda, separar as conversões em vendas por canal e, desta forma, avaliar os melhores canais ou quais precisam de mais atenção.

Leads por canal: tem por objetivo permitir que você visualize quais canais são os mais eficientes para a geração de leads (site, e-mail marketing, estratégias de inbound, redes sociais, campanhas de banners). Assim, você pode direcionar melhor suas estratégias (focar nos que são mais eficientes ou reforçar aqueles que não estão performando tão bem).

Custo por Lead: resultado da divisão do valor investido nas ações de Marketing Digital pelo número de leads gerados. Comparar o custo por canal pode ser uma boa forma de medir a eficácia e o retorno sobre investimento de cada um deles.

Métricas específicas: é importante destacar também que alguns canais possuem métricas específicas, como CPC e CPM (campanhas de links patrocinados), taxa de rejeição (sites) ou taxa de abertura (campanhas de e-mail marketing).

Em nossos posts sobre Marketing Digital, falamos um pouco mais sobre métricas específicas de cada canal. Além disso, como é fácil se perder no meio de siglas e métricas, preparamos ainda uma Tabela Periódica do Marketing Digital, na qual você pode encontrar definições objetivas sobre os principais termos da área. Vale a pena conferir e deixar nos favoritos para ter sempre à mão.