O que é a taxa de rejeição e o que ela diz sobre seu site

Imagine a cena: a garota se prepara para o primeiro encontro com um rapaz que conheceu em um aplicativo de paquera. Passa o dia escolhendo a roupa adequada, se maquiando, cuida de cada detalhe. É um ritual que toma boa parte do seu dia. Só que, na hora h, a pessoa não aparece.  Pior: ela fica sabendo que, ao identificá-la, resolveu bater em retirada sem ao menos dizer um oi.

No Marketing Digital, a taxa de rejeição é um importante indicador. Ela mostra a porcentagem de pessoas que chegaram à página de entrada do seu site (por alguma landing page ou busca), mas que saíram dela sem interagir nem realizar qualquer ação. Mais ou menos como na analogia do início deste texto.

Esse comportamento pode acontecer por diversas razões: o usuário clica no botão de voltar no navegador, fecha a aba ou abre seu site e, por algum motivo, esquece dele e fica inativo por mais de meia hora.

Importante também e diferenciar a taxa de rejeição da taxa de saída. A rejeição mostra usuários que saíram da página inicial do seu site sem nenhuma interação. Já  taxa de saída apenas representa o número de usuários que saíram por uma determinada página.  

Assim como no mundo real, é praticamente impossível não ser rejeitado em algum momento. Porém, se essa rejeição é muito alta e constante, é sinal de que alguma coisa está errada. Mas qual a taxa de rejeição aceitável para um site, então?

A taxa de rejeição pode ser mais alta ou baixa de acordo com o objetivo do site, o nicho de atuação e o tipo de público, por exemplo. Para efeito de orientação, existem algumas médias encontradas no mercado, de acordo com a área de atuação*:

Varejo:  de 20 a 40%

Landing Page simples: de 70 a 90%

Portais de notícias: de 10 a 30%

Venda de serviços: 30 a 50%

Sites de artigos/ conteúdo:  de 40 a 60%

Blogs: de 70 a 98%

Caso você ache que a taxa de rejeição do seu site está acima do aceitável, existem algumas formas de melhorá-la. Algumas boas práticas incluem ajustar a segmentação, melhorar a usabilidade, o layout ou a experiência do usuário no site, para que ele encontre aquilo que procura sem distrações ou dificuldades de acessar as informações, além, é claro, de adequar o próprio conteúdo, se for o caso.

Esperamos que tenha ficado mais claro para você o que a taxa de rejeição representa. É importante analisar esse indicador de forma precisa para que você possa entender se, de fato, a taxa está atrapalhando os objetivos de Marketing do seu site e merece atenção ou se esse número está apenas desviando sua atenção de detalhes mais importantes.

Para saber mais sobre esse e outros indicadores ou entender como o Marketing Digital pode alavancar seus negócios na internet, entre em contato com a Titânio. Será um prazer conversar com você e ajudar a otimizar sua estratégia.

 

*Dados disponíveis em: https://www.quicksprout.com/2014/04/17/how-to-decrease-your-bounce-rate/